TRES DIFERENÇAS DE QUEM ANDA COM DEUS

14/10/2011 08:48

________________________________________________________________________________________________

“5  Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.
6  De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”

______________________________________________________

(HEB. 11:5,6)

“5  Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.
6  De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”
Somente quem anda com Deus sabe como é diferente seu relacionamento.
 
I. A Diferença de Quem Anda Com Deus; fé.
(Hb11. 6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam).
Porém, o único personagem nesta narrativa que tem sua história contada de maneira diferente é Enoque. Gn 5. 24 diz: "Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado".
Ele andou com Deus. Enoque fez tanta diferença em meio a sua geração, que sua história foi contada de forma diferente.
Tanto é que o nome dele se torna muito importante no pensamento judaico.
No período interbíblico, vários livros anônimos foram escritos e atribuídos a ele.
No Novo Testamento existe a citação de um destes livros, na epístola de Judas. Ele também aparece em Hebreus 11:5-6, na lista dos heróis da fé.
Homens e mulheres que marcaram sua geração de forma positiva, ao ponto do autor do livro de Hebreus, chamam-lhes de homens de quem o mundo não era digno (Hb 11.38).
 
II. A Diferença de Quem Anda Com Deus; Testemunho, ou novidade de vida
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (II Cor. T:17)
O que significa andar com Deus? Segundo o que penso, andar com Deus implica em buscar um relacionamento íntimo com Deus.
Logo no início da narrativa, nos é contado que Deus criou o ser humano conforme Sua imagem e semelhança.
Parece-me que o texto quer ensinar que aqueles que passaram pela vida, sem fazer diferença, não conseguiram ser imagem e semelhança de Deus.
Karl Barth, o grande teólogo suíço, definia a imagem de Deus no ser humano, como a capacidade de relacionar-se com Deus.
Andar com Deus, pode implicar em buscar conhecê-Lo e isto deve ser feito com toda intensidade.
Andar com Deus implica também em mudança deixar de ser lagarta e transforma-se em borboleta.
Ninguém que conhece intimamente a Deus permanece o mesmo.
É assim que Hebreus define Enoque, como quem agradou a Deus.
O pecado maculou a impressão da imagem de Deus no Homem.
E ele passou a buscar os seus próprios interesses. Nisto este Homem se colocou em rebelião ao propósito de Deus.
A redenção que Cristo trouxe, e só ela, faz com que este Homem separado de Deus, se aproxime dele de novo.
Agradar a Deus é a resposta humana à iniciativa divina de buscá-lo e redimi-lo. Esta resposta humana pode ser definida com a santidade.
 
III. A Diferença de Quem Anda Com Deus; santificação (Hb12. 14).
“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12:14)
Deus exige daqueles que foram redimidos, nada menos do que a santidade.
Mas, como definir santidade. O Dr. Russel Shedd, "santidade, meu irmão. É fazer aquilo que Deus gosta". Simples e profundo, não? – é a história da cebola. Como não porque gosto, porque ela me constrangeu e gosto dela.
Aquele que anda com Deus, procura fazer o que Ele quer. Eu e você temos diante de nós um importante desafio.
Fazer diferença em nossa geração. É a ela que devemos proclamar a verdade da salvação.
E este andar com Deus transforma a vida daqueles que nos cercam.
(5 evangelho) - carta viva de Deus. “estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.” (2 Cor. 3:3)
Se você cair, carregará para sempre as marcas da queda.(campeão Box na cadeia. Ele sabia que tinha perdido para alguém)
Através do nosso exemplo, aqueles a quem amamos, podem ser impactados com a mensagem salvadora de Jesus.
Deus não está atrás de métodos e estratégias. Como nós. Ele busca homens e mulheres. Gente que anda com ele.
O método de Deus para alcançar o mundo perdido é bem simples.
Vidas transformadas pelo poder do evangelho.
Os homens são os métodos de Deus. E também do diabo.
Muitas pessoas não se convertem hoje no âmbito familiar porque causa do mau testemunho de crentes. Nos bastidores das salas, dos quartos, da cozinha, ... a língua não para.
Se você é estudante, e às vezes fica analisando a situação difícil que sua escola/faculdade está passando. Gente que se droga. Violência.
Perseguição. Lutas diversas. Uma moral distorcida. E você se pergunta... Como esta situação pode mudar? Eu tenho uma dica.
A situação vai mudar, se as pessoas mudarem. E como pessoas mudam? Através do testemunho de outras pessoas que já mudaram.
Não é fácil, eu sei. Mas, eu já vi Deus fazendo maravilhas através de gente disposta. E você? Quer ser um desses? Faça como Enoque. Ande com Deus.
“Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.” (Hb 111:7)
Por Pr. Gilmar Cândido