A INFLUÊNCIA NEGATIVA DAS MÁS COMPANHIAS - I

26/10/2011 08:00
______________________________________________________________________________
“Angustiou-se Amnom por Tamar, sua irmã, a ponto de adoecer, pois, sendo ela virgem, parecia-lhe impossível fazer-lhe coisa alguma. 3  Tinha, porém, Amnom um amigo cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; Jonadabe era homem mui sagaz. 4  E ele lhe disse: Por que tanto emagreces de dia para dia, ó filho do rei? Não mo dirás? Então, lhe disse Amnom: Amo Tamar, irmã de Absalão, meu irmão. 5  Disse-lhe Jonadabe: Deita-te na tua cama e finge-te doente; quando teu pai vier visitar-te, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha e me dê de comer pão, pois, vendo-a eu preparar-me a comida, comerei de sua mão. 11  Quando lhos oferecia para que comesse, pegou-a e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, minha irmã. 14  Porém ele não quis dar ouvidos ao que ela lhe dizia; antes, sendo mais forte do que ela, forçou-a e se deitou com ela."
_______________________________________________
(2 Sm 13:2-5,11,14)
A sociologia diz que o homem é produto do meio. Embora em parte faça sentido, argumento que o homem é quem produz o meio e que o meio é produto do homem em conseqüência das mazelas do seu coração!
Quem são seus melhores amigos? Que influências eles têem sobre você? Que tipo de comportamento negativo você tem adquirido com a convivência com outra pessoa que diz-se ser amigo(a) seu(a)?
Deficiente é o coração do jovem que ao invés de promover o crescimento daqueles que estão ao seu redor, deixa-se levar pela opinião ou comportamento da maioria, passando a refletir mais o estilo de vida alheio que o seu próprio. Em outras palavras será: “Um Maria vai com as outras.”
Um ditado popular diz “Me digas com quem tu andas e direi quem tu és!”.  Este ditado elabora um comportamento final capaz de ser notado na vida de uma pessoa que faz referência à outra do seu convívio.
Conviver com alguém que não oferece valores sólidos para seu crescimento, e pior ainda, que te induz a trilhar o caminho do mal acabará tecendo um caráter leviano e perverso à sua pessoa.
As influências malsãs da convivência com pessoas tolas, insensatas, maliciosas, descomprometidas e perversas endurecem a mente e o coração do individuo que a ele se associa, impedindo-o(a) amanhã de ser alguém melhor e, ou até mesmo, de ser um modelo para outros.
Se o jovem cristão quiser gozar de uma vida longa e sadia, ele precisará manter-se no caminho da obediência divina.  Falando sobre um viver decente e feliz o salmista diz: “Bem-aventurado o jovem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Salmos 1:1)
O salmista fala de três atitudes que o jovem cristão deve ter para um viver feliz. Ele não trilha, não caminha entre pessoas ímpias, não pára na estrada por onde passam os pecadores e ele não permanece onde se reúnem pessoas zombadoras, criticas, conversadoras da vida alheia. Você tem  estas atitudes? – Se sua resposta for sim, então você é um jovem feliz!
Davi fala sobre três caminhos que compõem o estilo de vida da maioria da das pessoas; e intrínseco aos três aparece a presença da má influência que estes caminhos proporcionam àqueles que deles participam.
Certamente que há muitos caminhos perigosos ao homem, mas o mais perigoso deles talvez seja o das más companhias (Conselho de ímpios, pecadores e rodinhas de pessoas zombadoras e críticas).
Amnom foi  o filho primogênito de Davi (II Sm 3:2), seu nome significa “FIEL”. Como todo jovem, em um momento de crise na sua juventude, Amnom se apaixonou por uma mocinha que he despertara os impulsos sexuais. Não é errado sentir-se atraído sexualmente pelo sexo oposto. Porém, a mocinha por quem ele apaixonou-se era sua irmã, e o pior; ele teve uma paixão seguida de obsessão por consumar-se um ato de abuso sexual.  “Angustiou-se Amnom por Tamar, sua irmã, a ponto de adoecer, pois, sendo ela virgem, parecia-lhe impossível fazer-lhe coisa alguma.”
Toda paixão e desejos impuros e expúrios devem ser contidos e refreados, bem como eliminados do nosso coração, de modo que não venham cegar o entendimento e os sentidos, levando seu portador a comportamentos reprovados socialmente pelos homens ou por Deus.  Vale lembrar que tudo o que você não domina, dominará você! - Todo pecado gera drásticas e trágicas conseqüências para o seu praticante.
Os educadores costumam nos lembrar que tanto a formação do nosso caráter quanto da personalidade ocorrem por meio da socialização. Uma pessoa aprende e apreende atitudes, emoções e comportamentos convivendo e relacionando-se com seus semelhantes.
A sabedoria bíblica há muito diz: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (I Cor.15:33)
Amnom, embora tenha sido sincero quanto aos seus sentimentos, tinha tudo para ser fiel aos bons princípios, com exceção do relacionamento amigável com alguém de caráter pervertido “Tinha, porém, Amnom um amigo cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; Jonadabe era homem mui sagaz.”
– Jonadabe significa: Javé é generoso.  Este aconselhou Amnom a montar um esquema para atrair sua irmã, num ambiente sem suspeita, afim de intencionalmente poder violentá-la.
Influenciado pela paixão carnal e reforçado pelo conselho recebido do seu “amigo”, Amnom sentiu-se confiante e encorajado a consumar o maligno desejo do seu coração.
Aqui vemos o quanto a influência de uma pessoa sobre outra pode se tornar uma força poderosa tanto para o bem  quanto para o mal.
TRÊS CONSIDERAÇÕES QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE PESSOAS DE MÁS INFLUÊNCIAS:
A) Pessoas de más influências prejudicam principalmente aqueles que estão próximos dela.
“Amnom tinha um amigo cujo nome era Jonadabe...” (v.3),
por conseqüência da obediência a este mau conselho, Amnom foi morto por vingança do irmão de Tamar, a moça objeto de sua paixão.
 
