A REALIDADE DE NOSSOS CONFLITOS

01/05/2012 06:49
“Jesus virou-se e disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens.”
__________________________________________
(Mateus 16:23)
Você não pode lutar contra um inimigo que não reconhece. Somos além de corpo, também espírito. O ser humano tem um espírito, por isto foi criado à semelhança de Deus, pois “Deus é Espírito e importa que seus adoradores, o adorem em espírito e em verdade”. (João 4:24), mas Satanás também é um espírito. Se de um lado temos Deus como amigo e aliado, do outro temos o diabo como inimigo e adversário.
 
Nossa luta é espiritual. Não estamos engajados em um conflito natural com os problemas, as doenças, a ansiedade, os temores, frustrações, adversidades, perseguições e tentações. Estamos sim, em um conflito espiritual em todo o tempo contra “os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” (Efésios 6:12).
 
Sua visão do problema vai determinar a qualidade dos resultados. Não podemos racionalizar todos os problemas que nos afligem. Se assim o fizermos estaremos lidando com todos eles à luz da dimensão natural, o que não trará soluções eficazes e nem definitivas. Porém, se olharmos e identificarmos a causa real como de fato é, ou seja, vinda de um poder espiritual (Satanás), então poderemos combater do ponto de vista espiritual, fazendo uso dos recursos divino a nós concebido. “Pois nossas armas não são carnais” (II Cor. 10:3)
 
A bíblia por inteiro não deixa-nos na dúvida. Antes pelo contrario, ela nos prepara e certifica-nos quanto a realidade do mundo invisível, de modo que não somente revela os riscos quanto aponta a maneira correta de lidar com ele. Moisés orientou seu povo a detectar, ver, entender e se desviar dos espíritos malignos, das estratégias do diabo, dos vínculos com as trevas, a fim de não serem vitimas deles. Afinal, o próprio Senhor o orientou. (Dt. 18:9-13). Hoje, também não ficamos sem orientação.(Efésios 6:10-17; Mateus 16:23; II Coríntios 10:3-5; I tessalonicenses 5:17; Apoc. 12:11)
 
Certamente que o Senhor não nos daria revelações em sua palavra advertindo-nos contra perigos inexistentes. Tanto Moisés (A.T.), quanto Jesus (N.T), tiveram a grande oportunidade de falarem com Deus face a face. Jesus, diferente de Moisés sempre esteve diante do Pai, e ambos reconheciam a origem de nossos maiores conflitos e desafios neste mundo.
 
A vitória vem quando anulamos a origem dos ataques. Toda doença só é tratada verdadeiramente quando a causa e não os sintomas são combatidos. A bíblia diz: “Não deis lugar ao diabo”. Assim, todo envolvimento com o ocultismo, ou práticas pecaminosas abrem espaço para Satanás agir em sua vida. O pecado ainda é a grande causa de muitos conflitos.
Assim, arme-se contra o diabo, arrependendo-se dos seus pecados, confessando-os  a Deus, e Ele o perdoará, e com certeza sua misericórdia virá sobre ti. Tiago nos adverte dizendo: “Sujeitem-se a Deus, Resistam ao diabo, e ele fugirá de vós. Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vós!” (Tg 4:7,8). Não é isto o que mais queremos?
 
Tenha um bom dia na presença de nosso Deus.
Pr. Paulo César