ATRAVÉS DOS ANOS

28/01/2013 17:28
“Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.”

_________________________________________________ 

(Habacuque 3.2)

            Habacuque entrou em crise quando Deus lhe revelou o que faria com o seu povo. Em sua perplexidade fez vários questionamentos ao Senhor sobre a forma como revelou que agiria.
            Ao fim do livro temos uma oração em forma de canto que se inicia com o versículo acima.
            Vivemos um tempo de salvação, mas vemos também que não há como evitar que seja um tempo de juízo.
            Porém, nada nos faz duvidar da soberania de Deus. Suas mãos conduzem a história ao propósito final. Nada ameaça o cumprimento de seus planos. Sua palavra, suas promessas e todas as profecias se cumprirão.
            Ano após ano podemos descansar nessa verdade. Habacuque não entendeu o caminho que Deus traçou diante do seu povo, mas terminou o seu livro reafirmando sua confiança e esperança no Senhor. Suas últimas palavras foram uma oração.
            Anos e mais anos se passaram e podemos ver claramente que Deus tem atendido a oração de Habacuque. Deus tem avivado a sua obra; Deus a tem notificado e tem se lembrado da misericórdia.
            Na passagem de mais um ano creio que devemos seguir o exemplo de Habacuque e nos colocarmos diante de Deus para orar em favor de sua obra.
            Deve nos chamar a atenção o fato de Habacuque não estar clamando pela sua vida, mas pela obra do Senhor. Assim como a mensagem é mais importante que o mensageiro e por isso vale mais que a sua vida a obra do Senhor é maior e mais importante que uma geração inteira de homens com todos os seus projetos e sonhos.
            Nesse fim de ano gostaria de chamá-los a termos essa consciência.
            Habacuque ora enquanto sua alma sente temor pelo que iria acontecer. Também temos nossos temores: O que irá acontecer? Estamos indo bem ou mal? O próximo ano será melhor? Alguns problemas vão se resolver?
            A obra do Senhor (e isso envolve o nosso bem) depende do Senhor para avivar e tornar notória.            Então, clamemos a Deus.
            Que dentre os anseios que temos para o próximo ano estejam também anseios pela obra do Senhor em nós e através de nós!
            Que em sua misericórdia Ele nos perdoe e abençoe!
            Que a sua igreja frutifique em toda boa obra!
            Podemos não entender os caminhos do Senhor assim como Habacuque não entendeu, assim como os discípulos não entendiam o caminho que Jesus tomou – o caminho da cruz, mas sabemos melhor que Habacuque que a gloriosa salvação se revelou vencendo a morte.
            Deus sabe conduzir a história complexa dos homens. Ele fez isso nesse ano que passou e fará através dos anos que virão até o dia da vinda de Jesus.
            Louvado seja o Senhor com nossas orações e com os nossos cânticos! A sua obra segue sempre segura em suas mãos poderosas.
            Um feliz 2013 sob a condução soberana do Senhor!
 
Pr Wagner Saraiva