A SENSIBILIDADE DO LIDER ESPIRITUAL - III

05/12/2011 06:55
_________________________________________________________________________
“Vendo o coxo a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, disse-lhe: Não possuo prata nem ouro, mas o que tenho, isto te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!”
_____________________________________________________________
(Atos 3:3-6)
Muitas pessoas instalam sistemas de segurança em suas casas, ou alarmes para seus carros e empresas, pois sabem que essas coisas de valor precisam ser protegidas. Sabem também que há ladrões à solta os quais, provavelmente, vão lançar mão de seus bens.
 
O homem é o bem mais precioso de Deus. Sim, você é a pedra de valor, o diamante do criador. Se por um lado é verdadeira a preocupação em proteger bens se tratando de posses materiais, por outro, deve-se também ser por parte em se tratando de pessoas indefesas, cujas vidas, física, emocional e espiritual não têm um sistema de segurança.
 
A bíblia diz que “o ladrão vem apenas para roubar, matar  e destruir, eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.” (João 10:10) 
 
O diabo é o grande saqueador da vida do homem. Pelo fato de muitos não conhecerem o valor que têm diante de Deus e do fato de que possuem um inimigo espiritual mortal muitos continuam aleijados, escravizados, e vítimas indefesas dos ataques dele. Assim, vivem desprovidos de precauções (sistema de defesa) para guardarem seu espírito e emoções dos ataques Satânicos. Sim, Satanás é o grande ladrão, que quer destruí-lo.
 
Quem tá preso não pode libertar a si mesmo. Este homem estava preso e Deus enviou Pedro e João exatamente naquela hora ao seu encontro. A iniciativa da libertação do homem vem de Deus. Também estávamos presos “em nossos delitos e pecado” (Efés. 2:1-3) e Deus “amou o mundo de tal maneira que enviou seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16)
 
Não importa onde a opressão e a injustiça se estabeleça, Deus sempre vai enviar alguém para libertar os oprimidos daquele lugar. A injustiça cometida em qualquer lugar é uma séria ameaça à justiça praticada em qualquer lugar! - Enviou os EUA para libertar o povo da opressão de Saddam Husseim, e enviou Pedro e João para libertar este homem, e com certeza enviará você para libertar alguém!
O que um verdadeiro líder espiritual faz?
 
Ele vê contempla diretamente aqueles que precisam de uma libertação.
“Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: olha para nós...”
Um dos grandes males da injustiça social, é a indiferença cometida por quem tem o poder de invertê-la. Todos queremos um mundo melhor, mas pouco fazemos para que ele seja melhor. O líder espiritual verdadeiro, contempla a injustiça sob qualquer forma, e promove a mudança que quer ver acontecer.
 
Quem anda no escuro precisa de uma luz. Num mundo em trevas como o nosso, pessoas iluminadas por Deus tornam-se verdadeiro referencial para quem está perdido. “Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: olha para nós”.  Para quem você tem olhado ultimamente?
Se como cristãos e lideres espirituais não somos referências para ninguém, estamos servindo a quem então? Não somente contempla e torna-se um referencial, como também o líder espiritual deve conduzir as pessoas presas à uma vida de libertação.
“Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, disse-lhe: Não possuo prata nem ouro, mas o que tenho, isto te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!”
 
Muitos cristãos dentro da igreja, com freqüência cantam, oram fervorosamente, dançam, profetizam, falam em línguas estranhas e estrangeiras, se gabam de serem dizimistas e ofertantes fiéis, e nunca, no entanto, levaram alguém ao prazer de conhecerem Jesus. A bíblia diz: “... aquele que ganha almas, sábio é” (Pv 11:30)
 
Pedro e João contemplaram as algemas que prendiam este homem. Todo homem é criado à imagem e semelhança de Deus. E roubá-lo de quem ele pertence é o alvo principal do diabo. Este homem estava integralmente escravo, ou melhor: Aleijado. De corpo, alma e espírito, e precisava de libertação.
 
Você foi criado com um espírito que vem de Deus. Por meio do corpo, conhecemos o mundo, por meio da alma tomamos consciência de nós mesmos, e por meio do espírito é que se tem consciência de Deus. Você só pode conhecer a Deus em espírito. (Gn 2:7).
Líderes espirituais verdadeiramente desafiam as pessoas inertes espiritualmente a movimentarem-se em direção a Deus.
A libertação ocorre quando o doente toma consciência de sua enfermidade e é desafiado a abandonar o lugar em que está. “Pedro, porém, disse-lhe: Não possuo prata nem ouro, mas o que tenho, isto te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!”. – Anda!
 
Desafio você a fazer três coisas para se libertar de sua inércia espiritual:
1)Não se contente em ficar de fora do templo; passe a freqüentar o seu interior, lá dentro, acontece a verdadeira adoração;
 
2)Não viva de esmolas. O maior prazer do diabo é alimentar você com as migalhas que sobra dos banquetes dele. Com isto ele te humilha, vinga-se de Deus por meio de você. A bíblia diz: “se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Isaías 1:20)
 
3)Ande!, Ande!, Ande!... Ande em direção a Deus! Tudo o que fica parado morre.
Somente quem se movimenta em direção a Deus, tem os pés e tornozelos firmados na fé!
Se você não sair da sua zona de conforto, jamais poderá experimentar o milagre de Deus.
Enquanto há vida  o milagre é possível, mas dificilmente acorrerá se permanecer assentado.
Deus se moverá em sua direção quando você se mover na direção dele.
Tenha um dia abençoado e que na sua andança hoje, possa encontrar com teu DEUS!
 
Pr. Paulo César