TRÊS ATITUDES PARA ALCANÇAR A SALVAÇÃO DA ALMA

15/11/2011 07:16
_____________________________________________________________________________________________
"Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus " 
______________________________________________________
(Atos 16:30-33)
Fato é que nenhum de nós sabemos se o outro haverá de ser salvo. Só Deus conhece aqueles que hão de herdar a salvação em Cristo. Mas podemos fazer algo para atingirmos nossa salvação.
Três são as atitudes do homem no processo de salvação de sua alma.
O texto acima, nos fala de um homem que estando diante da evidência do poder de Deus e dos seus servos, impactado pergunta-lhes: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” (v.30) Talvez você também se pergunte a mesma coisa.
Até aquele momento, este homem nunca tinha feito tal reflexão sobre a realidade de sua alma, foi necessária uma força sobrenatural para fazê-lo pensar.
Algumas pessoas jamais irão questionar a condição espiritual de sua vida com relação a Deus, até que algo muito drástico aconteça a elas, foi o caso deste senhor.
Assim, mediante a resposta do apóstolo, aprendo três lições:
 
I)SUA SALVAÇÃO DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DE SUA FÉ EM CRISTO.
“Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa” (v.31)
Você não pode dizer que tem Jesus, se o seu coração ainda não foi totalmente entregue a Ele.
O sincretista religioso, diz crer em Cristo, enquanto crê também em patas de coelho, ferraduras atrás da porta, plantas especiais pra proteção da casa, e em casos mais especiais, em pessoas que já morreram, que em nada podem fazer por eles.
A mediação de objetos e santos, é uma característica de nossa cultura, mas que por mais sinceras que sejam as crenças dessas pessoas, nunca substituirão a pessoa de Jesus Cristo. “CRÊ no SENHOR JESUS” , foi a resposta do apóstolo.
Jesus Cristo é auto-suficiente para conduzir você ao caminho da salvação eterna!
Sobre Ele  a bíblia diz:
·          “Em nenhum outro há salvação, porquanto, embaixo do céu, nenhum outro NOME foi dado pela qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4:12)
·          “Deus deseja que todo homem seja salvo, e venha ao pleno conhecimento da verdade, porquanto há um só MEDIADOR entre Deus e os homens, JESUS CRISTO homem.” (I Timóteo 2:4,5)
·          “Filhinhos, oro para que não pequeis, mas se pecarmos, temos um ADVOGADO junto ao Pai, JESUS CRISTO, o justo” (I João 2:1)
Em síntese, ELE é o único NOME credenciado por Deus  para salvar-lhe, o único MEDIADOR, E ADVOGADO que o juiz eterno recebe no seu tribunal.
Crer neste Deus-Homem, é o primeiro passo de sua salvação.
Em segundo lugar:
 
II)SUA SALVAÇÃO DEPENDE DA ACEITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS.
“E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa.” (v.32)
Não podemos servir a Deus, sem dar-lhe crédito por sua palavra.  Muitos cristãos estão à deriva da fé e da salvação porque tem na palavra de Deus, apenas um paliativo para resolver seus problemas.
Com efeito, a palavra de Deus traz a resposta para todos os problemas da vida, e cura para todas as feridas do corpo e da alma.
Porem, uma ressalva é importante destacar: A salvação depende de uma fé operada no reconhecimento de que Jesus Cristo é o filho de Deus e precisa ser adorado por cada um daqueles que esperam alcançar a salvação nele.
Em Lucas 17: 11-19, vemos um episódio onde dez homens leprosos clamam a Jesus para serem curados. o texto narra que  o Senhor orienta-lhes a se apresentarem ao sacerdote, e eles obedeceram. Enquanto caminhavam em direção ao templo, um deles vendo que havia sido curado, voltou correndo, dando glórias a Deus, e encontrando Jesus Cristo ainda no caminho, prosta-se aos seus pés e o ADORA. O Senhor pergunta-lhe: Não foram dez os que curei¿ onde estão os outros nove¿ ... em seguida o Senhor revela pelas suas palavras, que a atitude daquele homem em reconhecer o poder de Deus operado nele, ao ponto de adorar-lhe, promoveu-lhe a salvação. “E disse-lhe: Levanta-te e vai, a tua FÉ TE SALVOU”. (v.19)
 
