ELE DEVERIA TER IDO

10/05/2012 06:33
“Na primavera, época em que os reis saiam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus  oficiais  e todo o exercito de Israel; e eles  derrotaram os amonitas e cercaram Rabá. Mas Davi permaneceu em Jerusalém. Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho, ...Davi mandou que a trouxessem e se deitou com ela, ...”
___________________________________
( 2 Sm 11:1 -4)
"Um homem segundo o coração de Deus", é que como a Bíblia chama a Davi. (At. 13:22). Ele foi um dos mais extraordinários servos de Deus na antiguidade. Guerreiro valente, comprometido com o reino de Deus, dotado de talentos e dons. Por suas mãos Deus deu grandes vitorias ao povo de Israel. Seus inimigos só encontravam descanso quando estavam  em suas mãos.
 
Contudo Davi caiu na artimanha satânica. A tentação, a grande isca do diabo para levar o homem à queda, seduziu o coração daquele “que era segundo o coração de Deus”.  O cristão não pode ficar desprevenido quanto às constantes e freqüentes ciladas do diabo. O diabo nunca descansa, por isto você também não pode descansar, principalmente em tempos de prosperidade.
 
O reino de Davi estava prosperando. Havia avançado muito e conquistado muitos terras e povos. Davi já contava com um exército de homens capazes. Eram verdadeiros heróis vivos. Estes homens o ajudaram a promover o reino de Israel. No entanto, você não pode se esquecer que o diabo costuma tentar-nos depois que experimentamos uma grande vitoria espiritual.
 
A Bíblia não esconde os grandes, e nem os pequenos erros dos homens de Deus. Foi numa primavera, tempo em que os reis costumavam partir para a guerra, que Davi ficou em casa, no seu confortável palácio. Ele como rei, deveria ter ido junto com seus soldados, mas não foi. E justamente nestes dias que Davi ficou em casa, foi que Satanás aproveitou a grande oportunidade de derrubar o herói de Israel.
 
Satanás, uma vez conhecendo as portas de entrada da fraqueza do homem, o tenta naquela área.
Sansão caiu porque tinha fraqueza por mulheres, Judas caiu por que tinha fraqueza por dinheiro, Pedro caiu porque sua fraqueza era seu orgulho próprio, dizem que o que mata o gato é sua autoconfiança, e foi o que levou Pedro à queda. Davi também caiu neste erro. Confiou demais em sua própria segurança e descuidou de sua guarda.
Todos temos uma fraqueza que precisa ser vigiada o tempo todo, “em tempos de prosperidade” e  “principalmente em tempos de guerra”, e em nossa batalha espiritual contra o diabo não há tempo para relaxar e nem baixar a guarda!
 
Quem deve ir para a guerra e não vai dá lugar para o diabo agir na sua vida. Time que não faz leva, já diz o ditado.
Se você relaxar a guarda da oração e da leitura da palavra deixando de atentar para os comandos de Deus para sua vida, certamente o que vai acontecer com você é o que aconteceu com Davi. Ele caiu porque subiu para o terraço do palácio. Lá ele viu uma mulher nua, muito bonita tomando banho, ... e a desejou ao ponto de cobiçá-la.
 
Quem deve ir para a guerra e não acaba pecando. Por conseqüência abusou do poder e mandou buscá-la para si, mesmo sendo esta casada. E foi ali mesmo no terraço do seu palácio que Davi cometeu  seu segundo adultério, o primeiro foi na mente, na hora que viu a mulher nua e a desejou (Mt 5:28), e o segundo quando consumou o fato após mandar buscá-la. (v.3,4)
 
Ele devia ter ido, mas não foi. Deus não nos chamou para ficarmos ociosos no reino dEle. A você não foi dado por Deus o poder de ser, fazer ou ter o que tem, é ou faz apenas para ficar na ociosidade.
Deus te chamou para ser um militante da sua causa. Quem não vai deixa de trabalhar na obra de Deus e passa a dar trabalho.
Paulo recomenda-nos dizendo: "Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou". (II Tm 2:4).
 
Fica o conselho para nós: Eu e você! – a primavera é muito bonita, mas não deve encantar nossos olhos ao ponto de ficar servindo de papel de parede para as sacadas de nossas casas.
Isto nos levará a ficar dormindo enquanto nossos irmãos estão na linha de frente da batalha. O inimigo não descansa, nós também não podemos descansar. Ficar em casa dormindo, descansando ou no ócio, é um contraste com relação ao nosso chamado. Davi viveu este contraste. "Mas Davi ficou em Jerusalém" quando deveria ter ido.
 
Não são poucos os missionários, pastores, lideres e até mesmo ovelhas que ficam engordando dentro de casa nos dias de cultos, campanhas, e trabalho cristão. 
Ele devia ter ido, e você? – o que vai fazer hoje, qual é o chamdo que Deus te deu?
No amor de Cristo, vá! – não fique parado! Tudo que fica parado, tende a ser usado pelo diabo.
 
Pr. Paulo César