COMO MOTIVAR AS PESSOAS

22/08/2011 06:29

________________________________________________________________________________________________________ 

“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.”

____________________________________(Mateus 5:13)


Os olhos precisam de vista, a mente de pensamentos, e os ouvidos de palavras. 

Uma pessoa desmotivada não produz nada significativo nem para si e nem para os outros.

Há muitos relacionamentos que são infrutíferos porque são incapazes de se automotivarem.

Pessoas desanimadas não somente vivem desacreditadas da vida como também contaminam aquelas que estão ao seu redor. Palavras como: Não vai dar, isto é impossível, já vi histórias como estas, já passei por isto e nunca consegui, conheço alguém que tentou mil vezes; ele não muda, coitado... são algumas da lista agressiva e desmotivadora.

Com certeza, você não somente já foi vítima de palavras assim, como também ferinamente talvez tenha aplicado-as a alguém.

Sim, somos motivados ou desmotivados dependendo do ambiente, mas acima de tudo, dependendo das palavras que ouvimos.

Comparações, críticas e rejeições são três atitudes verbais que mais derrubam as pessoas, seja no lar, escola, trabalho ou igreja.

Compare as pessoas com outras e diga para elas o quanto elas estão distantes da qualidade, beleza ou capacidade da outra.

Critique seu comportamento, limitação, incapacidade... faça a pessoa pensar o quanto ela é insuficiente naquilo que se propõe a fazer e a buscar.

E por ultimo, rejeite de vez a pessoa, não dando ouvidos ao que diz, ou oportunidade de tentar de novo, ou ignore-a, ou aja com indiferença para com ela, ou balance a cabeça como sinal de desaprovação de sua parte e com certeza você estará contribuindo para matar alguém por dentro com as setas diabólicas do desânimo. 

A melhor arma que o diabo tem é aquela que provoca desânimo nas pessoas; e a melhor arma que Jesus nos oferece por meio do seu exemplo, é aquela que provoca ânimo nelas, ele disse:vós sois o sal da terra”.

Assim, aprendemos com Jesus que a melhor maneira de motivar as pessoas é valorizá-las por meio de nossas palavras. Os discípulos não eram e nunca foram perfeitos, como eu e você não somos, Jesus sabia disso, mas reconheceu o potencial deles a ponto de destacar o grande valor contribuitivo para o reino de Deus na terra e a sociedade da qual eles faziam parte. Você também é sal!, resta saber se é sal com ou sem sabor.

O que faz o sal? Ele tempera o alimento dando um novo sabor, provoca sede naqueles que o degustam e prolonga a vida da carne. Este mundo sem aqueles que têm o Espírito Santo de Deus estaria podre... por isso, assim como a carne precisa de tempero, a terra precisa dos crentes em Cristo Jesus para se manter viva até a sua vinda.

Não deixe que aqueles que fazem parte de sua vida, vivam sem ânimo principalmente por sua causa. Dê-lhes uma dose diária de motivação por meio de suas palavras.

Três coisas você pode fazer para motivá-las:

Primeiro: Reconheça que todo mundo tem defeito, inclusive você e não fale para eles.

Segundo: Destaque, elogie, reconheça e valorize o que têm de melhor e diga para elas.

Terceiro: Mostre a elas que por menor que sejam seus dotes, são importantes para a construção de um mundo melhor! Pois, se o “sal” for sem sabor para que mais serve? - A função do sal é conferir sabor a carne, e do cristão é provocar sabor, alegria, esperança e não dor ao mundo!

Outro fator ligado à motivação das pessoas ao nosso redor, está no fato de que quem motiva os outros vive motivado, pois é capaz de perceber o melhor dos outros.

Só pode dar amor quem tem amor para dar! Você não pode dar aquilo que não tem, e nem plantar uma semente que não existe. Motivar os outros é semear uma semente que está dentro de cada um de nós.

Hoje é um dia oportuno para colocar em prática esta reflexão. Jesus disse que “tudo o que quiseres que os outros te façam, façam primeiro a eles” (Mt 7:12).

Aprendo que quando motivo os outros também semeio para mim mesmo.

Três razoes para você ser um semeador de boas motivações e cumprir seu papel de sal da terra.

1)Tudo o que você distribuir, será isto que retornará para você! 

Quando você respeita alguém, sua virtude será visível, o sorriso que libera será devolvido, o favor feito lhe será restituído. As pessoas terão a mesma atitude com relação a você.

2) Quando Deus decidir abençoar você, ele colocará pessoas em sua vida.

Como o Senhor conhece você e suas fraquezas, e ele quer fortalecer você, colocou em torno de você pessoas diariamente para serem abençoadas pelos seus lábios. É sua a responsabilidade perceber nelas aquilo que têm de bom e apontá-las.

3) Você tem valores que serão reconhecidos por outras que fazem o que você está fazendo.

Sim, todos temos valores, dons e virtudes, muito embora, poucos são os que reconhecem, sempre haverá alguém que notará isto em nós... como Jesus notou nos seus discípulos e disse-lhes: “vós sois o sal da terra”.

Tenha um excelente dia motivado!

Que o Senhor te abençoe ricamente.

 

Pr. Paulo César.