NÃO SEJA CAVALO, NEM TÃO POUCO, MULA!

20/06/2012 07:23
“Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem.”
_________________________________________________
(Salmo 32: 9)
Não se ofenda comigo, quem disse as palavras acima foi o próprio Deus, pela boca do salmista.
Não sei se você possui alguma vivência rural ou já teve a oportunidade de lidar diretamente com estes dois animais: O Cavalo e a Mula.
 
Apesar de pertencerem a uma mesma classe ou categoria de animais, eles são completamente distintos entre si.
O cavalo é conhecido por sua Força e Velocidade, mas, também por sua Precipitação. Quando um cavalo lhe rouba a rédea da montaria é difícil restabelecer o controle.
 
Lembro-me de um exemplar desta raça pertencente a um cunhado meu. Eu estava de férias na casa de meus pais e meu cunhado precisou viajar ás pressas e alguém tinha de ir com ele até a parada de ônibus, há cerca de 5 km de nossa casa.
Fui com ele na “garupa” e após ele pegar o transporte, montei no cavalo e até hoje eu não conseguir fazer aquele percurso de uma forma tão rápida, mesmo hoje já possuindo veiculo.
 
Bastou eu montar e o cavalo decidiu a velocidade que iria trotar durante aquele percurso e a única coisa que me restou foi lutar para permanecer em cima dele até chegar em casa, diante do olhar assustado dos moradores da região.
 
Já a mula destaca-se por sua capacidade para carregar cargas, afinal só sendo “Besta” para carregar tanto peso assim! Mas, quando ela “Empaca” não tem quem dê jeito.
Ela é por demais desconfiada e se suas orelhas se cruzarem, se prepare: você terá problemas pela frente, que nos diga isto, Balaão (Números 22: 21 -35). A mula pode apanhar muito e ainda assim, insistirá em não fazer o que desejamos.
 
E você que me acompanha neste texto, como tem agido no seu relacionamento com Deus? Quem está com as rédeas? Você tem parado de obedece-lo?
E para com as pessoas, você tem sido precipitado? Ou apesar das surras da vida, ainda assim se recusa a mudar de postura?
 
Você tem sido precipitado como o cavalo ou tem “empacado” como a mula? O desejo de Deus para a sua vida é que não seja nem um, nem tão pouco, o outro.
 
O desejo de Deus é que você seja guiado pelos olhos dele!
“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.” (Salmo 32: 8)
 
Do seu companheiro na busca dos olhos de Deus,
 
Pr. Eziquiel Bispo