Vemos dois tipos de fé presentes neste texto: A fé que cura, e a fé que salva.
A FÉ QUE CURA : A fé que cura leva o homem para a igreja, mudá-lhe o comportamento, as atitudes, dá-lhe novas roupas, nova aparência, torná-lhe mais religioso... afinal deixou de ser um leproso: Bêbado, violento, ladrão, assassino, homossexual passivo ou ativo, deixou de ser adúltero e passou a ser um homem ou mulher de respeito; pois agora, freqüenta a igreja, contempla o sacerdote em todos os cultos.
Obviamente, vemos que a fé que cura, expressa aceitação da palavra, ou seja entendimento dela, ao ponto de abandonarmos nossos pecados. O pecado é o pivô central de todo o celeuma do homem com Deus.
Aceitar a palavra de Deus é reconhecer literalmente nossa condição de pecador e incapacidade de manter comunhão com Ele, enquanto submetido a uma vida conformada com valores imorais contrários ao santo caráter do Senhor Jesus.
Nao foi à toa, que quando encontrou com aquele homem a quem ele havia curado, disse-lhe:
"vá mas não peques mais, para que nao lhe suceda algo pior".  (Joao 5:14) Assim, entendemos que "aquele que não confessa as suas transgressões jamais prosperará, mas aquele que as confessa e abandona, alcançará misericórdia!" (Prov. 28:13)
 
A FÉ QUE SALVA: Já a fé que salva, além de promover a cura do corpo, leva o homem também à cura da alma e do espírito, nele passa a residir uma nova convicção, a convicção de gratidão a Cristo, por fazer dele uma nova pessoa. Gratidão esta que o leva a ADORÁ-LO, não pelo que ele fez ou pode fazer, mas por quem ele é.
 
Querido(a), só o Senhor Jesus tem a cura completa! – Não foi à toa que Ele sofreu naquela cruz, e “ ...tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hebreus 5:9)
“e lhe pregaram a palavra de Deus, e foram batizados todos os da sua casa”
Creia em Jesus Cristo como único e suficiente salvador, mas creia também na palavra de Deus.
Como também...
 
III)CREIA QUE SUA SALVAÇÃO SE CONSUMA NA OBEDIENCIA Á PALAVRA DE DEUS.
“... a seguir foi ele batizado com todos os seus.” (v. 33b)
A prova da fé é a obediência. Uma das ultimas palavras do Senhor Jesus Cristo foi, “ide por todo o mundo e pregai o evangelho do reino a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, quem não crer já está condenado” (Mc 16:15)
Não existe relacionamento saudável se não houver acordo. “Como poderão andarem dois juntos se não houver acordo entre eles?” (Amós 3:3)
Se não há obediência do homem aos mandamentos de Cristo, podemos crer que há salvação de Cristo operando na vida deste?
O próprio Senhor disse que o que evidencia que somos salvos, não é o conhecimento da palavra, a freqüência a uma igreja, seja ela evangélica, católica, espírita, mulçumana, ou de qualquer outra índole ou denominação; mas sim, quando praticamos sua palavra.
Ele disse: “Porque me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lc 6:46) e em outro lugar diz:
“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, nós profetizamos no teu nome, no teu nome curamos enfermos e no teu nome nos expulsamos demônios. E eu vos direi: NUNCA VOS CONHECI, AFASTAI-VOS DE MIM, VOS QUE PRATICAIS A INIQUIDADE.” (Mt. 7:23)
Sem obediência à palavra, não há acordo com Deus. 
 
Portanto, querido(a), creia que sua salvação depende unicamente de:
·          SUA FÉ EM CRISTO;
·          SUA FÉ NA PALAVRA DE DEUS;
·          SUA OBEDIENCIA PRÁTICA DA PALAVRA DE CRISTO.
No amor de Cristo Jesus, autor e consumador de nossa fé.

 

Pr. Paulo César