AUTORIDADES INSTITUÍDAS POR DEUS

24/10/2011 06:27

_______________________________________________________________________________________________

“ Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano, 14  quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem.”
_________________________________________________
(I Pedro 2:13,14 – N. T)
DEUS é a fonte de toda autoridade no universo.
Levando-se em conta que todos os governantes foram por Ele instituídos, então devemos entender que toda autoridade é delegada por Ele e REPRESENTA sua própria autoridade.
Quando julgado pelo governador Pilatos, nosso Senhor Jesus reconheceu a autoridade dele, ao dizer: “Você não teria autoridade sobre mim, se de CIMA não lhe fosse dada.” (Evangelho de João 19: 11)
Escrevo esta nota a todos aqueles que exercem um tipo de autoridade, e em especial uma autoridade pública.
Quer queira quer não, você é uma AUTORIDADE constituída por DEUS neste tempo! – Ao mesmo tempo em que é um privilégio, é também uma grande responsabilidade. (Tiago 3:1)
 
Em respeito à sua pessoa e à sua autoridade quero manifestar de todo o coração meus sinceros votos de que venha a ser um instrumento de Deus para a promoção do bem, da justiça, da harmonia e do desenvolvimento de sua comunidade, bem como também modelo de uma liderança sólida e exemplar.
Talvez, você encontre dificuldades a principio para compreender como um cargo político, ou civil tenha a ver com Deus, e com questões de AUTORIDADE.
 
O fato é que  Deus perante um mundo de CAOS, ANARQUIA e PECADO, institui autoridades delegadas, a fim de manifestar aos homens uma posição de autoridade diretiva, que os conduza a uma disciplina fundamentada no principio de obediência e ordem.  Respeitá-las, é também respeitar o próprio Deus na condição dos seus representantes.
“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.” (Romanos 13:1)
A Bíblia exorta a todos homens, principalmente aos cristãos, a se sujeitarem às autoridades estabelecidas, e até mesmo orarem por elas, a fim de que tenha uma vida tranqüila.
“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito.” (I Timóteo 2:1,2)
 
Sendo então você uma autoridade, ofereço-lhe como presente a carta magma de Deus. – A Bíblia. Tenha-na como mais alta estima e consideração, pois nela você encontrará o significado de seu chamado.
Abaixo, deixo algumas considerações importantes que carrego comigo, pois sendo uma autoridade Espiritual, devo lembrar sempre que estou perante o Deus que instituiu todo governo; e creio serem válidas para todos eles.
  1. DEUS é a fonte de toda autoridade no universo. (Ev. João 19:11)
  2. Toda Autoridade Instituída por Deus é para a promoção do Bem. (I Tm 2:1,2)
  3. A Obediência a Deus no desempenho de minha função deve ser um alvo.
  4. Sempre estarei debaixo de uma autoridade Representativa de Deus.
  5. Como autoridade, devo sempre ser grato pelo privilégio que Deus me concede.
Que Deus, o supremo Criador e Sustentador  de todas as coisas te abençoe no exercício de seu governo.
 
Pr. Paulo César