HOMENS FORTES - I

09/05/2012 07:07
“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” ___________________________
(Josué 1.9)
Homens fortes. A pretensão desse tema não é a presunção, nem a vaidade ou auto-suficiência masculina.
As circunstâncias tem exigido de nós que sejamos fortes.
O curso do mundo é errado, sem sentido, mas é forte e tende a atropelar e esmagar seus opositores. Valores invertidos, filhos ingovernáveis, lares desfigurados, descrença na família, problemas múltiplos e sérios, solidão.
 
Creio que o sexo masculino tem vivido uma crise existencial sem precedentes. Qual é o papel de um homem na sociedade de hoje, que função ele tem? Protetor? Provisor? Sábio conselheiro do lar? Autoridade da casa?
No mundo, o perfil masculino tem mudado. É com assombro que percebemos no homem pós-moderno traços preocupantes:·       
* impaciência e fuga (facilmente abandona esposa e filhos);
* covardia e indiferença (já que não há mais diferença de gêneros, acabou o cavalheirismo e o senso de proteção);
* solidão e amizades superficiais (o movimento homossexual faz com que os homens evitem laços maiores de amizades).
 
Como reconstruir a cultura bíblica de funções masculinas no lar e na igreja? Quais erros precisam ser corrigidos em nós?
Com certeza, erros foram cometidos e continuam sendo (preguiça, ignorância, brutalidade, violência, opressão, autoritarismo, abuso, negligência e um caráter que não inspira confiança ou admiração).
 
O mundo precisa de homens fortes que estejam dispostos a corrigirem seus erros e cumprirem o plano de Deus para suas vidas no lar, na sociedade e na igreja.
Precisamos ser fortes – as circunstâncias o exigem, as necessidades de nossas famílias e igreja o exigem. Eles também sofrem por não terem o homem exercendo seu papel.
 
E por último, Deus quer que sejamos fortes. Foi isso que Deus ordenou a Josué quando Israel estava prestes a enfrentar um de seus maiores desafios: “Sê forte e corajoso;”.
“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” 
QUEM MANDOU?
            Quem nos fez homens e traçou um perfil, um papel, uma função para nós? Foi Deus. Ele mandou e está conosco por onde quer que andarmos.
            O que poderia deixar Josué pasmo, espantado, temeroso e/ou desanimado? Com certeza, muitas coisas! Por isso Deus lhe deu uma ordem que deveria refrescar sua memória todos os dias (1.9).
          
Como diz Bill Mills: Na “arena da vida” nossa estrutura é provada.
Lutamos pela vida enquanto o inimigo quer nos matar, roubar e destruir. Mas, é também nessa arena que nossos sentidos de defesa e ataque se despertam para enfrentar o inimigo de nossas almas. Deus está conosco nessa arena para nos tornar fortes.
Portanto, no dia de hoje, viva na força que Deus te deu!
 
Em Cristo, 
Pr. Wagner Saraiva

* ->>> continua