A BENÇÃO DE CUIDAR DOS SEUS

22/06/2012 07:00
"Deixando ele a sinagoga, foi para a casa de Simão. Ora, a sogra de Simão achava-se enferma, com febre muilto alta; e rogaram-lhe por ela. Inclinando-se ele para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou; e logo se levantou, passando a serví-los." __________________________________________________
(Lucas 4:38-39)
Paulo, o apóstolo escreve a Timóteo e diz que: "Se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior que o incrédulo" (I Tm 5:8).
Cumpre ao cristão cuidar de todos quantos puder, mas principalmente dos de sua casa.
Relacionamento é chave para que aqueles que não são crentes, possam vir  a ser!
 
Vemos Pedro, levando Jesus à sua casa onde estava hospedada a sua sogra, de tanto vermos relacionamentos conjugais acabarem por causa da má administração da relação nora - sogra, popularizou-se por meio de piadas, ironias e sarcamos que sogra não presta.
Quem faz humor com a mãe de seu cônjuge, deve lembrar que também tem mãe que é sogra de alguém.
 
Pedro nos ensina que a prova de amor ao cônjuge, é amar quem ela ama.
Certamente, como o proprio texto diz, sua sogra não estava bem, e Pedro intercedeu por ela.
Há pessoas que desprezam seus familiares, amigos, empregados, colegas de trabalho, cônjuge e em momentos de crise, solidão, enfermidade... encontram-se literalmente sozinhos.
 
Ninguém é tão saudável que um dia nao venha a ficar doente, por isto, jamais viva como se fosse imune ou autosuficiente, um dia voce poderá precisar de alguém... que tenha desprezado em algum momento de sua vida.
O Senhor Jesus nos ensina que "tudo o que quiseres que os homens vos façam, façam primeiramente a eles" (Mt 7:12). Esta é a lei áurea do evangelho de Cristo.
 
Quem não é capaz de demonstrar amor pelo outro, também não é digno de receber de volta.Talvez sua vida está do jeito que está porque voce ainda não aprendeu a doar-se.
O Senhor disse que é melhor servir do que ser servido. "Eu não vim para ser servido, mas para servir e dar minha vida em resgate de muitos." (Mc 10:45)
 
Num mundo competitivo e egoísta como este, estimulado pela ambição desenfreada e um espírito soberbo, homens e mulheres são engolidos pela cultura do vem a nós o vosso reino, sem no entanto, quererem que "seja feita a sua vontade aqui na terra como no céu".
É da vontade de Deus, e se você crê nÉle, deve obedecê-lo; de que o mau se pague com o bem; de que a iniciativa para abençoar os outros deve partir daqueles que são seus filhos, e que por mais que o inimigo, ou até mesmo aquele que nos é indiferente, seja alvo de sua atenção de modo que veja Cristo em você.
 
Quem não cuida dos seus, também não cuidará dos outros que estão fora do rol familiar. Por sua vez, também não terá direito aos cuidados que lhe são devidos.
 
Quem planta colhe!. Pedro colheu com sua atitude, o favor voluntário de sua sogra, que logo após ser curada, passou a servi-los.
Esta é a benção de cuidar dos seus! Voce é servido por quem voce serviu um dia. Jesus serviu a você primeiro, para que por meio do seu exemplo, pudesse servir a outros, que servirão a outros e assim sucessivamente.
Para que você possa desenvolver melhor seu ministério de servir, quero dar-lhe algumas sugestões:
 
I) FAÇA UMA LISTA DE PESSOAS CONHECIDAS CUJOS PROBLEMAS VOCE CONHEÇA:
Todos temos relacionamentos diários com pessoas que estamos conhecendo, já conhecemos um dia e outras que ainda não conhecemos, mas que estão próximos à nós. Faça uma lista de pelo menos 9 pessoas, três de cada classe acima, e identifique seus problemas, anotando-os em uma folha de papel. Inclusive, o nome de sua sogra, se tiver.
 
II) INTERCEDA POR ESTAS PESSOAS DIANTE DE CRISTO. "a sogra de Simão achava-se enferma, com febre muilto alta; e rogaram-lhe por ela." - Quando você ora por você é uma petição, mas quando você ora pelos outros, é uma intercessão. Muito fácil é pedir para nós.
O difícil mesmo é interceder pelas necessidades dos outros. A palavra de Deus nos orienta: "Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual  o que é dos outros." (Filipenses 2:4).  
 
Uma das melhores maneiras de se combater o egoísmo (sentimento que levou anjos a se tornarem demônios, e faz o mesmo com os homens) é ser solidário e doador. O maior homem do mundo, deu a sua vida por você, para que impacte seu duro coração afim de você fazer o mesmo pelo seu próximo.
 
III) ESPERE O RESULTADO DIVINO. "Inclinando-se ele para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou;" - Muitas pessoas jamais irão até Deus, se você não levá-las. Seu marido alcoólatra, sua esposa leviana, filhos ou filhas drogadas ou na prostituição, vizinho hostil, autoridades policiais abusivas, políticos corruptos, jovens vadios, pessoas enfermas... todos que assim estão, terão grande dificuldade de fazê-lo sem seu apôio.
Se você interceder por estas pessoas, Deus fará a parte dele no processo de recuperá-las. Se o seu coração teve compaixão por elas ao ponto de se dobrar de joelhos em seu favor, quanto mais fará Deus por elas, por causa de seu clamor. Não podemos ver a dor do outro e ignorá-la, será incensibilidade demais!
 
IV)ALEGRE-SE PELA SUA VITÓRIA. "e logo se levantou, passando a serví-los." - Quando Deus levanta alguém, o faz para que ele passe a serví-lo. Isto aconteceu com a sogra de Pedro, comigo, e talvez com você leitor. Toda pessoa alcançada pelo poder de Deus, via nossa intercessão ou pregação, tem a oportunidade de servir ao Senhor Jesus.
Nõs por sua vez; devemos nos alegrar em conduzir tais pessoas ao Senhor. Esta é a missão incumbida a cada um de nós por meio d Ele.
 
Deixe de lado as querelas, intrigas, conflitos, disse me disse, e passe a partir de agora a ver sua família, amigos, colegas, vizinhos com os olhos de Cristo... com compaixão, e verá surgir dentro de você um novo sentimento de que abençoar é o melhor caminho para ser abençoado.
Que o Senhor Jesus te abençoe ricamente!
 
Pr. Paulo César