FORTIFICANTE PARA A ALMA

15/02/2012 07:10
“Tu pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.”
(II Timóteo 2:1)
Somente quem experimenta o agir do Espírito de Deus nele, pode ter o privilégio de buscar o fortificante espiritual derramado por Jesus na cruz a seu favor.
 
Paulo escreve ao jovem Timóteo, e o chama de “filho meu”. Afinal, toda pessoa que nasce para a vida cristã, por meio da influencia de outro cristão torna-se deste, filho na fé. Sinônimo desta palavra é discípulo. Timóteo era discípulo de Paulo, por isto, a expressão “filho meu” como demonstração de intimidade no relacionamento de ambos.
 
A graça de Deus se manifestou a todos os homens mediante Jesus Cristo seu filho. Deus colocou à disposição de todos os homens o seu poder, como também sua presença magnífica. Quando o homem abre o seu coração para  a palavra de Deus e o busca com intensidade, então Deus se manifesta a ele, e vem morar nesta pessoa.
 
Uma profunda tristeza com relação aos valores mundanos se dá no coração desta pessoa, de modo que volta-se  para Deus e sua obra, a fim de cada dia, se purificar dos males terrenos. Entende que “se guardar a iniqüidade no coração, o Senhor não o ouvirá” (Sl 66:18)
Timóteo é aconselhado por seu pai na fé, a se fortificar na graça de Cristo. O mesmo serve para você agora.
 
Como podemos fazer isto?
Nos fortificamos na graça de Cristo, à medida que partilhamos sua palavra. Ele disse “Examinais as escrituras, pois cuidas ter nelas a vida eterna, e são elas que testemunham de mim” (João 5:39)
A  palavra de Deus é alimento para a alma, e vida para  o corpo. (João 6:56) “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele.”
 
Nos fortificamos na graça de Cristo quando manifestamos amor aos outros. A maior de todas as virtudes é a do amor. Jesus nos convida a amar incondicionalmente à semelhança do amor que demonstrou por nós. Quem ama ao próximo ama a Cristo. “Nisto , todos conhecerão que sois meus discípulos.” (João 13:34).
 
Há aqueles que se fortificam no conhecimento secular, e negligenciam o espiritual. Estes jamais poderão revelar as virtudes de Cristo em si. Uma vez que não se preparam acabam ficando fracos, tanto no amor quanto na palavra de Deus, e cedo ou tarde, cairão no buraco de sua indiferença.
Somente Cristo é a fonte da verdadeira graça “fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.”
Se ele não for a fonte que alimenta você na caminhada cristã com certeza fraco está.
Portanto, escolha sempre andar na graça fortificadora de Cristo Jesus. E estará sempre firme.
Em Cristo Jesus,
 
Pr. Paulo César