ENCARANDO AS BATALHAS DE FRENTE

17/08/2012 07:33
“Depois disso, os moabitas e os amonitas, com alguns dos meunitas, entraram em guerra contra Josafá.” 
____________________________________________________
(II Crônicas  20:1)
Quais são as suas maiores batalhas hoje? A Bíblia nos conta sobre a história de um rei de Judá chamado Josafá.
Em um determinado momento da sua vida ele precisou encarar uma grande batalha de frente. Essa batalha é relevante para nós hoje, porque estamos sempre enfrentando verdadeiras batalhas em nosso dia-a-dia: batalhas financeiras, batalhas em nosso emprego, batalhas pela saúde - todos os tipos de batalhas surgem em nosso cotidiano.
 
Josafá ficou sabendo por um amigo que três nações inimigas estavam vindo contra ele, com o intuito de atacá-lo.
As perspectivas não eram muito boas, pois eram três nações contra Israel: Os moabitas, os amonitas e os meunitas. 
Qual  o princípio para podermos vencer as batalhas de frente?
I. Identifique o inimigo
"“Depois disso, os moabitas e os amonitas, com alguns dos meunitas, entraram em guerra contra Josafá"

I- Quem costuma ser o nosso maior inimigo? 
Nós mesmos,  a maneira como reagimos: medo, insegurança, desespero ou ainda a inércia (Parar no tempo) 

Qual  o princípio para podermos vencer as batalhas de frente:
II- Leve o problema a Deus 
“Alarmado, Josafá decidiu consultar o SENHOR e proclamou um jejum em todo o reino de Judá. Reuniu-se, pois, o povo, vindo de todas as cidades de Judá para buscar a ajuda do SENHOR.” (2 Cronicas 20:3,4)
 
Qual  o princípio para podermos vencer as batalhas de frente:
III- Admita sua incapacidade
“Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti”. (2 Crônicas 20.12) 
 
Qual  o princípio para podermos vencer as batalhas de frente:
IV - Descanse na fé
“ Assim lhes diz o SENHOR: ‘Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.” (2 Crônicas 20:15)
A batalha pela salvação: Assim como muitas vezes tentamos vencer as batalhas a partir das nossas próprias forças, também acabamos em alguns momentos tentando alcançar a salvação a partir do nosso próprio esforço. 
 
A Bíblia nos diz: “Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele” (Colossenses 2.6). Nós não batalhamos pela salvação, mas a recebemos através de Jesus.
 
Qual  o princípio para podermos vencer as batalhas  de frente:
V- Não fuja da batalha

“Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições, permaneçam firmes e vejam o livramento que o SENHOR lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o SENHOR estará com vocês.” (2cronicas 20:17) 
 
Quem são os verdadeiros inimigos contra os quais tenho lutado (lembre-se não adianta tratar apenas o sintoma, é preciso cuidar da doença)
 
Tenho levado meus problemas à Deus antes de tentar resolve-los? 
Sou capaz de admitir que não terei condições de encarar sozinho as minhas batalhas? 
Tenho descansado na fé ou tenho tentado resolver do meu jeito? 
Tenho fugido ou tenho encarado minhas batalhas (na dependência de Deus)? 

Pr. Odair Augusto