ANUNCIANDO O EVANGELHO

09/07/2012 07:27
"Assim, pois, com muitas outras exortações anunciava o evangelho do reino de Deus ao povo."
_______________________________________
(Lc 3:18)
Para um mundo em trevas nada melhor do que a lampada do evangelho. O dia contrasta a noite, a chuva contrasta o sol, o frio ao calor e o evangelho ao estilo de vida do homem sem Deus. "Assim, pois, com muitas outras exortações anunciava o evangelho do reino de Deus ao povo." (Lc 3:18).
O povo sempre vai precisar de uma direção vinda de Deus e este nunca deixará faltar um servo fiel que venha ser seu mensageiro. Joao Batista anunciava o evangelho de Deus ao povo.... com muitas outras exortações.
 
Voce foi chamado por Deus para ser seu mensageiro. Nao perca tempo administrando querelas, ou desenvolvendo atividades que nao renderão frutos eternos. Também nao perca tempo jogando terapias para dentro do seu coração, quando voce pode ser um terapeuta da alma de muitas pessoas.
Deus sempre colocará um povo perto de voce para ouvi-lo. aliás, voce foi chamado para ser seu mensageiro.
 
Nem sempre a mensagem é a mais doce de ser pregada... ou ouvida. Uma das grandes dificuldades dos mensageiros do tempo presente é pregar a mensagem que produz frutos "de arrependimento". Ainda assim, nao pode deixar de fazê-la.
Um dos maiores pregadores do evangelho dentre a escola de discípulos foi o apóstolo Pedro. Pedro não raras vezes levava uma alfinetada do Senhor Jesus, diga-se de passagem, algumas exortações, até mesmo duras, e nem por isto o abandonou.
Ha lideres eclesiásticos que têm medo de exortar com autoridade o seu rebanho, crendo que uma palavra um pouco mais arrochada poderá correr com ele. Vendo que as multidões se afastavam, Pedro vira-se para o Senhor e diz-lhe: "Senhor, o povo está indo embora". "Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros se retirarem com eles?" (Joao 6:67)
 
Fico a pensar: Qual o melhor sermão? Qual a melhor mensagem? Qual o melhor pregador? - Para uma geração que cada dia que passa sofre as tempestades da mídia maligna integralmente entregue à insinuação do pecado, qual o melhor remédio para limpar mentes e corações infamados pela tendencia à busca dos prazeres hedonistas senão um pouco de chá de exortação? - aliás, "Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto" (Pv 27:5).
Diante do exortação de Jesus, a resposta de Pedro foi uma só: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna". (68)
 
Se a exortação não faz parte da homilia de qualquer que seja o lider de pessoas, com certeza ele não terá um povo para ser liderado, mas marionetes em suas mãos. Nao somos chamados para darmos direção de sucesso às pessoas neste mundo, mas sim, darmos direção de sucesso às pessoas que farão parte da "nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe." (Ap. 21:1)
 
O propósito da exortação é anunciar o evangelho: somente este tem o poder de mudar a vida do homem e mudar para melhor. Paulo o apóstolo disse que "Nao me envergonho do evangelho de Deus pois é o poder dele para salvação de todoo aquele que crer" (Rm 1:16).
Assim, cabe e cumpre ao mensageiro Aplicar-se à leitura, exortação e ensino do evangelho, pois por meio dele o próprio se salvará e também aos seus ouvintes. (I tm 4:13,16).
 
Anuncie o evangelho por todos os meios possiveis, mas não deixe de fazê-lo de modo a exortar. "Pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado." (Hb 13:3)
No amor de Cristo Jesus
 
Pr. Paulo César