COMO SE RELACIONAR BEM COM DEUS

25/10/2011 07:09

_________________________________________________________________________________________________

 “23  Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24  deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta” ___________________________________________________________________

(Mateus 5:23,24)

Mantemos relacionamentos em três níveis:
  • Comigo mesmo;
  • Com os outros;
  • Com Deus.
Deus não precisa de nada que voce possa lhe oferecer. Aliás nem de voce. Ele é suficiente em si mesmo.
Voce sem ele não é ninguém. Ele sem voce continua sendo Deus.
Não obstante, te escolheu (João 15:16)
“  Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” (João 15:16)
Ele te escolheu porque tem um propósito em sua vida.
Ele te criou para se relacionar com Ele. Voce foi criado à imagem e semelhança de Deus. Por isto o diabo te odeia.
Ele deseja ser semelhante ao Pai, mas não é, mas voce sim!
O fórum local não aceita pessoas mal vestidas lá dentro. Voce não pode entrar lá de qualquer jeito.
Deus também não te aceita de qualquer jeito. Ele ama o pecador, mas não ama os pecados que ele comete.
Se voce não se amar não poderá amar ao próximo;
Se voce não consegue amar ao próximo; não conseguirá amar a Deus. ( O fariseu de Lc 18:10)
Se voce não ama a Deus tá perdido. Não há relacionamento entre vocês.
Para nos relacionarmos com Deus, não podemos ir de qualquer jeito.
Ele deu o melhor que tinha a seu favor. Não aceita menos do que o melhor que voce tem.
“Se pois, ao trazeres ao altar a tua oferta...”
Voce não pode ir de mãos vazias.
 
O ALTAR – é um lugar de adoração.  De reconhecimento.
O que podemos oferecer a Deus? O que temos de melhor para lhe dar?
  • Abrão deu seu filho;
  • Noé deu sua vida;
  • Abel deu os frutos primícias de seu rebanho;
  • A viúva pobre deu as únicas moedas que tinha (tudo)
( O que chamou a atenção de Jesus não foram as sacolas,...)
 
OFERTAS – são tudo aquilo que damos para Deus.
Dízimo, bens,  posses, dinheiro, trabalho, serviço; (Lc 8:1-3)
 
Santificação de vida, também é contribuição a Deus; (Rm 12:1)
Exemplo: Um homem chamado Davi. (Atos 13:36)
Em nosso relacionamento com Deus, precisamos entender que:
O diabo queria comprar Jesus ofertando coisas. O homem se vende por coisas; prazeres, dinheiro,conforto...
  • Coisas não compram Deus;
 
OBEDIENCIA – Sim, esta move o coração de Deus.
Estevão é um grande exemplo. Atos 7:56 “Vejo os céus abertos e o filho do homem, em pé, às destras de Deus”
Nosso relacionamento com Deus é fundamentado em convicções:
 
TRES CONVICÇÕES QUE VOCE PRECISA TER PARA SE RELACIONAR BEM COM DEUS.
Para estar bem com Deus, eu preciso:
 
I)INVESTIR EM SUA OBRA. (23)
Ele investiu a vida do seu filho em voce.
OFERTAS :
  • Dinheiro,
  • oração,
  • Evangelismo,  (Campanhas para arrecadar voto)
  • serviço (Le, Carlito, Geraldo...M.Glória, Anelina, Rosângela, Odias... outros)
Paulo diz que: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (I Corintios 15:58)
Para estar bem com Deus, eu preciso:
 
II) EU PRECISO INVESTIR NOS RELACIOMENTOS COM MEUS IRMÃOS. (23 b)
“te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,”
Se ele tem algo contra ti, é porque voce o ofendeu.(v.21,22)
Ofensas = Pecado. 
  • Traz separação (Is 59:1,2), falta de comunhão.
  • Sinceridade (Mt 5:8/ Hb 12:14)
Aqui só tem pecadores.  A igreja é o único lugar em que há uma placa invisível escrita assim:
‘PROIBIDA A ENTRADA DE PESSOAS PERFEITAS.”
Somos uma família, não porque nos escolhemos, mas porque Deus nos escolheu para sermos seus filhos.
 
Para estar bem com Deus, eu preciso:
III) EU PRECISO INVESTIR EM MINHA VIDA CRISTÃ.
“deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão;” (24)
Relacionamento com Deus só é possível por meio da adoração.
Prioridade:   Comunhão – SER – Acerto do publicano – Lc 18:12
Oferta- FAZER – Erro do fariseu de Lc 18:10
“Hoje se ouvirdes a voz do Esp. Santo de Deus... “ (Hb 3:7)
Voce se relaciona com Deus quando deixa Deus trabalhar em sua vida. Ele quer te dar um novo coração. Um novo Espírito, uma nova vida.
Voce nunca fará mais do que ele fez por voce na cruz.
Ele quer ter comunhão com voce. Voce quer? Deseja? Então, lembre-se, um bom relacionamento com Deus começa quando invisto no meu relacionamento com o próximo, semelhante à mim, e talvez, semelhante a Ele.
Que o Senhor Jesus te abençoe ricamente em seu relacionamento com Ele.
 
Pr. Paulo César