MEMBROS DE UMA COMUNIDADE PERDIDA

08/08/2012 08:12
"Ele, porém, contrariado com estas palavras, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades." 
_______________________________________________________
(Mc 10:22)
Cada pessoa que entrega-se a Jesus Cristo de corpo e alma é adicionado ao reino dos céus.
Em outras palavras, encontra a salvação eterna à partir do momento presente. Apesar da alegria dos discípulos ao verem o poder de curar e expulsar demônios, o Senhor os exorta a se alegrarem em serem parte de uma comunidade de salvos.
Um dos maiores privilégios que o Senhor Jesus apontou para aqueles que o seguem está no fato de que tal decisão cria um vínculo eterno, uma vez que seu nome passa a estar "registrado no livro da vida" (Lc 10:20)
 
Porém, muitas pessoas que desejam o céu, não estão dispostas a pagarem o preço de alcançá-lo. "Ele, porém, contrariado com estas palavras, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades." (Mc 10:22), este jovem  queria saber o que fazer para obter a vida eterna.  E recebeu a resposta.
 
Nem sempre Deus nos responde conforme aquilo que esperamos. "contrariado", este foi o estado de insatisfação deste jovem. Quando Deus nos contraria, algo deve ser observado por nós.
Porque não gostei da resposta? Vale lembrar que toda vez que somos contraditados geralmente é pelo motivo de que nossa vontade é colocada de lado, para admitir ou se conformar com a vontade de outrem.
 
Cresce cada vez mais a comunidade dos perdidos. Não é difícil fazer a vontade de Deus, o difícil mesmo é deixar de fazer a nossa vontade para obedecer a Deus.
O jovem queria continuar levando a sua vida cômoda, próspera, desfrutando de tudo o que possuía e seguir a Jesus.
 
Este caminho é a tentação de todo mundo que deseja viver à luz do reino, não obstante esbarra-se no requisito básico do teste vocacional. - O que preciso deixar para ganhar o privilégio de fazer parte da comunidade dos salvos?  Posso citar alguns itens:
* Prostituição? (Atos 15:20)
* Status? (Mateus 4:8,9)
* Dinheiro? (Lucas 10:17-20)
* Falta de perdão? (Mateus 6:9-13)
* Orgulho? (Lucas 18:1-9)
* Outro?
 
"Eis que nós deixamos tudo e te seguimos..." (Lc 18:28) - Estas foram as palavras de Pedro, o apóstolo. A comunidade dos salvos, é composta por pessoas que deixaram tudo o que constituía impedimentos para servirem ao Senhor Jesus e a comunidade dos perdidos é basicamente composta de pessoas que se apegam ao que precisam deixar para seguir ao Senhor Jesus.
 
Basicamente três grupos constituem os objetos abandonados pelos salvos e apegos dos perdidos, os quais, são: As mentiras, os ídolos e as paixões.
Você não pode servir ao Senhor Jesus, preso a estas categorias de coisas, e no tocante a aqueles que um dia decidiram voltar atrás na decisão de deixar de seguir o bom Mestre, voltaram justamente para a prática dessas coisas. Mentiras, ídolos e paixões.
 
O grande obstáculo e impedimento deste jovem foi exatamente a "mentira", ou seja idéia fixa de que para ser feliz, ele precisava da segurança da riqueza, a qual tornou-se seu ídolo.
E quanto a você, qual é o seu grande impedimento para servir ao Senhor Jesus de todo o seu coração?
"Ele, porém, contrariado com estas palavras, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades." (Mc 10:22)
 
Membros de uma comunidade perdida tem suas características:
As palavras de Cristo não somente as desafia como também causam tristezas para elas. "Ficou contrariado". Sentimento de todos que se sentem desafiados a seguirem ao Senhor Jesus.
Não ha motivos para se contrariar. Jesus nunca vai te pedir para fazer  algo que não seja possível para você fazê-lo, se Ele não tiver a pretensão de lhe dar algo melhor do que aquilo que você estará abrindo mão, pelo fato de segui-lo.
 
Nunca se aproxima da comunidade dos salvos. "Retirou-se triste". Um contingente enorme de pessoas se encontram aborrecidos com a mensagem cristã em nossos dias, e defendem veementemente sua filosofia de vida, na tentativa de justificarem-se, pelo fato simples de estarem ofendidas com o desafio de Cristo, coisa ainda atualmente relevante e contemporâneo para a vida cristã.  
A tendência natural destes é se afastarem da palavra, da igreja pura, do relacionamento com cristãos sinceros, e da prática virtuosamente cristã.
 
Por último, como terceira característica daqueles que fazem parte da comunidade dos perdidos: A vida material e temporal tem maior peso em suas decisões. "Retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades"
É inevitável que não sejamos confrontados com o evangelho de Cristo quando buscamos vivê-lo. Cristianismo é um estilo de vida totalmente diferente dos padrões que experimentamos neste mundo. Daí a célebre frase do Senhor: "O meu reino não é deste mundo". (Luc 17:19).
Abrir mão dos valores deste tempo presente e voltar-se para o eterno e espiritual é uma decisão do coração em amar mais  a Deus do que a nós mesmos.
São exatamente nossos ídolos, mentiras e paixões que nos impedem, e estes estão em torno de nós, os quais nos levam a escolher um e rejeitar o outro. (Mateus 6:24).
Finalizando. Onde está o seu coração neste tempo? (Mt 6:21), onde ele estiver, vai definir qual a comunidade que você está arrolado como membro!
 
No amor de Cristo Jesus.
 
Pr. Paulo César