DESPERTAMENTO ESPIRITUAL

25/02/2013 07:30

“Então, se levantaram os chefes dos pais de Judá e Benjamim, e os sacerdotes, e os levitas, com todos aqueles cujo espírito Deus despertou, para subirem a edificar a casa do Senhor, que está em Jerusalém.”

____________________________________

(Esdras 1.5)

 

            Qual era o sono daquele povo? O sono da lei do menor esforço. Nunca vi esta lei escrita em nenhum código, mas ela existe e está sempre em vigor, até mesmo no caso dos judeus quando deveriam deixar a Babilônia e regressar a Jerusalém.

            Isto mesmo! Nem todos quiseram voltar. A viagem era longa, tinha perigos e não havia nada em Jerusalém senão escombros, ruínas e muito trabalho de reconstrução. A babilônia parecia agora um lugar mais cômodo para viver.

            Mas, como estamos falando do plano de Deus, como estamos falando da condução soberana do Senhor a herança de Israel não seria abandonada.

            Voltaram para Jerusalém todos aqueles cujo espírito Deus despertou. E despertou para um propósito que outros preferiram ignorar.

            Ouço muito a expressão “despertamento espiritual” ou “avivamento espiritual” como algo relacionado a emocionalismo, comoções, choros, visões.

Já ouvi a propaganda de lugares “avivados”, mas me frustrei – o que vi foram práticas exotéricas e supersticiosas invadindo a igreja. Mas o pior é que tudo acontecia nas reuniões, porém, nada acontecia na vida das pessoas. Fora daquele lugar, daquele ambiente “espiritual” não eram mais crentes que ninguém e nos bastidores... deixa prá lá.

A bíblia nos socorre nesse tipo de desilusão. O que é despertamento ou avivamento espiritual?

No caso de Esdras vemos que o despertamento espiritual é percebido pela ação de Deus envolvendo o Seu povo no cumprimento de Sua vontade. Então a palavra chave de um despertamento não é emoção, mas envolvimento. O despertamento não é medido pelo choro, mas pelo envolvimento voluntário cheio de fé.

A vontade de Deus está diante de nós. Ela é santa, vale a nossa luta, vale até a nossa vida se necessário. Evangelização, missões, ação social, ensino bíblico, comunhão, serviço cristão são ministérios para crentes despertados para a vontade de Deus.

Deus despertou o espírito do remanescente de Israel para subir à Jerusalém. Se isso não for despertamento, então podemos nos acomodar à concepção ilusória dos jargões místicos que, aliás, até papagaio fala, buscando “experiências” enquanto negligenciamos a nossa missão sob a lei do menor esforço ou o complexo do avestruz.

Precisamos de um despertamento espiritual para que nossas vidas tomem o rumo certo em uma época de tantos desvios.

Precisamos de um despertamento espiritual para assumirmos com prazer o compromisso e as responsabilidades que nos cabem como verdadeiros cristãos.

Precisamos de um despertamento espiritual para nos envolvermos mais no projeto de Deus chamado IGREJA.

 “Assim, pois, não durmamos como os demais,” I Ts 5.6

 

Em Cristo,

Pr Wagner Saraiva