DO BOM E DO MELHOR - IV

14/12/2011 07:09
_________________________________________________________________________
"Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união..." 

______________________________________________________________________

(Salmos 133:1)
Este era um dos salmos sempre usados pelos judeus nas peregrinações anuais à Jerusalém. É importante lembrar que a nação de Israel surge da divisão da herança dos patriarcas para doze filhos. É uma nação que descende de uma família. São irmãos.
Seu encontro em Jerusalém era um grande encontro de família com o propósito de adorar a Deus e reafirmar sua confiança em suas promessas.
Então, o encontro em Jerusalém era um momento de comunhão, alegria, um momento de ver amigos e compartilhar momentos juntos. Esse sentimento de união era cultivado em toda nação através desse salmo. Na verdade, essa união move o louvor a Deus.
Logo em seguida temos duas comparações (vs. 2 e 3).
"É como óleo "– o óleo era um símbolo do Espírito Santo no VT.
A comunhão é comparada à unção de Deus sobre a vida do seu sacerdote. A comunhão é símbolo da presença do Espírito Santo.
            Esta presença abre os corações para um relacionamento amigável, agradável, alegre, deleitoso. Isto é bom e suave.
"Como o orvalho de Hermom" – o monte Hermom, no limite norte de Israel, é o mais alto de toda região.
Tão alto que o seu pico é coberto por uma geleira durante todo o ano. O derretimento lento e contínuo dessa geleira faz descer filetes de água que abastecem rios e tornam a vida possível ao seu redor.
            A vida em união é como o orvalho de Hermom. É sinal de benção e de vida para sempre. E é uma ordenação de Deus.
 
            Relacionamentos são importantes. Deus nos fez seres pessoais. Isso quer dizer que não fomos criados para o isolamento. O homem só adoece.
            Relacionamentos são difíceis, pois exigem adaptações de uma parte com a outra.
            Relacionamentos são possíveis quando todos querem.
            O evangelho nos conduz ao novo nascimento. Esta fé em comum, por sua vez, nos torna irmãos. Irmãos espalhados por toda a terra para viverem em união, de tal forma, que disso se eleve um cântico de louvor a Deus.
            Viver em união não implica em sermos perfeitos; pelo contrário, implica em aprendermos a conviver com as imperfeições uns dos outros e construir uma boa convivência em cima disso.
 
            Que nossos cultos possam ser assim – momentos de comunhão, alegria onde a benção e a vida do Senhor se evidencie na pessoa do Espírito Santo. Isto é bom e suave.
Provar de algo bom nessa vida é ter um coração aberto para vivermos em comunhão sabendo que somos uma família em Cristo.
"Melhor é serem dois do que um..." (Eclesiastes 9:9)
            O que há de melhor para ser vivido nessa terra, em termos de relacionamento é a convivência entre marido e esposa. É a companhia mais próxima que alguém pode ter; é a ligação mais forte e mais abençoada por Deus.
            "Goza a vida com a mulher que amas" – isso quer dizer: programe os melhores momentos de sua vida para serem desfrutados com a sua esposa. Divirtam-se juntos, viajem juntos;  Invista nessa convivência como a mais importante de sua vida, aquela que precisa ser a mais agradável, a mais harmônica, a mais alegre...
            Muitos homens fazem o contrário: se querem passear, viajar só conseguem pensar em uma pescaria com outros homens. Se querem se divertir só conseguem pensar em jogar bola com outros homens e não fazem nada junto com a esposa.
 
            Desfrute o dom da vida com a pessoa mais importante que Deus colocou em sua vida: a sua esposa – esta é a tua porção nesta vida; é também a melhor porção de todo o seu trabalho.
 
            Não sacrifique o seu relacionamento conjugal por nada nessa vida. Não sacrifique seu casamento por causa de profissão, dinheiro, ou até mesmo por causa de sua mãe. Tenha como meta alcançar e manter a maior e melhor comunhão possível com a sua esposa – torne isso um valor inviolável em seu coração e você protegerá a melhor porção que essa vida pode nos dar.
            Um bom casamento glorifica a Deus, pois reflete a união entre Cristo e a sua igreja.
            Provar do melhor é fazer a vida ser especial através de um relacionamento especial.
Ter do bom e do melhor é ter um coração aberto para a comunhão com os irmãos e amar de todo coração a esposa que o Senhor te deu.
 
Pr. Alberto Saraiva