COMBATENDO O VERDADEIRO INIMIGO

04/04/2012 07:08
“Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos.”
__________________________________________________
(II Cor. 10:3)
A criança tem seu mundo próprio. Ela jamais verá a realidade a sua volta enquanto não for uma pessoa adulta, por isto é egoísta e centralizadora na sua própria pessoa. Somente quando for madura terá noção verdadeiramente da dimensão em que vive.
Pelo menos em tese todo cristão deveria ser maduro com relação a esta realidade. Enquanto a criança é limitada pela sua incapacidade de compreender-se, o homem natural também. (I Cor. 2:14) No entanto, a bíblia apresenta o cristão como alguém que tem a mente de Cristo.(I Cor. 2:15) e isto lhe confere uma nova maturidade e visão da dimensão espiritual que se encontra num nível superior ao nível físico.
 
Nossos problemas são de gênese espiritual, e “embora vivamos como homens, não devemos tratá-los da mesma maneira que o homem natural os trata.” (II Cor. 10:3)
Conflitos  pessoais e de relacionamentos são os que mais afligem as pessoas sem exceção. Identificar a raiz de todos eles é fundamental para combatê-los. Por traz de cada problema existe uma raiz espiritual que pode e deve ser combatida. A bíblia apresenta Satanás como principal agente dos conflitos humanos, ele é o verdadeiro inimigo.

 

Nenhuma arma humana poderá derrotá-lo, uma vez que o campo em que se encontra é espiritual, somente com armas espirituais ele poderá ser atingido. “armas de padrões humanos são ineficazes”.
Certo autor escreveu:
Se você não conhece o inimigo e não conhece a si mesmo perderá todas as batalhas
 
Se você se conhece e não conhece o inimigo para cada vitória sofrerá uma derrota
 
Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo não precisa temer o resultado de 100 batalhas.
Assim, para lutar com as armas certas e as estratégias corretas, devemos combater o verdadeiro inimigo e não as pessoas, idéias, ou situações instrumentalizadas por ele, a fim de obtermos mais produtividade, melhores resultados e maior aproveitamento do tempo de que dispomos para alcançar os resultados que ansiamos, e promover o avanço do reino de Deus  na terra.
Desgaste no mundo material atrasa a obra espiritual do reino, tornando inútil e ineficaz os “esforços humanos empreendidos no propósito de evidenciar o reino com poder e glória”.
 
Não é contra pessoas de carne e sangue. A sua luta não é contra o cônjuge, os filhos, o patrão, colegas de trabalho, seu pastor, ou os governantes deste mundo. Todos eles são indiferentes da realidade dos seus corações, alvos do amor de Deus e precisam ser amados por você, uma vez que constituem um potencial muito grande para o reino se vierem a ser alcançados pela palavra de Deus.
 
Minha irmã, meu irmão, você foi chamado por Deus para defender uma causa, por isto Ele te armou com armas de padrões espirituais. Você consegue ver um mundo que o mundo não consegue ver.
Você tem uma luta, você tem uma causa, a causa do evangelho de Cristo. Não deixe que seus problemas aparentes sejam de ordem interna ou externa seja um obstáculo. Enfrente hoje mesmo seu inimigo com as armas da nossa milícia. (II Cor. 10:4)
Em Cristo Jesus,
 
Pr. Paulo César