COISAS QUE UM SÁBIO NÃO PODE DEIXAR DE OBSERVAR

16/04/2012 07:13
“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.  Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.”
_________________________________________________
(Efésios 5:15-17).
·         Quem é que controla seu tempo?
·         Quem é que controla as circunstâncias ao seu redor?
·         Que tipo de semeadura você esta lançando por onde passa? É boa ou ruim?
Paulo chamou a atenção dos Efésios para observarem a forma como eles estavam vivendo a vida. E com certeza estava vivem com insensatez e desprezando a sabedoria. E o porquê de viver com sabedoria?  Os dias são maus! Daí traz a compreensão para entender a vontade do Senhor.
 
Deixarei três sugestões para os sábios praticarem:
1.     O tempo (Ec 3.1-11).
Kronos é o tempo mensurado, com dias, meses e anos. É finito, metódico, controlado, igual para todos. É o tempo linear, que cobramos aos outros e do qual dizemos que «tempo é dinheiro». É o tempo do calendário, o tempo do relógio.
“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu:” 
“Nós sempre reclamamos que não temos tempo, mas vivemos como se fossemos eterno”.
Não ponha os carros diante dos bois, já dizia os mais velhos.
 
2.     As circunstancias.
Particularidade que acompanha um fato, uma situação.
O que constitui, caracteriza o estado atual das coisas; conjuntura: dobrar-se às circunstâncias.
Direito, Fato ou motivo que acompanha o crime ou delito e agrava ou atenua a culpabilidade de quem o praticou: circunstância agravante; circunstância atenuante. Condição, requisito. Bras. Cerimônia, importância.
"Pois a verdade é que Deus fala, ora de um modo, ora de outro, mesmo que o homem não o perceba. Em sonho ou em visão durante a noite, quando o sono profundo cai sobre os homens e eles dormem em suas camas, ele pode falar aos ouvidos deles e aterrorizá-los com advertências, para prevenir o homem das suas más ações e livrá-lo do orgulho, para preservar da cova a sua alma, e a sua vida da espada." (Jó 33:14-18)
Olhe com sabedoria o que Deus está fazendo em sua volta e aproveite as circunstâncias para ser abençoado.
 
3.     A semeadura.
Ato ou efeito de semear. Porção de cereais suficientes para semear um terreno.
"Semeiem a retidão para si, colham o fruto da lealdade, e façam sulcos no seu solo não arado; pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês. 13. Mas vocês plantaram a impiedade, colheram o mal e comeram o fruto do engano. Visto que vocês têm confiado na sua própria força e nos seus muitos guerreiros..." (Oséias 10:12)
A sua semeadura determinara o resultado de sua vida espiritual, pessoal, profissional, familiar e muito mais. As coisas que você está plantando é de fato as que gostariam de colher?
Se não! Então mude a qualidade de sua semente!
 
Deus te abençoe!
Pr. Gilmar Candido