HOMENS FORTES TAMBÉM PROVAM DERROTAS

14/06/2012 07:07
"6 Então, Josué rasgou as suas vestes e se prostrou em terra sobre o rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre a cabeça. 7  Disse Josué: Ah! SENHOR Deus, por que fizeste este povo passar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazerem perecer? Tomara nos contentáramos com ficarmos dalém do Jordão. 8  Ah! Senhor, que direi? Pois Israel virou as costas diante dos seus inimigos! 9  Ouvindo isto os cananeus e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e, então, que farás ao teu grande nome?" _____________________________________________
(Josué 7:6-9)
            A segunda campanha de Josué foi uma derrota vergonhosa e o deixou em desespero. O coração do povo se derreteu. Josué viu-se no meio de povos inimigos que saberiam de sua derrota e se animariam por destruí-lo.
            Acã pecou e Israel caiu.
            Josué se humilhou e buscou uma resposta de Deus. Quando vemos que o rumo das coisas não está bom, que estamos sofrendo derrotas no lar e na vida espiritual, então, devemos nos preocupar e buscar uma resposta de Deus.
            O tentador está sempre à espreita (7.21). Compare o relato de Acã com Gn 3.6.
            Satanás continua despertando cobiças capazes de nos levar à desobediência e derrota. Ele ronda nossa família e procura uma oportunidade de atingir a todos. O pecado de Acã foi imputado a todos e acendeu a ira de Deus contra Israel (11).
            Mas, a ordem de Deus a Josué foi: levanta e santifica o povo (13).
            Para fechar as brechas, levante-se e santifique sua família. “Não deis lugar ao diabo.” (Ef 4.27). O pecado não é domesticável.
            Josué se levantou, conduziu o povo à santificação e lutou novamente contra o mesmo inimigo e o venceu (8.1). Faça assim também e você vencerá!
            Não se encolha diante de uma batalha perdida. Hoje você pode ter perdido uma batalha, mas não a guerra, afinal, homens fortes chamados por Deus, são soldados de um exército destinado a vencer.
 
Que Deus o abençoe nos momentos de provação neste dia!
Pr. Wagner Saraiva