COISAS QUE PRECISAMOS LEMBRAR PARA NÃO ESQUECER

26/03/2012 07:22
Quando, pois, o SENHOR teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste, E casas cheias de todo o bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e comeres, e te fartares, Guarda-te, que não te esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. 
____________________________________
(Deuteronômio 6:10-12)
Temos uma tendência a nos esquecermos daquilo que alcançamos um dia com facilidade.
Deus fez promessas ao seu povo no passado, e faz o mesmo para seu povo na atualidade.
Uma terra boa que mana leite e mel era a grande promessa de Deus para Israel, e não é a mesma para nós hoje? “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” (Is 1:19)
 
Ele fez seu povo prosperar e deu-lhes dádivas que eles jamais sonharam receber. “grandes e boas cidades, que tu não edificaste, E casas cheias de todo o bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e comeres, e te fartares”. 
 
Um perigo porém, que podemos incorrer em tempos de prosperidade é o de esquecermos nosso passado.
O conforto, bem estar, fartura tendem a produzir no coração do homem desavisado uma sensação falsa de segurança. Por isto o Senhor exortou seu povo, como exorta agora: “Guarda-te, que não te esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão."
 
Deus é a fonte de toda segurança que precisamos, nele se encontra  todo o poder que realiza as ações necessárias para nosso conforto. Ele é o suprimento básico de todo o cristão, por isto  não podemos nos esquecer de que pior que a pobreza e a falta, é uma vida de abastança e indiferença quanto ao que Deus já fez por nós.
Assim, para não esquecer nosso passado no “Egito”, devemos lembrar sempre dos grandes feitos de Deus a nosso favor. Quais são eles?
 
Lembre-se sempre que Deus prometeu te acompanhar na conquista da sua terra prometida, e você não está só. “Quando, pois, o SENHOR teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais...” Temos uma promessa de uma nova terra, Deus te chama para possuí-la, portanto nunca se esqueça que “aquele que começou em vos sua boa obra, há de completá-la até o dia de Cristo” (Filip.1 :6)
 
Lembre-se sempre que o lugar para onde você vai é fruto de uma promessa de Deus: “Quando, pois, o SENHOR teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria...” Toda boa dádiva que temos vem de Deus.
Não devemos nos esquecer que dele vem a prosperidade que temos. Não é do esforço dos teus braços, nem da sua inteligência ou aparência estética que alcança alguma coisa, mas simplesmente da misericórdia de Deus sobre sua vida.
 
Foi o fato de esquecer-se de Deus em tempos de prosperidade que o rico da ilustração de Jesus em Lucas,  por conseqüência foi para o inferno. Sua soberba, orgulho e prepotência o levou a negligenciar a grande oportunidade que tinha para fazer o bem ao próximo. Era rico, e embora possuía muitos riquezas, acabou sendo possuído por elas ao ponto de servi-las.
Quando questionou a Abraão, a resposta que recebeu dele foi: “Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado” (Lucas 16:25) – você só tem o que Deus te deu!
 
Lembre-se sempre que a vida de hoje é fruto de uma libertação da escravidão passada. “...não te esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão
– Terra prometida, significa também a segurança de um conforto dado por Deus. Somos herdeiros das promessas de Deus dadas aos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. Muitos cristãos se orgulham por causa das riquezas que possuem, como por exemplo: Casas, carros, terras, posses materiais, ações, contratos, empreendimentos e investimentos lucrativos  e acabam se esquecendo de Deus. De que a terra em que estão vivendo é fruto de sua promessa.
 
Lembrar de que Deus é a fonte absoluta de nossa segurança é a chave para vivermos na verdadeira abundancia e piedade apesar do conforto, da fartura e da prosperidade. Davi exorta-nos: “Não confiem na extorsão, nem ponham a esperança em bens roubados; se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração.” (Sl 63:10)
 
Que Deus te ilumine sempre com boas dádivas, mas principalmente a dádiva do reconhecimento e da gratidão por “todos os seus feitos.”
Tenha um dia abençoado na presença do seu Deus!
 
Pr.Paulo César