ATRIBUTOS DE UM LIDER EM POTENCIAL

09/09/2011 07:48

__________________________________________________________________________________

A tônica do momento no mundo corporativo é a liderança.

No entanto, é um tema velho. Uma vez que  em todos os tempos, sempre foi imprescindível a ação de homens especiais para solução de desafios. 

Sejam eles em famílias, entidades, grupos humanos, políticos ou sociais.

Esta realidade aponta para um desafio constante tanto do homem quanto das organizações, seculares ou religiosas.
 

No reino de Deus não é diferente. Mesmo na igreja, urge a necessidade de reconhecer pessoas e capacitá-las para o oficio ministerial.

Paulo escrevendo a Timóteo diz-lhe: “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.” (2 Tm 2:2).

Ser líder, formar  lideres e desenvolver  uma obra progressiva requer o processo de treinamento e capacitação de pessoas com atributos idôneos para o desempenho de uma missão.

Uma vez que lideres não nascem prontos é importante perceber aqueles que tem vocação especial para o ministério.

O presente texto nos mostra Elias encontrando-se se com o seu sucessor. – Eliseu.

Vejamos algumas características particulares de Eliseu que são também as mesmas encontradas em outros lideres em potencial.

I)Disposição para o trabalho. (v.19)

Eliseu estava lavrando a terra com doze juntas de bois. É interessante, que toda vez que Deus chamava alguém para o serviço cristão, não encontramos ninguém deitado, ou acomodado... sempre trabalhando.

Deus não chama ociosos para servi-lo. Estar desempregado é uma coisa, ocioso é outra.

O fato de você não ter um emprego não significa que não possa trabalhar. Como a árvore é conhecida pelos seus frutos, assim também reconhecemos a disposição ou indisposição das pessoas pelo qualidade do uso do seu tempo.

Uma outra característica presente em Eliseu é seu II)Discernimento do momento, ou das oportunidades. (v.20 A)

Muitas pessoas perdem oportunidades na vida porque não conseguem percebê-las. “ ... Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele.” (v.20c).

Tudo o que voce não reconhece, voce ignora! A falta de conhecimento é a grande causa do fracasso da maioria das pessoas, e principalmente do fracasso de muitos cristãos.

O Senhor diz em Oséias 4:6 que “o meu povo perece porque lhes falta conhecimento”. Eliseu sabia o que significa ter o manto de um profeta lançado sobre alguém: Significa ser escolhido para o ministério profético.

Se Deus lançar seu manto sobre você hoje, agora, você saberá discernir seu significado?, Quando Jesus chamou seus discípulos eles estavam “assentados na coletoria... trabalhando, e outros, com as redes nas mãos... trabalhando”, as pessoas mais felizes do mundo são aquelas que colocam a disposição seus  dons e talentos para o bem comum.

Eles reconheceram a grande oportunidade do reino.

III)Aptidão para tomar decisões firmes (v.20B) “Então deixou este os bois, e correu após Elias...”  Conhecimento sem atitude não produz resultados, e atitude sem conhecimento é ignorância.

Saber o que fazer com as oportunidades caracteriza sabedoria. Sabedoria é a faculdade de agir favoravelmente nos momentos oportunos.

Tem pessoas que vêem as oportunidades e as encaram como problemas, porque as circunstâncias exigem delas uma decisão.

Lideres em potencial vêm oportunidades no meio dos problemas, e pessoas que aspiram uma liderança mas não tem potencial algum só vêem dificuldade na oportunidade.

Eliseu abandonou imediatamente aquilo que estava fazendo para seguir Elias, que a partir daquele momento tornaria-se seu mentor no ministério profético.

Se você quiser crescer, seja em qualquer área de sua vida, busque um mentor, ele será a pessoa que te ajudará em seus crescimento.

Há muitos outros atributos neste texto que poderíamos citar aqui, mas vou me deter no ultimo:

IV) Ambição Espiritual (20C). Elias disse-lhe: “pois já sabe o que fiz contigo”.

Eliseu não titubeou, não vacilou, não apresentou desculpas. Ele revelou-se preparado para enfrentar o momento. Nada mudará em sua vida, empresa, faculdade, igreja. Se você não mudar sua maneira de pensar.

Decisões implicam em ações e geram eventos. Querer o favor de Deus, querer ser lider no reino, desejar ser vitorioso(a) em suas orações, em seu ministério, ansear uma igreja melhor, ou até mesmo maior, mas não estar disposto a pagar o preço  de alcançá-las, é o mesmo que acreditar que o vento pode ser conservado para usar depois.

Jesus convidou várias pessoas para segui-lo, muitas voltaram atrás.

Como é o exemplo da parábola da ceia: “Não obstante, todos, à uma, começaram a escusar-se. Disse o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me tenhas por escusado. Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te que me tenhas por escusado.  E outro disse: Casei-me e, por isso, não posso ir.” (Lucas 14:18-20), quem é convidado e não vai perde a grande oportunidade de ser servido.

O diferencial daqueles que sonham ser alguma coisa, e aqueles que se tornam está na ambição do seu coração.

A ambição pode ser tanto negativa quanto positiva. Se for desejo de honrarias, ou poder é negativa, mas não era o caso de Eliseu, ele tinha um desejo intenso de servir a Deus, e por isto, Deus o escolheu para suceder Elias como profeta. “Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar” (v.16b).

Nós pastores precisamos olhar para o rebanho com a visão de Elias, a fim de perceber aqueles que teem potencial para serem lideres espirituais e promover o crescimento destes por meio de um mentoriamento discipular, até que sejam capazes de exercerem um ministério a contento no reino de Deus.

Assim,vejo dentre outras qualidades, estas como importantes para identificar possíveis líderes no reino de Deus.

E, se você é alguém portador destes atributos acima citados, fique tranqüilo, não importa onde esteja, “Deus te enviará alguém que lhe ungirás para profeta”.

Tenha um bom dia na presença do Senhor Jesus!

 

Pr. Paulo César.