A INFLUÊNCIA NEGATIVA DAS MÁS COMPANHIAS -II

27/10/2011 07:54

____________________________________________________________________________________________________

“Angustiou-se Amnom por Tamar, sua irmã, a ponto de adoecer, pois, sendo ela virgem, parecia-lhe impossível fazer-lhe coisa alguma. 3  Tinha, porém, Amnom um amigo cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; Jonadabe era homem mui sagaz. 4  E ele lhe disse: Por que tanto emagreces de dia para dia, ó filho do rei? Não mo dirás? Então, lhe disse Amnom: Amo Tamar, irmã de Absalão, meu irmão. 5  Disse-lhe Jonadabe: Deita-te na tua cama e finge-te doente; quando teu pai vier visitar-te, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha e me dê de comer pão, pois, vendo-a eu preparar-me a comida, comerei de sua mão. 11  Quando lhos oferecia para que comesse, pegou-a e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, minha irmã. 14  Porém ele não quis dar ouvidos ao que ela lhe dizia; antes, sendo mais forte do que ela, forçou-a e se deitou com ela"
__________________________________________________
(2 Sm 13:2-5,11,14)
No último artigo refletimos sobre a influência das más companhias e sugerimos Três considerações que você deve ter sobre pessoas de más influências.
Nesta sequência queremos sugerir algumas maneiras de saber quem pode vir a ser um bom amigo. Amigos são imprescindíveis para nossos relacionamentos. O Senhor Jesus mesmo, se cercou de homens a quem ele escolhera para andar com Ele.
Pessoas para andarem com você precisam ser escolhidas por você e mais ninguém! Se você não escolher seus amigos, eles vão escolher você, e aí pode ser que estes não sirvam para o seu convívio.
Abaixo, sugestões práticas a serem observadas para descobrir quem pode vir a ser um bom amigo.
QUATRO MANEIRAS DE SABER QUEM PODE VIR A SER UM BOM AMIGO:
A)Eles ouvem e concordam com nossos conselhos e reconhecem que são bons para eles?
Amigos verdadeiros, costumam acatar conselhos daqueles a quem nutrem consideração. Se você orienta, adverte, exorta, ensina alguém que considera de seu círculo de amizade mas em momento algum lhe influencia, pode ter certeza que esta pessoa não é um amigo genuino seu.
 
B)Eles dão orientações e conselhos maus e negativos quando estamos fragilizados por um problema, fraqueza ou necessidade? Certo ditado popular diz: "Na prosperidade nossos amigos nos conhecem, na adversidade nos conhecemos nossos amigos".
Há momentos de fraquezas, pobreza, perda de entes queridos, trabalho, enfermidade ou situações semelhantes onde o desconforto bate à nossa porta. São nestes momentos que mais precisamos de pessoas que nos amem, nos entendam e nos ajudem.
As pessoas que se aproximam de você te dão que tipo de apoio? Já vi casos de casais estarem passando por enormes momentos de conflitos, e ele ou ela buscarem ajuda nos confidentes e receberem sugestões de abandonarem o cônjuge e buscarem refúgio em outros braços, vindo com isto  a aumentar mais ainda a lacuna no relacionamento.
Outras situações semelhantes onde parentes e pessoas próximas que deveriam fortalecer e encorajar a pessoa que passa por um momento de conflito, seduzem-na a oportunamente agir de modo  a ignorar o problema. São comuns os casos de pais manipularem os filhos com o intuito de levà-los a acertar na vida, em nome do sucesso pessoal, ainda que isto custe a dignidade. Parentes, colegas, ou amigos, são verdadeiramente quando orientações e conselhos são bons e levantam nossa moral e auto estima em momentos de fraqueza.

 

C) Eles se preocupam com as outras pessoas de modo que suas opiniões são sempre saudáveis à respeito delas? – A bíblia diz que “a boca fala do que o coração está cheio.” (Mt 6:21) Outra maneira de reconhecer um bom amigo, é ouvir e ver como ele trata as pessoas que estão ao seu redor, ou como ele reflete o pensamento dele com relaçao às pessoas de um modo geral. Alguém cujo coração é bom, sempre vai revelar, principalmente pelos seus lábios, palavras de apreciação e cuidado para com seu semelhante, seja ele conhecido ou não.
A bíblia diz que a "boca fala do que está cheio o coração". É fácil conhecer as pessoas, as vezes não reconhecemos a natureza daqueles com quem nos relacionamos porque agimos distraidamente para com elas. O Senhor Jesus disse que "Eis que vos envio como ovelhas em meio aos lobos, sejam portanto, simples como a pomba e prudente como a serpente".
A árvore é reconhecida pelo fruto que gera. Não pode macieira produzir limões e nem um limoeiro produzir laranjas.
Cada árvore produz o fruto que sua natureza é capaz de gerar, ou seja; segundo a sua espécie. Assim são as pessoas com quem nos relacionamos, sao também conhecidas pelo fruto dos seus lábios e atitudes.
Seus amigos, falam mal dos amigos deles em sua presença?
Costumam falar mal das pessoas ausentes, colocar defeitos, criticar suas ações e atitudes e nunca apresentar uma palavra de apreciação ou compreensão com relação às limitações destas pessoas? Se assim for, com certeza farão o mesmo para com você, quando estiver ausente deles. 
D) Eles demonstram CRIATIVIDADE para coisas erradas, más e impuras?
– Lembre-se: “Jonadabe era jovem mui sagaz” -  SAGAZ = Pessoa que tem astúcia, ou seja, “Tem esperteza para enganar”.  Pessoas inteligentes usam sua capacidade para o proveito coletivo, pessoas astutas fazem o contrário, para propagar o erro e o engano.
Amigos que apresentam grande criatividade para praticar o mau, para propagar o erro e a dor, não são boas companhias. Mais cedo ou mais tarde irão colocá-lo em uma situação de risco ou comprometimento. Jonadabe era alguém sagaz, ou seja, muito esperto, mas sua astúcia era maléfica, ele usava sua inteligência para enganar.
Ajudou Ammom, a resolver um problema íntimo, gerando inúmeros outros problemas em sua vida, tais como:
Quebra do relacionamento saudável com a família, hostilidade entre ele e seu irmão Absalão,  grande ofensa para sua irmã Tamar, vergonha para o rei Davi, seu pai. 
Com um amigo destes, ninguém precisa de inimigos, não é mesmo. Portanto, querido(a) leitor(a), lembre-se que amizades são presentes de Deus, mas precisam ser identificados se vem mesmo D´Ele.  
Deus jamais vai enviar alguém para fazer parte de seu rol de amizades que te levem conselhos capazes de piorar seus relacionamentos.
Que o Senhor te abençoe e que você faça hoje mesmo uma avaliação à luz destas quatro maneiras de identificar seus amigos, ou até mesmo, de indentificar se você é mesmo um verdadeiro amigo de alguém, e pratique  a fim de ser benção e não maldição na vida de alguém.
 
Pr. Paulo César

Veja também:

 QUATRO MANEIRAS DE IDENTIFICAR UM AMIGO VERDADEIRO