B) Pessoas de más influências preocupam-se demasiadamente quanto aos detalhes da vida dos outros.
“E ele lhe disse: Por que tanto emagreces de dia para dia, ó filho do rei? Não mo dirás?” (v.4)
 
C) Pessoas de más influências dão conselhos maus por natureza. “Disse-lhe Jonadabe: Deita-te na tua cama e finge-te doente...”(v.5)
Assim, querido leitor, lembre-se que os maiores responsáveis pelas nossas ações somos nós mesmos. Se você não souber escolher seus amigos, companheiros, conselheiros ou parceiros, seja de trabalho, relacionamento, ou até mesmo conjugal, eles te escolherão.
Aprenda a identificar as pessoas que contribuem ou prejudicam sua vida por meio da influência que exercem sobre você, caso sejam boas valorize-as, caso sejam más, afaste-se delas.  
Nunca vi comida sá restaurar a azeda, antes pelo contrário, esta é estragada pelo contato com aquela. Pessoas de más influências, só devem ser toleradas, enquanto se submetem aos seus conselhos, caso contrário devem ser rejeitadas do seu convívio.
O mau de Ammom foi não saber escolher seus amigos, e num momento de conflito interior, só lhe restou acatar os conselhos de quem estava ao seu redor. De quem você se cercar, serão estes que vão lhe aconselhar! Muitos Ammom´s, em nossos dias, jovens que poderiam ter uma vida e uma carreira brilhante, estão se perdendo, vítimas de Jonadabe´s contemporâneos.
Que Deus possa guiar você na escolha de seus amigos e no discernimento de quem verdadeiramente esta apto para andar com você, a fim de te promover e não subvertê-lo.
No amor de Cristo Jesus,
 
Pr. Paulo César