A LUTA DO HOMEM COM DEUS

15/08/2011 06:06

____________________________________________________________________________________________ 

“ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem.Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares.”

_________________________________________( Gn 32:24-26)

A luta é um exercício constante no processo de transformação do caráter e do coração. Lutamos para sobreviver, para comer, para educar os filhos, para alcançar um nível mais elevado no trabalho ou na faculdade, para vencer o tempo.

 

E no processo do crescimento espiritual, nossa luta é com Deus. Ele almeja transformar nosso coração, dando-nos um coração cheio de fé. Pois somente assim, poderemos agradar ao seu coração.

 

Jacó, era alguém cujo coração ainda não experimentara uma transformação inteira do seu coração, porquanto, buscava uma benção maior da parte de Deus, a ponto de ficar toda uma noite lutando por ela.

 

Na luta do homem com Deus, quem vence é o próprio homem. Você não pode deixar de lutar, se quiser vencer, precisa se esforçar o tempo todo. Aliás o reino dos céus como disse o Senhor Jesus, é conquistado por esforço. “A lei e os profetas, duraram até João, de lá para cá, é anunciado as boas novas do reino, e todo homem que quiser entrar nele, precisa se esforçar.” (Lc 16:16)

 

Há certos atitudes que um lutador não pode deixar de ter enquanto se encontra no ringue com seu oponente.

 

Uma delas é o senso de proteção! Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque.Tomou-os e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia,” (Gn 32:22,23)

- Aprenda a proteger tudo aquilo que o Senhor lhe concedeu um dia. O inimigo de nossas almas, fará de tudo para roubar-lhe a alegria de possuí-los. Família, filhos, bens, tudo o que você tem vem de Deus, se você não defendê-la, quem irá fazê-la. “Fez passar tudo o que lhe pertencia.”, para lutar com Deus, você deve ter a certeza de que primeiro já cumpria com sua obrigação familiar, mas também deve ficar só.

 

Existe um lugar em que você não pode ir com sua família,  quando precisa “arrancar” algo de Deus. O vau do Jaboque. Moisés nos momentos de lutas espirituais com Ele, ia para sua tenda, armada fora do arraial, Daniel três vezes por dia, orava dentro do seu quarto, e Jesus, sempre se recolhia, nos montes, e geralmente no monte do Getsêmani. Tais locais eram os ringues destes gigantes da fé, já parou para pensar onde fica o seu?.

 

No entanto, nunca devemos esquecer que geralmente o inimigo conhece nos fraquezas, e por isto, devemos cuidar das áreas de fragilidades de nossa vida. Todo mundo tem uma fraqueza, Sansão tinha fraqueza por mulheres, Judas por dinheiro, Jacó recebeu um golpe na coxa, e isto desarticulou-o na batalha.

 

Áreas vulneráveis  precisam ficar protegidas, caso contrário, poderemos ser atingidos nelas. Mas na luta do homem com Deus, um fator é preponderante para a vitória. A atitude de nunca desistir nos leva a persistência. “até ao romper do dia” (25). Quem desiste revela uma fraqueza maior e incapacidade de alcançar algo que almeja.

 

Jesus nos adverte sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer. (Lc 18:1) Jacó foi insistente, a mulher Cananéia também, (Mt 15:22), também aquela viúva de (Lucas 18:1), e Jesus mesmo em meio às dificuldades e oposições em seu ministério terreno, nunca desistiu. Diz-nos a palavra, “que tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (João 13:1), portanto, nunca desista, a vitória pode estar no amanhecer.

 

Jacó lutou com Deus até o “romper do dia”. Deus quer te abençoar, sempre foi da sua vontade fazer isto, e sabendo desta realidade, quando entrar no cenário da luta, lembre-se que será confrontado por Ele.

 

O anjo do Senhor perguntou a Jacó: “como se Chamas?”(v.27) – Ele respondeu: “Jacó”, ou melhor. “Enganador”. Sim, Jacó foi confrontado por Deus, e ele admitiu sua vida errada. Reconheceu sua condição de pecador, seu caráter falho e leviano.

 

Deus deseja transformar por inteiro seu coração, os momentos mais oportunos que Ele tem para fazer isto é confrontando você no momento que vai em busca da benção dele. Como te chamas? - sim, como você se chama?, aquele que se dispõe a lutar com Deus deve ter certeza de que Ele só aprova depois que prova você primeiro.

Mesmo com a coxa ferida, Jacó perseverou em lutar com o anjo de Deus e agarrado a ele, não o soltou enquanto não recebeu o que buscava. Porquanto lutaste com Deus, como um príncipe, seu nome não será mais Jacó, mas Israel, porque lutaste com Deus e venceste.”(v.28). Israel significa “Deus prevalece”.

 

O problema de muitos cristãos hoje, é que querem experimentar os frutos da vitória sem passar uma noite em batalha. O inimigo aproveita a oportunidade de que a preguiça e a indiferença estão presente e ataca tais soldados do exercito divino conduzindo-os à derrota, por não estarem dispostos a um esforço maior, são vitimas fáceis.

 

Portanto meu amado irmão, lembre-se de que a vida é uma luta, e uma luta constante, que quando entramos nela, só devemos sair depois de ter alcançado o troféu da vitória, ainda que seja com Deus. e ali, “o Senhor o abençoou!”.

Que o Senhor te abençoe ricamente.

 

Pr. Paulo César