À PALAVRA E AO TRABALHO

07/03/2012 07:13
“E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?”
____________________________________
(Lucas 2.49)
          José, com certeza, sabia que Jesus não estava falando de sua carpintaria. São palavras de um menino de 12 anos. Eles teriam que olhar para baixo  para ver quem falava e talvez, até passar a mão em seus cabelos como é costume dos pais acariciarem os filhos.
            Jesus amava tudo que o Pai amava. Ficou três dias no templo ouvindo e interrogando os doutores da lei que também ouviam e admiravam sua inteligência e respostas. Ele amava a Palavra de Deus.
 
            O zelo de Jesus chama a nossa atenção para nos ocuparmos mais com as escrituras.
            Jesus se ocupou das coisas de Deus todos os dias de sua vida. Parece até que já queria começar o seu ministério messiânico aos doze anos.
As perguntas  subentendem que Ele estava fazendo algo óbvio. “Por que é que me procuráveis? Não sabeis...”
 
Embora, os doutores da lei viessem a se opor e perseguí-lo quando já era um jovem Mestre, Ele não deixou de se ocupar da palavra pregando e ensinando-a com ardor.
            Encorajo você a ocupar-se no estudo das escrituras. Há um esforço a ser feito, mas não é difícil. Muitos livros do NT podem ser lidos em uma assentada.
É preciso ler, ler com atenção, como em busca de tesouros escondidos que vão enriquecê-lo na formação do caráter de Cristo.
 
É preciso aplicar pessoalmente o texto. A boa formação cristã envolve um bom discipulado. Todo crente deve ter o anseio do discípulo – anseio de aprender com e viver como o Mestre.
Qual livro do novo testamento você tem estudado dessa forma?
 
O zelo de Jesus também chama a nossa atenção para valorizarmos a obra de Deus em desenvolvimento através da igreja.
Jesus estava no templo porque a obra de Deus deveria se desenvolver a partir das pessoas que estavam ali com o objetivo de servir a Deus. Devemos ter essa consciência.
Deus não se limita a nós, mas graciosamente nos escolheu para tomarmos parte no que Ele está fazendo.
 
            Jesus levou à frente seu ministério amando o trabalho do Pai. Ele disse: “O meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também.” (João 5.17).
            Deus já comissionou a igreja a atuar naquilo que Ele está fazendo. Ele está salvando e nós devemos assumir nossa parte como Jesus assumiu a dEle. Essa obra em desenvolvimento é a de “buscar e salvar o que estava perdido”  e tem por finalidade última a glória de Deus.
            Há um grande valor nessa obra. Jesus a amava e se envolveu completamente dando a sua própria vida na cruz.
            Este é o momento de aprendermos com Jesus, mesmo ainda menino com apenas 12 anos de idade.
Que o zelo de Cristo nos encoraje a estudarmos as escrituras e participarmos da obra de Deus com amor e dedicação.
 
Que Deus assim nos abençoe!
Pr Wagner Saraiva