CONSCIÊNCIA POLÍTICA

18/07/2012 06:44
Consciência! Essa é a palavra que muitos precisam ter em nosso país e principalmente aqueles que lideram a causa publica.
Para muitos, política é coisa diabólica e todo político é corrupto. Infelizmente este conceito tem fundamento não por causa do eleitor, mas da maioria dos próprios representantes do povo que abusam e se lambuzam com o poder público. Mas ainda há cidadãos honestos neste país, dignos de nossa consideração e apoio. Talvez você seja um deles!
 
Um modelo político coerente com a Palavra de Deus. A bíblia narra muitas histórias de governos que levaram o povo à prosperidade e outros que levaram o povo à miséria e ruína. No entanto, destaco duas marcantes na história do povo de Israel. São histórias de dois reis: Saul e Davi.  Quais desses políticos você gostaria de ter como seu líder?
O rei Saul, foi o primeiro a governar o povo de Israel. Seu mandato durou apenas dois anos (1 Sm 8-9). Desobedeceu a Deus e, por isso, foi destituído por ele (1 Sm 13:15).
 
Por inveja, tentou matar Davi, seu concorrente e sucessor. O mau de todo tirano é que ele nunca faz uma política pura, pois é incompetente demais para isso.(1 Sm 16-26) - No final cometeu suicídio (1 Sm 31).
Davi assumiu o trono. Sua política e governo fez de Jerusalém a capital religiosa do reino unido de Israel, composto de 12 nações. Foi um homem dependente de Deus em tudo que fazia por isso o seu governo foi próspero até ser sucedido pelo seu filho Salomão. Quando o justo governa a prosperidade se manifesta. O enriquecimento da nação é notória e certa.
 
Esses dois governantes, Saul e Davi, metaforizam a política atual em que nos encontramos agora.
Existe um dito popular que diz que “a voz do povo é a voz de Deus”.
Há controvérsias, porque todas as vezes que nós vemos o povo fazendo escolhas sem a aprovação de Deus se deu muito mal. Leia a Bíblia e verá que escolheram Barrabás, um homicida ao invés de Jesus Cristo, o Messias e Salvador do mundo.
 
O povo escolheu Saul e se deu mal, Deus escolheu Davi,  o    resultado foi uma nação próspera e feliz. Onde um governo leva seu povo à prosperidade ali está alguém que Deus realmente escolheu. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o     Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro desejável” (Jeremias 29:11- Grifo do autor).
É impossível falar de “Consciência Política” em sã consciência, se não levarmos em consideração, o temor e respeito ao Soberano Senhor e Mestre do Universo. Se nossos candidatos à liderança pública, não tiverem temor e respeito por Deus todas os seus motivos e ações serão erradas, espúrias, egoístas e   profanas, para não dizer ... corruptas.
 
A bíblia diz que “Quando um povo tem lideres inteligentes e sensatos, ela se torna forte e firme; mas, quando um povo peca (erra), este povo muda de governo toda hora”. (Provérbios  28:2)
Estamos num ano eleitoral. Prefeito e vereadores governam nossa sociedade como um todo.
Esta, indiferente de ser cristã ou não deve fazer uma avaliação positiva e sugestiva das mudanças e desenvolvimentos que quer para os próximos quatro anos.
 
Seu voto é seu poder de mudanças! Somente se assentará na cadeira de nossa representação aqueles a quem você escolher. Serão quatro anos de alegria ou tristeza. Contentamento ou descontentamento. Satisfação ou arrependimento por ter votado em alguém.
Sua escolha determinará o futuro de sua cidade e região. E ela, sua escolha, trará paz ou opressão à sua consciência. Olha o que diz a Bíblia: “O governante sem discernimento aumenta as opressões, mas o que odeia o ganho desonesto prolongará o seu governo.” (Provérbios 28:16)
 
O problema da corrupção se encontra no coração de homens que amam ganhar dinheiro fácil à custa da máquina pública. Assim, governantes como estes só trazem frustrações para a sociedade.
Uma cidade ou um povo só será próspero se seu representante político for de um coração voltado para o bem da comunidade que representa e for liberto do fascínio: Do poder, do status, do dinheiro fácil e desonesto.
 
O rei Salomão tinha conhecimento de causa dos bastidores da política, por isto pode dizer que: “O prefeito e os vereadores que exercem a justiça dá estabilidade ao município, mas os que gostam de subornos levam  este município à pobreza, miséria e ruína.” (Provérbios 29:4 - Grifo do autor)
Deus te abençoe em sua escolha!

 

Pr. Gilmar Cândido