UM CORAÇÃO INVERSO À INCREDULIDADE

27/06/2012 07:53
“Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.”
__________________________________________
(Hb 3:12,13)
A igreja é diferente do mundo por um único motivo: A vida em comunidade. Enquanto o mundo vive na individualidade, a igreja como corpo de Cristo, é chamada para viver  na cooperação da mutualidade.
Ter algo em comum com alguém, é a proposta divina para a solução dos problemas de relacionamentos que se nos apresentam e oportunidade para manifestação do poder de Deus, “pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles.” (MT 18:19)
 
Houve tempo em que a igreja fora mais respeitada por sua integridade e caráter, mas infelizmente nem sempre é o caso na atualidade. Crescem os números de conversões nominais, e se estendem as redes daqueles que serviram ao exército cristão um dia, mas que hoje engrossam as fileiras dos desertores.
Não é à toa que os maiores tesouros que estão no fundo dos mares, já velejaram um dia na superfície das águas.
 
Não são poucos os cristãos que estão se afastando de Deus pelos mais variados motivos, principalmente por causa de conflitos de relacionamentos que produzem um “coração perverso”.
 
É maior a igreja que está fora dos templos, que aquela que se reúne dentro deles aos domingos.
O QUE NOS AFASTA DE DEUS?
 
O apóstolo Paulo responde: “O endurecimento do coração pelo engano do pecado”. Podemos ficar tão cegos para a realidade que o pecado será tolerado com naturalidade e indiferença própria com relação à vontade de Deus.
É difícil encontrar um equilíbrio de valorização individual do outro se não olharmos para o exemplo de Jesus.
 
Enquanto não sendo amado, amou!, sendo rejeitado, respeitou!, sendo criticado, vilipendiado e maltratado, optou por aproximar-se e tolerar aqueles que desejavam afastá-lo. Sim, se Jesus não for nosso maior exemplo, não existe exemplo maior para que sigamos.
 
Nos aproximamos de Deus quando decidimos nos afastar do pecado e amarmos aqueles que até então acreditávamos não merecer nosso amor, e nos afastamos de Deus, quando voltamos a acreditar que estas pessoas já não são mais dignas de nosso amor e atenção!
 
O cristão é chamado para amar os mais distantes, e os mais próximos, tanto ao inimigo, como à família, “ora, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente  dos da sua família, negou a fé e é pior do que o incrédulo” (I Tm 5:8)
 
“Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.” (I João 3;10)
 
Sem duvida nenhuma que pecado não é só fazer o que é errado diante de Deus, mas também deixar de fazer o que é certo, ou fazer o certo da maneira errada.
Tiago apóstolo diz: “Aquele que sabe que deve fazer o bem e não faz, nisto está pecando” (Tg 4:17), portanto, é pecado viver afastado de Deus, pela falta da prática do bem.
Assim, pratique o bem amando a Deus e a seus irmãos! “exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje.”
 
No amor de Cristo.
 
Pr. Paulo César