DOIS LADOS DA MOEDA DA SALVAÇÃO

02/05/2012 07:18
“Tendo em vista a manifestação da sua justiça o tempo presente, para Ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.”
_________________________________________

(Romanos 3:26)
Perdidos dentro da igreja. Fico preocupado com a indiferença, incompreensão e apatia de certos crentes que não obstante serem ouvintes da palavra de Deus, ainda não tomaram uma decisão de obedecer a Cristo quanto aos seus mandamentos mais óbvios com respeito à certificação da salvação.
 
“Todos pecaram e destituídos estão da graça de Deus” (Rm 3:23) – O homem até que decida-se por Cristo como único salvador, está literalmente sem comunhão com Deus e não há nada que possa fazer para mudar isto. Pois é Deus que em seu eterno propósito em Cristo é quem de fato muda esta realidade. A justificação do homem pecador diante de Deus é uma iniciativa divina.  Toda a justiça do homem é um trapo de imundícia. Ou seja, todo esforço do homem de fazer algo para agradar a Deus como um todo e contar com Ele é vão, se não estiver Cristo como padrão de fé para tais ações.
 
A bíblia diz que Cristo Jesus é a justiça de Deus. O pecado não somente maculava o homem como o escravizava, tornando-o sempre incapaz diante de Deus.  Jesus veio para justificar o homem diante de Deus. A justificação, pelo qual Jesus Cristo torna o homem justo (sem culpa) diante de Deus vem quando este o confessa como seu salvador e Senhor.
O que significa que para que o homem seja considerado por Deus, justo e salvo, ele precisa reconhecer Jesus cristo como único e suficiente salvador de sua vida. Confessando-o por meio dos seus próprios lábios, "para Ele mesmo ser justo e justificador daquele que tem a fé em Jesus" (Rm 3:26c)
Dois exemplos: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At. 16:31), “Se confessarmos ao Senhor Jesus, e no teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos serás salvo. Por que com o coração se crê para JUSTIÇA, e com a tua boca se confessa a respeito da salvação.” (Rm 10:9,10).
 
Não podemos driblar a Bíblia. A salvação é como uma moeda. Tem ela dois lados. De um a justificação em Cristo, processada por Deus, e do outro a resposta do homem com relação ao ato de Cristo em redimi-lo, isentando-o da penalidade eterna. Por isto é que a bíblia cita que “já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.” (Rm 8:1)
 
O certificado espiritual não é para pessoas ditas crentes, ou evangélicas, que assiduamente assistem aos cultos e descansam orgulhosamente cruzando os braços quanto à necessidade de sua salvação. Estes jamais experimentarão de fato uma justificação da parte de Deus. Deus não considera como justa a pessoa que não corresponde por meio de suas atitudes o perdão por Ele concedido. Uma vida de preocupação com o próximo, ou mesmo com suas responsabilidades morais, bem como com a prática do ensino de Cristo é uma premissa de todo aquele que um dia foi justificado por Deus.
 
Alguns abraçam somente um lado da moeda. A mensagem de que Cristo é o nosso salvador. De fato, na cruz, Jesus nos perdoa do pecado herdado em Adão e dos praticados contra Deus como sinônimo de rebeldia, vindo assim a nos liberar do peso e da condenação do pecado, tornando-nos justos (sem culpa) diante de Deus, e dispensando todo esforço de nossa parte de fazer algo por nós mesmos para sermos justos diante de Deus. Este é um lado da moeda. Jesus sem culpa alguma fez isto por nós.
 
O outro lado da moeda tem a ver com a segunda parte da mensagem da salvação. Muitos ditos cristãos, parecem ainda não terem entendido que, embora não sejam justificados (salvos) por suas próprias obras e merecimentos, a conseqüência evidente da justificação em Cristo é a prática das boas obras que a bíblia ensina. “Toda escritura é divinamente inspirada e útil para aperfeiçoar o homem de Deus para a prática das obas obras” (II Tm 3:16,17). Que obras? – Claro e evidente: Os mandamentos bíblicos, e o bastismo é um deles.
 
Somente quem é justificado por Cristo vive uma vida digna do evangelho. Assim, entenda a matemática seguinte: Conhecimento – prática = hipocrisia,
Prática - Conhecimento = Ignorância, e
Conhecimento + Prática = Salvação.
"Quem não procura viver de modo digno da salvação em Cristo, ainda não foi salvo"
No amor de Cristo,
Pr. Paulo César