NA TERRA DOS MORTOS III

29/05/2012 07:14
“Cuidado, fiquem de sobreaviso contra todo tipo de avareza (ganância); a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que possui”. ___________________________ 
(Lc 12:15)
Tudo aquilo que você não controla, controla você! – Há uma força intrínseca agindo no coração do homem que não consegue viver livre da segurança dos bens materiais. Naturalmente que Deus nos concede a oportunidade de prosperar por meio dos nossos esforços diante do trabalho.
Não obstante, Ele recomenda que estes jamais venham assumir o seu lugar no coração humano. Deus, e não as coisas, devem ser a primazia de todo o nosso contentamento.
 
A avareza, ou ganância, não somente é um ato de idolatria ao dinheiro (Efésios 5:5), como também uma estratégia maligna que conduz o homem ao caminho da terra dos mortos. (inferno).
“Cuidado, fiquem de sobreaviso contra todo tipo de avareza (ganância); a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que possui”... “Mas, Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?, assim, é para com aquele que é rico neste mundo, mas não é rico para com Deus”(Lc 12:15, 20,21)
 
O que acontece com quem não é rico para com Deus neste mundo?
Quem não é rico para com Deus, vive guiado pela segurança das riquezas. Ao construir celeiros maiores ainda, este homem demonstrou que depositava a sua confiança nas riquezas, em seus bens estocados, em vez de confiar sua segurança na provisão de Deus.
Paulo recomenda: “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento;” (I Tm 6:17).
As riquezas são instáveis! – Países hoje que outrora foram ricos, estão vivendo em grandes crises, Olhe para o EUA. Em contrapartida, um país como o Brasil, considerado país de 3º mundo, hoje é uma das grandes economias mundiais e sinônimo de estabilidade financeira.
 
Quem não é rico para com Deus, acaba caindo em grandes ciladas. “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.” (I Tm 6:9)
A ambição leva o homem a ser vítima dos seus próprios desejos desenfreados. Negócios escusos e perniciosos como disse Paulo.
Quem não é rico para com Deus, acaba sendo habitante da terra dos mortos. “Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado, para quem será?”. Este homem gastou sua vida tentando preparar um pé de meia para garantir uma aposentadoria vitalícia, e conseguiu. Só que não teve tempo para desfrutar dela.
Quem não se prepara para garantir sua eternidade, recebe como recompensa as migalhas do tempo presente.
Viver a vida sem ter tempo para Deus, neste mundo, é perder tempo enquanto existe.
Precisamos aprender a construir famílias e não casas. 
Precisamos aprender a amar pessoas e não coisas. Este homem poderia ser generoso para com os pobres do seu tempo, mas não foi. Perdeu a grande oportunidade de sua vida. A bíblia diz: “17  Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, ... que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;” ( I Tm 6:17,18)
Precisamos aprender a armazenar “boas obras” diante de Deus e não grandes obras na terra. “ Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, ... que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.” ( I Tm 6:17,19)
 
Quem não é rico para com Deus nesta terra, será na terra dos mortos, pobre, miserável e sedento pela verdadeira vida. “Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.” (Lc 16:22-24).
Seja rico para com Deus hoje, e viverá em segurança! - Aqui, e ... na eternidade.
 
No amor de Cristo,
 
Pr. Paulo César