MÃE - UMA TEOLOGIA BÍBLICA

11/05/2012 07:19
"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias..." ( Provérbios 31:10)
            Quando falamos de teologia bíblica, nos referimos à visão global que a bíblia dá sobre determinado assunto. Qual é a visão materna que a bíblia nos dá?
 
            As mães devem ser honradas – esse é o tratamento que a bíblia ensina e exige para as mães. E honrar é respeitar; é tratar de modo digno e grato – isso é justo. A mãe que é tratada com o devido respeito se sente realizada e feliz com sua família.
            Este é um mandamento de Deus cujo cumprimento abençoa os próprios filhos, pois Ele se agrada de ver uma mãe sendo respeitada e bem tratada.
 
            As mães devem ser alegres – é Deus quem dá às mulheres o dom de serem alegres mães de filhos. É nosso desejo que todas as mães sejam repletas desse fruto do Espírito. Mesmo com muitas responsabilidades, mas sem perder a alegria. Sempre ocupadas com os filhos, mas sem perder a alegria.
            Filhos e maridos! Mães também precisam se divertir, descansar um pouco das tarefas domésticas, ter um convívio social em que possa relaxar e se alegrar.
 
            As mães devem ser sábias -  Deus ordena aos filhos que obedeçam, que ouçam suas mães. Daí a necessidade de que sejam sábias para edificarem suas casas com conselhos claros e encorajadores, também com palavras que se fixam na mente dos filhos e irão orientá-los em suas escolhas.
            O estilo de vida que vivemos tornou um dia de 24 horas pequeno para a nossa rotina. O mundo nos pressiona à direções opostas à vontade de Deus. Os valores invertidos do mundo gera complicações para a educação dos filhos.
            Mas, Deus é nossa fonte de sabedoria e dará às mães crentes, bons conselhos tanto para si, quanto para os filhos!
 
            As mães precisam entender a emancipação dos filhos – “...deixará o homem o seu pai e a sua mãe.” Calma! Deus não ordena que as mães sejam desamparadas pelos filhos, mas ensina que um novo casal construirá um novo núcleo familiar autônomo e responsável que dará continuidade ao processo de multiplicação da raça humana.
            Quem vai estar com você até que a morte os separe é o seu marido. Não se afastem (marido e mulher) em função dos filhos e você terá menos dificuldade de deixá-los seguir para a formação de uma nova família.
            Os filhos têm um lugar especial em nossas vidas, mas não é o lugar do cônjuge.
 
            As mães são modelo de fé – Timóteo teve a influência de sua avó e de sua mãe tanto para a sua salvação quanto para a sua vocação. A fé que havia nele, antes estava em sua avó e em sua mãe.
            Uma pesquisa feita nos EUA mostrou que o número de filhos que seguem a fé de seus pais evangélicos tem se tornado cada vez menor. É um dado preocupante.
 
Mães, invistam no crescimento espiritual dos seus filhos e netos!
Honra, alegria, sabedoria, preservação da aliança e fé. Essas são apenas algumas das virtudes associadas à visão bíblica das mães. O que nós também desejamos para todas as mães.
 
Que Deus as abençoe!
Pr Wagner Saraiva