MENOS ENERGIA E MAIS TEMPO

18/04/2012 07:28
“E o Senhor lhe disse: Marta, Marta, estás ansiosa e preocupada com muitas coisas; mas uma só coisa lhe é necessária, e Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.”
________________________________________
(Lc 10:41,42).
A maioria das coisas que julgamos necessárias não são mais que tarefas que passam e se repetem em nossa vida.
Sêneca disse que “o homem reclama de que a vida é curta, mas a vive como se fosse eterno”. De fato, nos ocupamos com coisas fúteis e damos a elas a atenção que demanda parte de nossa essencial: o tempo que vivemos.
 
E assim, de tão obcecados pelas coisas acabamos perdendo o referencial de Deus como fonte absoluta de nosso suprimento físico, emocional, e espiritual. A resposta de Jesus para Marta, foi: “uma só coisa é necessária”.
Uma das maiores estratégias de Satanás é manter você sem acesso às palavras do Senhor. Maria escolheu a melhor parte. Parou para ouvir as boas novas do Senhor Jesus.
 
Podemos estar tão envolvidos na obra do Senhor, que é possível ficarmos sem tempo para ouvir o Senhor falar conosco. Isto acontece com a maioria dos cristãos. Não podemos negar que Marta não era discípula dele, ela, Maria e Lázaro sempre tinha a presença de Jesus em sua casa, no entanto, suas prioridades estavam erradas.
 
Saber fazer escolhas é fundamental para que tenhamos sucesso nesta vida, e principalmente no que tange ao nosso relacionamento com Deus. Maria tinha qualidades espirituais que são fundamentais para nós, no sentido de ensinar-nos o caminho da verdadeira adoração e do crescimento espiritual.
Ela foi atenciosa para com o Senhor Jesus. Sim, parou para dar-lhe atenção.o que significa que se importava com Ele. Somente quando valorizamos o que as pessoas fazem damos valor a elas. O texto diz que Maria “Sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra.” (v.39).
Se você não pára para ler a bíblia é pouco provável que estará dando atenção ao Senhor, se no dia de culto você troca por um programa de televisão, uma mesa de bar, ou uma passeada com os amigos, é pouco provável que estará dando atenção ao Senhor.
Maria, se assentou aos seus pés para ouvi-lo. Mas não somente isto ela fez, como também escolheu ou priorizou as coisas espirituais em detrimento do material. Raramente sabemos discernir o que é verdadeiramente bom, a tendência é sempre escolher o que agrada aos olhos, a boca e ao coração.
 
Ouvir as palavras de Jesus é a melhor coisa que alguém pode fazer. Suas palavras conferem sabedoria para quem ouve, direção para quem está perdido, e fé para conduzir à salvação eterna. Aliás “o homem não vive só de pão, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. (Mt 4:4), escolhas de caráter eterno sempre serão superiores àquelas de caráter material ou passageiro.
 
Maria escolheu assentar-se para ouvir. O mundo de hoje, passa correndo. As pessoas não tem tempo para nada, nem mesmo para si. Estão tão absorvidas que parar para comer torna-se uma interrupção no processo do dia –a –dia.
O que dizer então com relação ao diálogo com filhos, mulher, marido, ou o vizinho?
 
Abrir mão do tempo que tenho e deixar de investir no trabalho para investir em alguém, (como Jesus), ou em mim mesmo, é uma qualidade infinitamente superior a aquelas que produzem resultados materiais.
Salomão já dizia: “Se o machado estiver embotado, e não se lhe afia o corte, é preciso muita força, mas a sabedoria é proveitosa para levar ao sucesso.” (Eclesiastes 10:10).
 
Creio que era justamente nisto que Jesus estava louvando a Maria. Ela estava afiando o corte do machado das decisões. Tomamos decisões o tempo todo, a maioria das pessoas sofrem principalmente por escolhas erradas que tomam, e  pagam caro por isto.
O grande fator dos erros é a falta de tempo para aperfeiçoar o conhecimento e o entendimento do que é de fato necessário à vida.
 
O resultado do serviço não está na aplicação da força, mas sim, determinado pelo corte afiado do machado, e não na força do golpe. Sábia não é a pessoa que tem conhecimento, mas aquela que sabe utilizar bem o conhecimento que tem em benefício de si, ou do próximo.
Maria nos ensina que “ouvir Jesus” é aprender a gastar menos energia  e aproveitar melhor o tempo que temos naquilo que é verdadeiramente essencial para nossa felicidade eterna. Isto jamais nos será tirado!
 
Tenha um bom dia, e aproveite-o para “ouvir a voz de Deus na pessoa de seu filho”.
 
Pr. Paulo César