DESEMBARAÇANDO A EDUCAÇÃO DOS FILHOS

07/02/2012 07:03

“Então, lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam.Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus.”

_______________________________________________

(Marcos 10:13 ,14 -16)

Por falar em crianças, lembro-me quando meu mais velho, Walker, com 2 anos de idade, realizou um feito extraordinário que naquele momento me fez refletir.
Isto aconteceu quando comprei para ele um Velotrol (Triciclo infantil de plástico, semelhante a uma moto) que ele, de tão pequeno que era, mal podia andar nele.
 
Mas, aos poucos ele foi se aproximando do brinquedo, e aprendeu a não somente a sentar-se nele como a se deslocar pela casa toda, empurrando-o com os pés, pois, ainda não havia aprendido a pedalar.
Dia menos dia, ele foi dominando o veículo, chegando a ponto de realizar ousadas manobras e peripécias dentro de casa.
 
A porta da nossa cozinha ficava de frente para o quintal do fundo da casa, a um nível elevado de 25 cm acima do piso da calçada do quintal.
Estando eu assentado nesta calçada ao lado da porta, ouvi um ruído alto e mal me dei conta, vi meu pequeno garoto “voando” pela porta da cozinha afora, montado em seu triciclo e pousando como um profissional de motocross em nosso quintal; poucos meses antes ele não ousava nem mesmo encostar-se próximo à porta.
 
Quão surpreso e impressionado fiquei. Percebi que não havia outra qualidade humana que mais afetava os resultados de nossa vida do que a confiança e a convicção.
Só com a confiança e convicção avançamos com coragem na direção daquilo que acreditamos ser possível ocorrer em nossas vidas. Somente com estes valores enfrentamos os desafios da vida com a fé de que podemos superá-los.
 
Por mais difícil que seja, deixar os filhos experimentarem algumas travessuras enquanto estão crescendo, não podemos impedi-las, pois ações como estas acabam limitando o desenvolvimento pessoal delas.
Jesus adverte a não impedir as crianças de se chegarem a ele. As vezes os pais colocam obstáculos diante dos filhos. Ensinar a criança o caminho de Deus deve ser uma premissa dos pais, e ao mesmo tempo um ato de obediência a um principio bíblico. (Pv. 22:6)
 
Uma atitude dos pais que impede os filhos de chegarem à Jesus. A falta de exemplo dos pais dentro de casa quanto a uma vida piedosa. A bíblia diz: “Vós pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” (Ef. 6:4)
 
Casa de pai é escola de filho, diz o ditado.  Assim, entendemos que um exemplo vale mais que mil palavras. Os filhos devem ser disciplinados segundo a palavra de Deus.
A mesma é rica de sabedoria para com o comportamento humano e no que se refere à educação familiar não deixa a desejar. Se voce é pai, não impeça seu filho de conhecer a Cristo, deixando de discipliná-lo por meio da palavra de Deus.
 
Que o Senhor te abençoe ricamente.
 
Pr. Paulo César