VIVENDO SOB A PROVIDÊNCIA DE DEUS

04/10/2012 06:51

"Pois, se de todo te calares agora, de outra parte se levantarão socorro e livramento para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis;  e quem sabe se não foi para tal tempo como este que chegaste ao reino?”

__________________________________________________________

(Ester 4:14)

 

De um modo geral, o texto acima fala-nos sobre a providencia de Deus. Mesmo que em todo o livro de ESTER não encontremos a palavra Deus, é notório encontrar a ação de sua providencia a favor de seu povo. 

Dois personagens que se destacam em todo o livro:  Ester, uma filha adotada por Mardokai,  e o outro é:Madorkai. Estava sempre a porta do Palácio. Onde representa Eu e Você que deve sempre estar à porta do reino conduzindo as pessoa para entrarem nele. Lembrando que JESUS CRISTO é a porta de entrada do Reino. Ele disse: "Eu sou a porta" (João 10:9)

A palavra portuguesa “providência” vem do latim providentia, e a palavra "prover" deriva do latim "providere".  Etimologicamente, a palavra providência significa primeiro “ver antes” ou “ver de antemão”. 
Posteriormente, a palavra veio a significar o exercício de todo o cuidado e controle que a infinita provisão de Deus de seus próprios fins e seu conhecimento que seus instrumentos apontados podem sugerir.
Assim para se viver sob a providencia de Deus, precisamos lembrar que:

I)- Temos um Deus. (Javé-Jireh, O Deus que Prove)

"Tomou, pois, Abraão a lenha do holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho; tomou também na mão o fogo e o cutelo, e foram caminhando juntos. Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos".(Genesis 22:6 a 8)

Como disse um Santo: Nada é coincidência,tudo é providencia, pois até os menores eventos estão alinhavados no plano de Deus. Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.(Filipenses 4:19)

II)- Tanto o bem como o mal tem sua recompensa final

"vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor. Pois quem faz injustiça receberá a paga da injustiça que fez; e não há acepção de pessoas". (Colossenses 4:22-25)

III)-.Providência não é Destino, mas consiste em Oração e Resolução.

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;”(Filipenses 4:6)

O que queremos dizer a você que mesmo que você viva uma vida sem substância, no comodismo, no secularismo, sem compromisso real e sem nenhuma vontade de renúncia. Lembre-se:
Você não terá nenhuma desculpa quando chega o final, porque:Deus foi fiel!
Sempre será fiel!

E naquele dia, poderá ouvir uma dessas duas frase:

"Apartai de mim,porque eu não vos conheço!" ou "Vinde Bendito do meu Pai,para o gozo eterno"
Isto, posto, porque DEUS é fiel, e Deus zeloso!

Sim, Deus te dirá : "Porque EU providencie tudo aquilo que você precisou quando você estava distante"

No amor de Cristo

Pr. Odair Augusto