EXAME DE PATERNIDADE

15/08/2012 07:42

"Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós. Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai. Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fósseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão". 

_______________________________________________________

(João 8:37-39)

Ação e reprodução são comportamentos distintos de todo mundo. As diferenças de comportamento porém, entre as pessoas encontram fundamentos na aprendizagem adquirida com seus mentores: Pais, professores, amigos e, ou inspiradores.  A fé cristã não é diferente. Assimilamos a fé em Cristo e em sua palavra à medida em que andamos com Ele.

 

Pedro foi reconhecido pela sua ousadia, justamente porque ela era uma imitação da ousadia do próprio Senhor. "Ao verem a intrepidez de Pedro, reconheceram que ele havia andado com Jesus." (Atos 4:13). Assim, um relacionamento íntimo com alguém tem a tendência de intercambiar o caráter de um para com o outro. Pedro absorveu a ousadia do Mestre e incorporou o seu Espírito nos seus próprios atos.

 

Os judeus se escandalizaram com Jesus, uma vez que ele afirmava ser um enviado de Deus, e sentiram-se ofendidos quando criticados por Ele, quanto às suas atitudes e comportamentos incrédulos e indiferentes à mensagem divina, ao ponto de desejarem matar ao Senhor Jesus. A afirmação de Jesus foi uma só: " Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai.

 

Assim, Jesus revela que nossas ações e comportamentos estão diretamente ligados à herança paterna. "Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto do vosso pai.". No entanto, a contradição entre um pai e outro, é revelada justamente pelo comportamento dos filhos. Jesus pregava o amor, os judeus o ódio.

 

Quando o filho, no plano terrestre não tem certeza de sua paternidade, e na maioria das vezes, a própria mãe, faz - se um exame de DNA, ou seja, um teste de paternidade. Um de teste paternidade ou maternidade é um TESTE conduzido para estabelecer se uma pessoa é a MÃE biológica ou o PAI biológico de um certo indivíduo. 

 

Abraão é considerado pela bíblia como o pai da fé. "De sorte que os da fé são considerados filhos do Crente Abraão". A fé de Abraão é caracterizada pela obediência à palavra de Deus, quando Este solicitou o sacrifício de seu filho Isaque. O qual sem questionar atendeu prontamente.

A resposta divina para Abraão foi: "Basta, agora eu sei que me amas, pois não me negaste o próprio filho".

 

Todos que se dizem cristãos, o fazem querendo demonstrar com isto que são filhos de Deus. não obstante, o comportamento incondizente com o amor de Deus revela que na verdade, à semelhança dos Judeus, estão enganados com relação ao pai a quem imitam. A quem você imita?

 

Jesus faz o TESTE DE DNA, dos judeus, quando lhes diz: "Se fósseis filhos de Abraão, fariam as obras de Abraão". (v.39) Em outras palavras, com esta pergunta Jesus estava dando a resposta que eles não sabiam.

 

E qual foi? - OBEDIÊNCIA IRRESTRITA À VOZ DE DEUS, REVELA NOSSA FILIAÇÃO COM DEUS.

"Quem é de Deus escuta as palavra de Deus, por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus." (vs. 47)

 

No amor de Cristo

Pr. Paulo César