VIVENDO COM CONTENTAMENTO E SATISFAÇÃO

24/03/2012 07:02
“Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias de vida que Deus lhe deu, porque esta é a sua porção.    E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus. Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida; porquanto Deus lhe enche de alegria o seu  coração.”
______________________________________________
(Eclesiastes 5:18-20)
“Raras eram as noites que ele não tomava um calmante para dormir. O ritmo acelerado do trabalho e ansiedade para cumprir com as metas estabelecidas afim de promover as vendas que lhe proporcionariam  no final do mês a comissão planejada levavam  Joaquim a uma vida frenética e ativista”.
Esta simples ilustração contextualiza-se com a vida de uma massa de pessoas que seguem o mesmo padrão, em busca de uma melhor condição econômica; e que infelizmente ao preço do comprometimento da saúde, do tempo livre, da família muitas vezes. Tudo isto em nome do sonho de independência e segurança financeira.
 
Deus é a fonte de toda a sua riqueza.  É Ele quem  nos dá a capacidade para adquiri-la (Dt. 8:18), mas também de desfrutar tudo que Ele lhe concede. Salomão escreveu vários e ricos provérbios sobre o viver do homem, e num deles diz: “A bênção do Senhor traz riqueza, e não inclui dor alguma.) (Pv. 10:22)
Não é errado desejar ter o melhor conforto ou bens. Errado e prejudicial é quando não sabemos viver contentes com aquilo que Deus nos proporciona. A insatisfação leva muitas pessoas a um caminho egoísta e capcioso. Quanto mais adquirem mais sonham ter. o grande mal porém, está no fato de que a pessoa passa a depositar seu coração na “instabilidade das riquezas, ou do dinheiro”. “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente, que ama as riquezas, jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos”. (Ec. 5:10)
Esta foi a palavra dada por Deus por meio do sábio Salomão, no entanto, centenas de anos depois, Deus novamente advertiria sua igreja por meio dos lábios do apóstolo Paulo, quanto ao perigo de amar o dinheiro: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males...” (I Tm 6:10).
 
É errado desejar as coisas que o dinheiro pode comprar ao ponto de comprometer nosso coração. Amamos o dinheiro porque neste mundo ele é majoritário. Nada se faz sem ele. “Para rir se fazem banquetes, e o vinho produz alegria, e por tudo o dinheiro responde” (Ec. 10:19) Embora para as pessoas ter dinheiro seja um conceito de felicidade, realização e segurança; para o cristão, ele deve ser apenas aquilo que ele é: Uma moeda de troca! Pois Deus se torna o seu “refúgio e fortaleza”. (Sl 46:1), uma vez que este não ama as coisas que o dinheiro pode comprar, mas a Deus que é o dono “tanto da prata quanto o ouro” pois lhe pertencem.(Ageu 2:8)
 
Pra voce viver com verdadeiro contentamento e satisfação requer o reconhecimento de alguns princípios. Os quais:
Desfrute do fruto do esforço de um trabalho pessoal e honesto e não do trabalho alheio.
“Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol...”
 
Reconheça que sua prosperidade vem Deus e não de sua capacidade própria.
“E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.”
 
Curta a vida curta que Deus lhe dá sem perder de vista sua eternidade
“Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida; porquanto Deus lhe enche de alegria o seu  coração.”
 
Tenha um dia de contentamento por tudo o que Deus lhe deu e dará no decorrer dele.
No amor de Cristo Jesus.
Pr. Paulo César