VOCÊ PRECISA VENCER

23/08/2011 06:26

_______________________________________________________________________________________________________________ 

 

“A Lei e os Profetas duraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo o homem se esforça por entrar nele.”

 

___________________________(Lucas 16:16)

 Duas testemunhas são suficientes para condenar ou absolver alguém.

Elas dão depoimento do que conhecem à respeito da pessoa e fala segundo aquilo que sabem dela.

Deus tem duas testemunhas também. A Lei e os Profetas. João Batista foi o último deles; e o testemunho de Deus por meio de suas testemunhas encerrou-se nele, juntamente com a Lei  estebelecida  até então.

Disse Jesus que estas “duraram até João”.  O reino de Deus é um lugar, uma dimensão espiritual que para entrar nele, o homem precisa do passaporte do esforço, de Cristo para cá “vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus”.

Você não pode deixar de dar ouvidos à palavra de Deus, pois, segundo o apóstolo Paulo ele é “o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer” (Rm 1:16).

A mídia tem anunciado o evangelho todos os dias e até mesmo o dia inteiro, com a ascensão da tecnologia, é impossível ficar sem acesso à palavra de Deus, você ouve até mesmo sem querer.

Quem é que ainda não teve a oportunidade de escutá-lo? Não obstante, a esta realidade o diabo fará de tudo para impedi-lo de ter acesso à palavra de Deus, tentará impedir você de compreender o seu chamado para o reino, a fim de deixar você de fora, pois “de fora ficarão os cães, os feiticeiros, os impuros, os idólatras e todo o que ama e pratica a mentira” (Apoc.22:15).

Jesus morreu no seu lugar para lhe assegurar a certeza de sua salvação! Mas o paradoxo permanece, a minha salvação é grátis, mas cumpre-me me esforçar por vivê-la! – “todo homem deve se esforçar para entrar no reino de Deus”.  

À semelhança de um atleta que treina o tempo todo para o dia da disputa é a vida cristã daquele que almeja garantir sua eternidade!

Num tempo de relativização de valores morais e éticos, impera mais do que nunca a necessidade de viver esta orientação de Cristo. Quais seriam os esforços necessários então?

Primeiro: Você precisa Vencer a sociedade: A maioria corre água abaixo, Com seus valores. Propagandas ilusórias e contos convenientes, manipulações sensacionalistas de massa, irracionalidade e carnalidade crescente, casamentos pervertidos, ... dentre outros, são os inúmeros valores que contrariam a palavra de Deus.

Você também precisa vencer a vergonha: Ser evangélico virou moda. Todo mundo se diz crente em Cristo Jesus, carregando a bandeira do evangelho, aliás fazem parte de uma “igreja abençoada onde Deus produz milagres e prosperidade”,num contexto assim, você não pode ter vergonha de ser servo de Cristo, uma vez que ele disse que neste mundo “tereis aflições” (João 16:33), e você certamente é um cristão que passa por aflições, e creio não tem vergonha delas.

Você precisa se esforçar para vencer também a si mesmo. Em Lucas 14:33, Jesus disse que o homem precisa abrir mão e si, caso contrário se perderá. Há coisas muito gostosas neste mundo, e uma delas é o pecado.

Só pecamos contra Deus quando optamos pelo prazer do pecado, abrir mão deles a fim de ter aprovação divina caracteriza um esforço para entrar no reino! Sim, precisamos vencer a sociedade, a vergonha, a si mesmo, e também:

Você precisa vencer a superficialidade. Infelizmente, depois de entender o chamado de Cristo para servi-lo, parece que muitos se assentam no estrado do comodismo religioso e domingo após domingo, continuam “assistindo impassíveis” aos shows da fé, sem reagirem aos apelos do Espírito Santo para uma vida que os conduza verdadeiramente para dentro do reino que precisam entrar.

Uma nota falsa jamais será aceita na boca do caixa de um banco.

Um crente relapso, frio, apático e acomodado também segundo Jesus, não passará na boca do caixa do reino de Deus, pois a verdadeira nota tem traços característicos, e o verdadeiro crente também, ele traz consigo as marcas do evangelho, pois aprendeu a vencer pelo esforço tudo aquilo que pode produzir nele uma inércia espiritual, inclusive a apática vida de uma religiosidade aparente e superficial.

Enfim, se esforce para vencer, mas se esforce mesmo, pois tudo que você não vence, vencerá você!.  Pois somente depois de muito trabalho, é que a vitória é consumada.

Sabendo que “o vosso esforço, não é vão no Senhor” (I Coríntios 15:58)

Em Cristo Jesus, com amor!

Pr. Paulo César