CUIDADOS COM O CORPO E A ALMA

10/02/2012 07:26
“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem."
________________________________________
(I Tm 4:16)
Tudo o que você não cuida, com o passar do tempo, se estraga.
A falta de sabedoria na hora de se alimentar, o excesso de bebidas nos finais de semana, o sedentarismo corrente e os abusos do tempo no uso da tecnologia interativa dos sites de relacionamentos, têm contribuído para que se agrave ainda mais o quadro de passividade física, ocasionando assim, uma necessidade maior de cuidados para com o corpo.
 
A impressão que temos quando vemos as pessoas saturarem as academias de ginástica é que elas estão investindo alto em sua saúde e estética, o que não é ruim. No entanto, parece ser exatamente o oposto, ao estarem ali, estão combatendo os riscos que uma saúde deficiente e descuidada podem se expor.
 
Certos comportamentos freqüentes como estilo de vida, contribuem em muito para que tal pensamento seja fundamentado e fortifique esta impressão. 
Malhar é bom para o corpo, como também, uma balanceada dieta. No entanto, este precisa não somente de cuidados pessoais, como, em contrapartida, de cuidados espirituais. Paulo exorta o cuidado pessoal, “tem cuidado de ti mesmo...”, mas também o espiritual, e “da doutrina”.
 
Jesus alertou quanto às necessidades da alma quando disse: “que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”.
O tempo que se gasta para com os cuidados da alma e do espírito, devem também ser proporcional ao tempo que se gasta para os cuidados do corpo.
 
Cristãos  que investem tempo,dinheiro e recursos na melhoria do estado de saúde do corpo e ignoram a necessidade de crescimento espiritual estão investimento prematuramente na morte de sua comunhão com Deus.
Dia menos dia, à semelhança do galho que quando quebrado vai secando até morrer, mesmo ligado ao tronco, assim será para com a vida da pessoa negligente quanto aos cuidados espirituais.
 
Ao se referir à doutrina, Paulo aponta para o ensino das escrituras que conduzem o homem ao caminho da salvação.
Embora seja desejo de Deus, esta é conseqüência da atenção que o mesmo dá ao que está escrito na palavra de dele. 
Quem obedece aos ensinos de Jesus não somente desfruta das suas promessas quanto abençoa aos que tem a oportunidade de ouvi-lo.
 
Cuide de seu corpo, afinal é dentro dele que você mora, mas não se esqueça  que dentro de alguns anos ele vai ficar, e desprendido dele, será sua alma  e espírito, cujo destino será definido pela qualidade do investimento que você deu a eles. 
“Que todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor  e Salvador Jesus Cristo.” (I Ts 5:23).
No amor de Cristo Jesus.
 
Pr. Paulo César