EXERCENDO UMA INFLUENCIA POSITIVA

07/08/2012 07:37
"E, quando ouviu falar de Jesus, enviou-lhe uns anciãos dos judeus, rogando-lhe que viesse curar o seu servo. E, chegando eles junto de Jesus, rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isto, Porque ama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga." 
_____________________________________
(Lucas 7:3-5)
Fala-se muito em desenvolvimento de pessoas por meio de treinamento, orientação, reeducação, liderança, coaching. Empresas pagam caro no investimento de capacitação pessoal dos seus empregados afim de conduzí-los a uma nova mentalidade produtiva nos relacionamentos. O que não deve ser desprezado.
 
O princípio de se preparar para crescer é fundamental para que o crescimento se manifeste. O Senhor Jesus implantou sua igreja nesta terra, e para tanto investiu no treinamento de 12 homens, durante três longos anos. O resultado, você que Le agora este artigo já sabe. Quem quer crescer, seja qual for  o nicho de mercado ou instituição a que se pertence, mesmo a religiosa, precisa se ajustar ao principio de que crescimento é uma construção relacionamentos interativos e positivos para o todo.
 
Assim, falar de relacionamentos também implica em falar de influencia. A igreja de Cristo foi chamada para ser influente neste mundo, enquanto no cumprimento de sua missão. Afinal, seu mestre disse: "Vós sois o sal da terra". (Mt 5:13), Todos sabemos a influencia do sal nos alimentos.
 
Quero destacar porem, os fatores de uma influencia positiva na vida das pessoas. O texto nos apresenta a intercessão de um grupo de judeus junto à Jesus a favor de um centurião romano, homem que à princípio deveria ser rejeitado pelos judeus, uma vez que representava o poder opressor de um exercito inimigo presente e dominante sobre a comunidade de Israel.
No entanto vemos que sua influencia era tão positiva, que ao invés de gerar ódio na comunidade, gerou reconhecimentos de dignidade. Tudo o que você faz é atraído até você pela maneira como você pensa e age.
 
Vale lembrar que a influencia que exercemos sobre os outros pode ser tanto positiva quanto negativa. Neste contexto, será exatamente isto que sobrevirá como provável colheita de nossas ações. Este homem recebeu o favor de uma comunidade como prova de reconhecimento dela, de que ele era "digno de receber um milagre da parte de Jesus", tão somente porque "era amigo do povo". - Isto nos leva a pensar, que o relacionamento que ele nutria era estimulado pelo seu real interesse nas pessoas e não naquilo que elas poderiam lhe oferecer. Como você se relaciona com as pessoas?
 
Sua influencia é notada pelas suas ações. O que falamos influencia o pensamento das pessoas e pode levá-las a novas atitudes, mas nada é tão forte quanto os exemplos daquilo que fazemos. "Porque é amigo do nosso povo, e ele mesmo nos construiu uma sinagoga". (v. 5).
 
O político em nosso pais ( e todos os outros) são mal vistos justamente porque promete muito e faz pouco. Daí não exercerem nenhuma influencia capaz de inspirar pessoas a novos comportamentos. O centurião "fez" algo a favor do povo, sem nem ser candidato. Plantou, colheu! - recebeu de volta o reconhecimento de "cidadão honorário", "pois ele é digno".
Muitos profissionais são mal vistos nas empresas,
Muitos maridos não são levados a sério nos seus lares, por suas esposas ou filhos,
 
Lideres de pessoas são olhadas com desconfiança e ceticismo. Isto se dá justamente porque são observadas pelas suas atitudes, e estas geralmente não são positivas o suficiente para convencer as pessoas de que tais pessoas devem ser creditadas.
Este foi o mal dos sacerdotes do tempo de Jesus, a classe dos fariseus. Observando a vida deles, o Senhor disse: "Os fariseus se assentam na cadeira de Moisés, ... façam tudo o que eles falam, mas não façam conforme suas obras... uma vez que não praticam o que ensinam" (Mt 23:1). A igreja é levada a sério ou não pelo comportamento que nutre no meio em que se encontra. Você é a igreja de Cristo!
 
Liderança não é posição, e sim influência positiva. Muito embora, o exemplo negativo possa ocorrer, o verdadeiro líder é aquele que conduz novos comportamentos por meio de sua influencia de modo que esta venha contribuir para o bem de muitos. Jesus deu sua vida em favor da humanidade, hoje ela respira seus mandamentos e princípios em todo o mundo.
 
Títulos, status, posições, geralmente são ambicionados por quase todas as pessoas. Poucos são aqueles que desejam ser modelo para rebanhos. Paulo orienta o jovem pastor Timóteo a "Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê modelo para os fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza." ( I Tm 4:12)
Pessoas precisam de um padrão a ser seguido. Jesus embora seja este padrão deve ser reproduzido por aqueles que se espelham nele para uma vida melhor, na construção de seu reino.
 
O que você faz é mais importante do que o que fala. Alguém disse que as palavras constroem, mas os exemplos arrastam. Os grandes falantes da sociedade são pessoas que comunicam ensinos para que os outros mudem. Mudem suas idéias, conceitos, opiniões e comportamentos, mas a maioria delas tem dificuldade de mudarem a si mesmas. somente quem consegue experimentar mudanças em si mesmo primeiro pode influenciar positivamente mudanças nos outros. Assim, estará preparado para exercer uma influencia positiva num mundo negativo, e sem Cristo.
 
No amor de Cristo Jesus,
Pr. Paulo César