DIREÇÃO E PROVISÃO

21/03/2012 06:30
“Não vos pertence saber os tempos ou as épocas que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas, recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas...” 
_______________________________________________
(At 1.7-8a)
            Depois de proferir estas palavras Jesus foi elevado às alturas até que uma nuvem o ocultou dos olhos dos apóstolos. Eles haviam feito uma pergunta (v.6) que não era uma pergunta qualquer. Era uma questão na qual direcionariam todo o seu trabalho.
            Então, a resposta de Jesus tem uma função diretiva para os apóstolos e para a igreja: sermos testemunhas. Porém, não devemos ver essa missão como um fardo a carregar, como uma tarefa pesada demais, pois, ser testemunha não é assumir o lugar de Cristo na missão. Esta não é uma obra que podemos sustentar em nossos ombros.
           
            A confiança dos apóstolos sempre estava em Jesus. Na pergunta do v.6 eles dizem: “...restaurarás Tu...”. Ele é Deus poderoso e vitorioso sobre as trevas, sobre o diabo, sobre as enfermidades, sobre as tempestades, sobre os homens, sobre o pecado e sobre a morte. É Ele quem pode restaurar. É Ele quem tem poder para conduzir o seu Reino e sem Ele nada mais pode ser feito.
            Por isso, Cristo fala sobre a provisão poderosa que daria aos apóstolos e a nós. A igreja que já tem a presença de Cristo, recebeu também, não apenas o poder, mas o próprio Espírito Santo para cumprir a missão de testemunhar de Cristo.
Isto significava que a obra não iria parar com a Sua ascenção aos céus. De forma alguma! Nem tão pouco sua ausência física significa ausência espiritual. No plano soberano de Deus, Sua obra continuaria através de uma igreja plenamente capacitada.
          
          Considerando os escritos de Lucas vemos uma forte ênfase tanto no evangelho que leva o seu nome quanto em Atos, da presença do Espírito Santo tanto no ministério de Cristo quanto na igreja em todo o livro de Atos.
            A palavra de Jesus com relação ao Espírito Santo garante aos discípulos o êxito da obra. O mesmo poder de Cristo iria operar no ministério deles e da igreja e todos seriam suas testemunhas.
           
            Logo, a obra de Deus, em todo tempo é sustentada e conduzida pelo Seu próprio poder no qual somos habilitados a testemunhar a mensagem do Seu amor.
            Não tema a direção que Cristo nos dá e confie na provisão mais do que suficiente e poderosa do Espírito Santo para a realização dessa obra.
Trabalhemos em total dependência e humildade seguindo a direção do Senhor e confiando na obra poderosa do Espírito Santo.
           
            Sejamos testemunhas que confiam na presença e no poder daquEle que sempre foi e sempre será o motivo de todo o estabelecer do Reino de Deus na face da terra.
            Participe do trabalho de evangelismo! Ore e aliste o nome de algumas pessoas pelas quais sente profunda compaixão e desejo de que venham a Cristo. Seja deliberado nessa ação e compartilhe a graça que tem recebido do Salvador.
Que seja sempre Cristo a nos dirigir na busca do perdido!
Que o poder do Espírito Santo seja sobre nós para testemunharmos desse grande amor!
 
Que Deus nos abençoe!
Pr Wagner Saraiva