CRISTO, A PÁSCOA E A FESTA

05/04/2012 07:04
“Pelo que façamos festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade.”
_________________________________________
(I Cor 5.8)
             A festa dos pães asmos (sem fermento) era comemorada logo após a páscoa e tinha um significado que Paulo faz questão de destacar para a igreja dos coríntios.
 
            O v. 7 encerra dizendo: “Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.” Mas, como entender isso?
            A palavra páscoa significa “passar por cima” (Ex 12.27) porque o Senhor passou por cima das casas dos israelitas que estavam marcadas pelo sangue do cordeiro pascal livrando da morte os primogênitos.
 
            Paulo diz que Cristo é nossa páscoa – aquele que nos livra do juízo de Deus, que nos livra da morte, cujo sangue foi derramado e hoje cobre a vida de todo o que nEle crê para que não pereça, mas tenha a vida eterna.
            O unigênito de Deus morreu em nosso lugar para expiação de nossos pecados a fim de ser o primogênito entre muitos (Col 1.13-18).
 
            Celebrar a páscoa é celebrar a salvação alcançada pelo sacrifício de Cristo por nós. Você tem a cobertura do sangue do Cordeiro sobre a sua vida? Já se arrependeu de seus pecados temendo a sua condenação refugiando-se em Cristo?
            No Egito, todos os primogênitos cujas casas não estavam marcadas pelo sangue do cordeiro, morreram. Não há salvação para os que não se refugiam em Cristo.
 
            Como responder a essa salvação? Paulo explica o sentido da festa dos pães asmos como resposta à salvação alcançada em Cristo. Façamos a festa sem fermento. O fermento simbolizava o pecado. O povo que recebeu a salvação deveria festejar a graça e se separar do pecado.
 
Honrar a Cristo, o Cordeiro Pascal, não é apenas guardar uma “semana santa”, fazer abstinência de alimentos, fazer rituais e pagar penitências. Segundo o apóstolo Paulo, honramos a Cristo vivendo uma vida santa (separada do pecado) independente de termos uma data no calendário.
 
À partir do dia em que nos arrependemos e entregamos nossas vidas a Cristo, celebramos o Senhor nos separando do pecado - de toda maldade, egoísmo, inveja, orgulho, violência (física, verbal ou emocional), brutalidade, mentira, ira e malícia.
À partir desse dia buscamos em Cristo uma vida santa marcada pela sinceridade dessa fé e pela verdade que liberta.
 
Que Deus nos abençoe!
Pr Wagner Saraiva