TRILHANDO O CAMINHO DA SALVAÇÃO

08/12/2011 07:41

_____________________________________________________________________________________________

“E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.”

_____________________________________________________________

(Mt 24:12,13)

Você não precisa limpar o solo para que nasçam ervas daninha.
De igual forma é para com o mal, não precisa ser alimentado, por si só ele prolifera.
A maldade manifesta no coração e nas atitudes do homem será uma marca legível da proximidade da volta de Cristo, e por sua vez, também; peculiar daqueles que se perderão.
 
A configuração dos últimos dias descrita por Jesus revela um vertiginoso crescimento do mal sobre a terra, o que por sua vez, afetará até mesmo a prática do amor por parte daqueles que foram chamados a servi-lo. Este não somente é contagioso, como pernicioso para a salvação do homem.
 
Desde os dias de Adão e Eva até os dias de hoje, vemos que o único progresso que o homem teve foi externo; da pena de escrever ao computador, das carroças movidas a cavalo ao veículo de ultima geração, das casas de palha ao blindex e outros mais.
De fato o mal não está só no comportamento, como intrínseco à natureza humana de modo que mesmo querendo fazer o contrário, não consegue. Como disse Einstein: “Triste época esta em que vivemos, onde o homem é capaz de explodir um átomo, mas não é capaz de destruir um preconceito próprio”, e o apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos, em sua epístola justifica o porque: “porque todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3:23)
 
A bíblia, porém, nos traz esperança: “Visto que a morte veio por um homem, (Adão) também por um homem (Cristo) veio a ressurreição dos mortos” (ICor. 15:21).
Vemos então que em Cristo, o homem é renovado por Deus. Embora o mal neste mundo seja grande e crescente, o amor de Deus é infinitamente maior.
 
Deus almeja e pela sua vontade, todos seriam salvos. (I Timóteo 2;4,5),não obstante à sua vontade, somente “aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.”
 
O que fazer então para não se render à apostasia, desviando-se do caminho da salvação?
Primeiro: Não se deixe envolver, ou contaminar-se pelo mal crescente. “E por, multiplicar-se a iniqüidade...”.  Todo ato do homem é fruto deliberado de uma escolha. O político, o policial, o garoto ou a mocinha de programa que se corrompe, em algum momento fez uma opção pelo caminho errado.
 
O mal que está dentro de nós é por sua vez manifesto por uma escolha consciente na maioria das vezes, e que se não for contido pela convicção de que  o bem vem de Deus, com certeza naturalmente será abraçado pelo seu querer.  
 
Segundo: Conserve seu amor por Deus por meio do calor das escrituras. “... o amor de muitos esfriará...”, em outras palavras, se perderá. A perda do amor, é literalmente o abandono da fé cristã. De tanto ver o mal crescer ao seu redor,  muitos daqueles que servem a Deus, desanimarão e deixarão de acreditar no poder do bem, e do bem que pratica. Ato semelhante ocorreu com o salmista Asafe.
 
Asafe no salmos 73, de tanto observar a vida dos ímpios do seu tempo e a prosperidade deles,  pensou em desistir de Deus; manifestando o seguinte pensamento: “Com efeito, inutilmente conservei puro o coração e lavei as mãos na inocência.” (Sl 73:13), foi somente quando foi ao templo, e ali ouviu a palavra de Deus, que sua ficha caiu: “até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles” (v.17).
 
E em terceiro lugar, persevere: Não fuja da aparência do mal somente uma vez, mas todas as vezes que se encontrar com ele, e refugie-se nas escrituras . Pois, “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. (Sl 46:1)
Como a salvação é individual, é para “aquele que perseverar”, então fazendo assim, obterá de Deus naquele dia, o selo de sua recompensa: “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos do meu Pai!, Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” (Mt 25:34)
 
Que o Senhor Jesus te dê forças para perseverar mais este dia!
 
Pr. Paulo César