TRÊS PASSOS PARA UMA VIDA PLENA

04/10/2011 07:03

______________________________________________________________________________________________

"Eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: MESTRE, QUE FAREI EU DE BOM, PARA ALCANÇAR A VIDA ETERNA?"

______________________________________________________

(Mateus 19:16-22)

Por mais amplo que sejam seus conhecimentos, você não sabe tudo. Jesus é a fonte de todas as repostas.
O texto acima faz menção de um jovem rico que se aproxima de Jesus Cristo para obter respostas que supram o vazio de sua alma. Aliás, o próprio Senhor disse que esta também se cansa. “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei, tomai sobre vós  o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma.”  
Não é só o corpo do homem que precisa de descanso. Este rapaz apesar de possuir tudo o que o dinheiro podia comprar, tinha falta de algo que não tem preço... a paz encontrada na certeza da presença divina aqui e na eternidade.
O destino de todos os homens só é incerto para aqueles que não têm certeza dele. Talvez você esteja vivendo assim, bem sucedido no trabalho, em casa, na faculdade, mas com um arrombo no coração, aquela sensação de vazio, de que falta algo, há uma fome dentro de você que nada do que tem ou faz; traz verdadeira satisfação.
Se isto está existindo dentro do seu coração, quero lhe dizer que  você precisa  da resposta que Jesus deu a este jovem rico! Rico neste mundo, mas pobre no reino de Deus.  
Não obstante, este rapaz nos ensina algumas lições: Se você quiser experimentar a satisfação de tudo e sentir-se livre como quem não está preso a nada então faça como ele:
I)Aproxime-se de Jesus.
Não temos Jesus em nós e conosco porque temos uma religião ou local de culto para freqüentar. Tenho encontrado um sem número de pessoas que professam andar com Jesus. Citam trechos da palavra de Deus, participam das ceias em suas igrejas e não obstante, se encontram amarguradas, ofendidas, feridas ou tendenciosamente na prática de pecados contrários ao que Jesus disse ser importante “deixar”. (Mc 10:29,30).
Acreditam ter Jesus por que sentem que o que fazem o agrada. Mas o problema é que Jesus não os têm. Jesus Cristo tem você?
Há pessoas que se aproximam de pessoas famosas, de religiões, de entidades esotéricas, ou até mesmo de deuses; na expectativa de terem seus problemas resolvidos. Todo mundo quer uma resposta para o seu problema, no entanto, a melhor é aquela que resolve definitivamente removendo a raiz, ou causa do conflito. Sendo o próprio Deus na terra, aquele que nos criou, não lhe faltaria jamais a direção para te dar.
De quem você tem se aproximado nestes dias de dúvidas?. De Jesus ou de uma religião?
II)Ele fez a pergunta certa.
“Que farei eu de bom...?” – Sim, o que podemos fazer de bom, para obter de Deus a salvação?. O que podemos fazer para obter de Deus paz completa neste tempo?. Como saber se o que você está fazendo hoje agrada a Deus, ao ponto de dar-lhe a certeza de que se morrer agora, você à semelhança do ladrão na cruz, obterá a resposta: “Hoje, mesmo estarás comigo, no paraíso”.
Este jovem tinha uma vida pautada na obediência à palavra de Deus. Ele guardava os dez mandamentos.
Acreditava amar a Deus do seu jeito, não tinha IDOLOS em sua casa, literalmente era adventista, pois guardava o sábado, creio respeitava o próximo, seus pais, e a Deus. No entanto, estava dentro da igreja precisando de salvação, muito embora fosse crente.
Amigo(a) ou irmão, religião por si só não é suficiente para preencher a lacuna espiritual que Jesus preenche.
Ele não é uma religião! Ele é a RESPOSTA. Que farei eu de bom?. Na verdade, nada podemos fazer de bom, a não ser receber o que Jesus Cristo fez de bom por nós.
Muitos têm religião, têm bíblia, tem seus nomes arrolados nos livros de alguma denominação dita cristã, freqüentam assiduamente a encontros promovidos por suas “igrejas” e em contraste a tudo isto, continuam “ocas” por dentro.
Seus negócios, casamentos, famílias, vidas, sentimentos e emoções, temperamentos, relacionamentos se encontram estourados. Mal dormem de noite, porque lhes falta a presença da RESPOSTA.
Davi, um homem que a bíblia cita como alguém cujo coração era semelhante ao coração de Deus, disse em um dos seus salmos: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque somente o Senhor me faz repousar seguro.” (Sl 8:4)
Faça agora pra você mesmo esta pergunta: O que farei para ter PAZ eterna?
III)Tome a atitude correta:
Se você ler o texto acima até o verso 22, verá que apesar de ter tido a iniciativa acertada em procurar o Senhor Jesus, e ter feito a pergunta certa, este jovem tomou a atitude errada.
O que muda a história de sua vida, é o que você decide e faz. Não basta conhecer o que é certo, é preciso agir acertadamente. Quem erra porque não conhece é ignorante, que conhece e não pratica é tão ignorante quanto aquele que não pratica porque não conhece.
O jovem de hoje, conhecia e praticava o que acreditava até então ser-lhe suficiente para alcançar a eternidade, até saber que lhe faltava algo. Quem não tem certeza da salvação eterna que Cristo oferece, está com falta de algo!
Somos produtos de nossas escolhas. Ele se retirou quando desafiado por Cristo, Jesus não queria seus bens, nem seu dinheiro. Queria apenas confrontá-lo com sua religiosidade.
Todos somos religiosos na verdade, mas quando nossa religiosidade sobrepõe a adoração necessária para nos salvar, ela precisa ser abandonada. "Não podeis servir a dois senhores", disse Jesus. (Mt 6:24), e “onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração” (Mt 6:21).
Talvez você diga: - Graças a Deus não sou rico!. Mas, não é só o dinheiro que rouba a primazia de Deus em nosso coração! Oualquer outra coisa que subir no primeiro lugar no podium do seu coração tirou Deus de lá.
Os fariseus se perderam porque "amaram mais a glória dos homens do que a de Deus". (João 12:42), tem pessoas que são fanáticas pelos dogmas de sua igreja, defendem com unhas e dentes aquilo que acreditam, mas não tem a mesma certeza com relação à suficiência de Cristo para salvar-lhes e suprir-lhes em momentos de carência ou necessidade, sejam estas físicas, emocionais ou espirituais. Ele disse: "eu sou o alfa e o ômega, o início e o fim, o primeiro e o ultimo". Logo Ele é tudo!
Conhecer Jesus é tudo o que você precisa para resolver seus problemas mais latentes, hoje. O que você pode fazer agora?
Você pode ser aproximar de Jesus em oração e falar com ele o que está em seu coração. E tenho certeza ele te ouvirá!
Você pode também fazer a pergunta chave que te levará ao próximo passo. Não tenha medo de fazê-la, a não ser que não queira de fato mudar os rumos do seu viver. Como foi o caso deste jovem.
E por fim, você pode agir de acordo com as orientações que o Espírito Santo lhe dará após sua oração.
Que o Senhor Jesus Cristo, aquele que sonda mente e corações lhe de um dia de paz!
 
Pr. Paulo César