DO BOM E DO MELHOR I

25/11/2011 07:33
__________________________________________________________________________________
O que Deus faz - O que Deus diz

_________________________________________________________________________

            Há poucos domingos, lançamos duas pastorais nos boletins. Uma falava sobre o que é bom e outra sobre saber discernir o que é melhor.
            Sem esse discernimento que só a bíblia traz, nossas vidas seriam guiadas de maneira cega para os abismos da desilusão e do engano. Cegos guiando cegos.
“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.” Gn 1.31
A criação de Deus era muito boa. Tudo que Ele fez era bom, pois refletia sua bondade, seu coração, seu cuidado e zelo.
Se a natureza é maravilhosa é porque o criador é maravilhoso.
Poucas pessoas tem condições de viajar o mundo e contemplar os lugares mais belos do planeta, mas nós sabemos que toda maravilha que esses lugares manifestam refletem o nosso criador.
E Deus continua o mesmo em Seu resplendor e glória, em Sua grandeza e bondade. Deus continua maravilhoso e fazendo coisas maravilhosas.
Hoje, em meio a uma humanidade caída no pecado Deus continua agindo no sentido de redimir o pecador, edificar a igreja e manifestar Sua glória; é nesse ponto que as suas maravilhas podem ser contempladas mais uma vez. Ele está agindo (Is 64.4; Jo 5.16-17).
Se queremos provar o que é bom devemos nos envolver orando e discernindo o que Ele está fazendo. O que Deus está fazendo não é diferente do que Jesus fazia.
Ele está agindo através da:
Evangelização – testemunho pessoal;
Obra missionária – avançando para novos campos;
Pregação e ensino – nisso Ele está usando os servos que Ele chamou para isso;
Igreja – purificando-a e capacitando-a para ser sal e luz;
 
            Quer provar o que é bom? Então ore, busque a direção de Deus e com humildade e dedicação, envolva-se!
            Tudo o que Deus faz é bom e Ele faz. Deus é dinâmico, poderoso, forte e nada pode impedir os seus planos.
            Na evangelização, na obra missionária, na pregação bíblica e no dia a dia da igreja, Deus está trabalhando. Nosso maior erro é queremos ditar o ritmo. Se deixarmos Ele dar o ritmo veremos diante de nós desdobramentos que nos desafiam mais e mais; e à medida em que os alcançarmos, teremos outros desafios.
            Estamos dispostos a acompanhá-lO em seu agir, ou vamos fazer as contas, primeiro?
            Temos um Deus que trabalha, que faz; não podemos ser uma igreja que só faz esperar. (I Sm 15.22-23;)
 
            Agora, vejamos uma maneira de desfrutar, na vida cristã, algo de melhor.
“Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.” I Sm 15.22b
            Esta foi a palavra que Samuel deu à Saul. Saul estava totalmente disposto a oferecer sacrifícios a Deus, oferecer do seu “melhor”.
            O problema era que Saul não estava igualmente disposto a obedecer/ atender ao que o Senhor dizia.
Seu coração era obstinado. Era um rei confiante que estava vencendo suas batalhas e não se importava muito em fazer as coisas como Deus queria.
            Obedecer, atender, dar ouvidos à palavra de Deus é viver o melhor que Ele quer de nós “...o obedecer é melhor.... e o atender, melhor...”.
            Às vezes tenho uma preocupação estranha. Me preocupo em pregar quando penso que alguns vão ter dificuldades para atender ao conselho de Deus. Porque Deus tratou isso na vida de Saul como pecado de rebelião e rejeitou Saul como rei (v.23).
Eu sei que muitos ensinamentos constituem um grande desafio para nós, mas nem por isso, podemos ignorá-los ou distorcê-los por conveniência. É por esses ensinos que somos purificados.
 
            Temos lido a bíblia, estudado-a na EBD, nos cultos da semana, temos ouvido pregações e em todos esses momentos, Deus tem falado pela Sua palavra. Isso nos traz uma grande responsabilidade.
Como a estamos recebendo? Deus zela pela sua palavra e não quer vê-la sendo rejeitada. Ele chama isso de rebeldia, obstinação.
Qual foi a última vez que você corrigiu um mal comportamento depois de ouvir o ensino da palavra?
Amemos a palavra de Deus. Nossa fé veio quando a ouvimos; foi ouvindo-a que fomos abençoados inúmeras vezes; foi obedecendo-a que alcançamos muitos livramentos e vitórias e foi atendendo-a que tivemos nossos melhores momentos de comunhão com o Senhor. Então, continue atendendo-a!
Estejamos alertas quanto à armadilha de substituir um comportamento religioso por um coração obediente ao Senhor. Para provar do melhor de Deus precisamos de um coração obediente.
 
            Jesus reafirma que o não ouvir a sua palavra é o mesmo que rejeitá-lO: “Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.” João 12.48
            Podemos ser um povo sempre pronto a atender o que Deus diz em sua palavra nos momentos devocionais, cultos domésticos, na EBD, estudos bíblicos e pregações. Essa é a direção do nosso pastoreio: um rebanho que recebe bem a pregação bíblica e não vive de religião, mas de um relacionamento pessoal com Deus. Deus fala e o seu rebanho atende.
            Quer provar do melhor? Então, ouça com atenção a palavra de Deus e ofereça sobre o altar um coração obediente.
            Numa visão bíblica, a vida cristã nos proporciona do bom e do melhor quando estamos envolvidos no que Deus está fazendo e quando demonstramos um coração obediente.
Participar do que Deus está fazendo e atender o que Ele está dizendo é usufruir do bom e do melhor.
 
Pr. Wagner Saraiva