VENCENDO A FRAQUEZA DOMINANTE

30/05/2012 07:21
“Lembrou-se de que eram meros mortais, brisa passageira que não retorna”
_________________________________
(Salmos. 78:39)
Todo ser humano possui fraquezas. Não é à toa que Deus faz menção delas, e em muitos casos leva em consideração esta triste limitação humana.
Uma  fraqueza pode destruir você!  De um modo geral falar sobre elas soa negativo, e não raramente se encontra alguém que gosta de tocar no assunto, principalmente quando estas são de natureza pessoal.
 
Porém, recusar-se a reconhecê-las é garantir a própria destruição.
É verdade que todos temos várias fraquezas, no entanto, há sempre uma que se destaca.
 
Há sempre uma que é dominante, seja manifesta em circunstâncias especiais, ciclos de sua vida, ou se repete com determinada frequência.  
Fato é que toda fraqueza precisa ser vencida.
 
O sábio Salomão, disse que: “Se te mostrares fraco no dia da angústia, tua força será pequena”. (Pv. 245:10). 
Muitas pessoas ilustres, renomadas, e até mesmo cultas, permitem-se às vezes, que uma minúscula fraqueza se alastre como um câncer, a bem da verdade: Toda grande queda, começou com pequenas quedas, não vencidas e não vigiadas.
 
Um dos heróis da bíblia, o homem mais forte em toda a historia da humanidade, Sansão; experimentou uma dos maiores fracassos pessoais, porque embora tenha vencido exércitos, não venceu sua fraqueza dominante.
Ele tinha fraqueza por mulheres! – E você, qual é a sua?
 
Assim, aprendo que precisamos:
Reconhecer nossas fraquezas dominantes. Todo bom atleta, deve saber a hora de sair do jogo.o auto reconhecimento é fundamental para um tratamento eficaz. Você não pode vencer uma fraqueza ignorada ou não reconhecida.
 
Pequenas mentiras, paixões, ambição, atos de orgulho, soberba, falta de oração, falta de investimento pessoal, fofocas, indiferenças, podem se tornar grandes problemas destrutivos futuramente, afinal tudo o que você não cuida, com o tempo se perde.
Sansão, ao continuar no seu ato relutante em prostituir-se perdeu sua comunhão com Deus;
Davi, ao cometer um adultério perdeu sua hombridade e autoridade paterna;
Saul, ao desprezar pequenos detalhes que deveriam ser observados quanto às ordens de Deus, perdeu o seu trono;
Judas, segundo a Bíblia, lançava mão da bolsa, ou seja, como tesoureiro dos discípulos, furtava pequenas ofertas da tesouraria... o resultado todos conhecemos, vendeu seu mestre por trinta moedas de prata.
Moisés, num ato de ira, perdeu a grande oportunidade de entrar na terra prometida;
 
Fraquezas dominantes precisam ser subjugadas. Tudo o que você não controla, controla você! – Ministérios, sonhos, trabalhos, investimentos, empreendimentos, e até relacionamentos são destruídos aparentemente de um dia para o outro, porque as fraquezas dominantes não foram subjugadas.
 
Paulo, com grande maestria e conhecimento sobre a necessidade de termos o controle sobre nossas fraquezas disse: Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” (I Coríntios 9:27)
Em outras palavras, você tem que submeter-se a viver aquilo que prega, caso contrário, em algum dado momento, poderá ser vitima de sua própria debilidade.
 
Por fim, saiba que todos caem, mas as grandes fraquezas podem ser vencidas. “Porque sete vezes cairá o Justo e se levantará; mas os perversos são derribados pela calamidade” (Pv.24:16)
Que neste dia de hoje, você possa vencer suas fraquezas, trilhando o caminho da justiça de Deus.
 
No amor de Cristo,
 
Pr. Paulo César