FORÇA NO DIA DA ANGÚSTIA

30/08/2011 08:04

_____________________________________________________________________________________________

“Se te mostrares frouxo ou fraco no dia da angustia, tua força será pequena.”

___________________________________(Pv 24:10)

Toda lâmpada tem uma resistência própria. Não obstante, sua capacidade um dia irá sofrer o impacto de uma sobrecarga.

A corrente elétrica  que hoje lhe dá vida é a mesma que poderá matá-la.

O  homem não é muito diferente da lâmpada, com exceção do fato que, no seu caso, pode exercer uma escolha, “se te mostrares frouxo no dia da angustia”, ou seja, pode escolher não permanecer fraco, submisso às circunstâncias, pressões ou adversidades que o aflijam.

Três fatos que matam a lâmpada:

1) Uma tensão muito alta, ou sobrecarga.

2) O desgaste natural.

3) A incapacidade de se fortalecer.

Muito embora o homem possa ser vítima destes três fatos simultaneamente ou de qualquer um deles isoladamente; e vir  a sofrer ou se queimar, a sua capacidade de resistir é maior quanto for maior o seu esforço em se mostrar forte e de lutar contra o problema manifesto no dia da angústia.

O dia da angústia é inevitável. Talvez um dos fatores que influenciam a fraqueza das pessoas neste dia seja o fato de não estarem preparadas. Eclesiastes 7:14 nos diz: “No dia da prosperidade, considera...”

Quem pula de um avião de pára-quedas deve ter certeza de que carrega o reserva. 

Quais são as considerações a serem feitas?

1) Primeira: Minha visão do problema determinará minha condição ou estado emocional.Se fraco ou forte.

Como você se vê frente à adversidade? Como se sente diante de uma situação difícil?

Sim, a maneira como você olha para a vida, as pessoas ao seu redor, as oportunidades ou dificuldades vão determinar sua postura no dia da angústia.

A bíblia diz que “assim, como imagina em seu coração, assim é você” (Pv. 23:7).

Você tem o valor que você próprio lhe dá. Por isto Jesus lhe desafia a buscá-lo.

A palavra de Deus diz que nosso coração é corrupto, mas que Ele quer substituí-lo: “Dar-vos-ei coração novo, e colocarei dentro de vós espírito novo...” (Ezeq. 36:26).

Você precisa reconhecer que no dia da angústia, um novo coração e um novo espírito nos fortalecem.

2)Segundo: A força necessária para vencer ao dia da angustia é diretamente proporcional ao investimento que faço para superar os desafios de cada dia. É como manter sempre o tanque de gasolina do carro cheio, quando o combustível entra na reserva, só resta correr ao posto e abastecê-lo.

Muitas pessoas são apanhadas de surpresa em seus casamentos, empregos, relacionamentos e tentações, justamente porque na rotina do dia-a-dia não se preocupam em se alimentar da palavra de Deus... quando chega a adversidade, tentação ou fatalidade, são vencidas por elas, uma vez que desprezaram a palavra de Deus, se encontram fracos o suficiente para passivamente serem subjugados pelas circunstâncias.

Jesus adverte quanto a esta realidade ao dizer: “Todo o homem ou mulher que ouve as minhas palavras e as pratica será considerado  prudente, que construiu sua casa sobre a rocha, vieram as enchentes, os vendavais, e as chuvas, e bateram forte contra aquela casa, que não caiu, pois fora construída sobre a rocha.” (Mt 7:23)

– A rocha que alicerça a vida do homem no dia da angústia é Jesus Cristo, sob a palavra dele, Satanás não tem vez, os problemas deixam de serem problemas, as circunstâncias e fatalidades são encaradas como oportunidades de crescimento, de ver a mão de Deus agir a favor daquele que crê nele.

Se a fé presente for menor que o poder da sobrecarga da angústia, fatalmente você será derrubado, por isto, não se esqueça, a força  necessária para vencer ao dia da angústia é diretamente proporcional ao investimento que faço para superar os desafios de cada dia.

3)Terceiro: Não somente preciso investir para superar os desafios de cada dia, como também preciso reconhecer que não há problema tão pequeno que deixe de me afetar, nem tão grande que não possa ser superado. Jesus disse: “Tudo é possível para aquele que crê”  - Crês???, não se pode esperar o dia da angústia assentado!

Assim, aprendo que a fé me ensina que tudo aquilo que é negativo e nocivo a mim é real, porém, encarado do ponto de vista da fé, deixa de ter a dimensão de fácil ou difícil, para solucionável!.

Não há problema ou desafio que Deus não supere pelo seu poder.

Somos afetados por toda sorte de males. A bíblia está repleta de exemplos de homens e mulheres que foram vitimas das mais variadas circunstâncias, mas que também venceram porque se submeteram ao poder da palavra!

Deus só não vai agir em sua vida, seja qual for  a área, se seu coração não estiver disposto a obedecê-lo.

Casamentos, relacionamentos, profissões, vidas estáveis e prósperas, homens e mulheres firmes na fé cristã que de um dia para o outro caem no pecado e fracassam...

Fracassam porque cedem negligentemente frente as circunstâncias de suas vidas, fazendo pequenas concessões ao pecado, falta de fé ou desobediência à palavra de Deus. 

Quando se manifesta uma dose maior de pressão do inimigo, não encontram forças para lutar.

Que não seja este o seu caso, mas se for, creio que estes três conselhos poderão lhe fortalecer para que “no dia da angústia” tua força seja maior do que a força do inimigo.

Que Deus te abençoe ricamente neste dia!

Pr. Paulo César.