NA TERRA DOS MORTOS I

22/05/2012 07:20
“Cuidado, fiquem de sobreaviso contra todo tipo de avareza (ganância); a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que possui”.
___________________________________
(Lc 12:15)
Os males que existem fora de nós, não são tão perigosos quanto os males que existem dentro de nós. O Senhor Jesus adverte quanto aos riscos que corremos por nos submetermos ao espírito da avareza.
 
O que é AVAREZA?“Cobiça, ganância em possuir mais do que se já tem,  extremo amor por dinheiro, idolatria”
Jesus dá uma advertência com duplo alvo: Tanto aos que tem muito, quanto aos que tem pouco.  
O maior  medo do rico é ficar pobre um dia e passar por necessidade, e o maior medo do pobre é não ter com o que se sustentar amanhã”.
A Bíblia por inteiro, nos exorta a cuidar das coisas importantes para nossa vida, mas muito mais em priorizar aquelas que são essenciais para vivermos no mundo dos vivos, e não dos mortos.
 
Cumpre ao cristão priorizar as verdadeiras riquezas. Uma das respostas que Jesus deu à aqueles que queriam segui-lo, mas precisavam cuidar de alguns sentimentos paternos e familiares, foi “segue-me: deixa os mortos sepultarem seus próprios mortos”. (Mt 8:22)
 
PORQUE DEVEMOS VIGIAR E EVITAR QUE SEJAMOS VITIMAS DA AVAREZA?
Porque ELA é um sinal apocalíptico:  Uma das previsões bíblicas para os últimos dias tem a ver com o crescimento assustador das  pessoas com relação à avareza: “Saiba porém isto: Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis, os homens serão egoístas, avarentos... “ (II Tm 3:1,2)
 
Porque os Avarentos, ou gananciosos não entrarão no reino de Deus: “Vocês podem estar certos disso: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é IDÓLATRA, tem herança no reino de Cristo e de Deus.” (Efésios 5:5)
 
Porque a Avareza, é a raiz de todos os males: Segundo o apóstolo Paulo é maléfica e como uma doença contagiosa. “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. (I Tm 6:10)
 
Porque ELA é uma armadilha:  “Ora os que querem ficar ricos cairão em muitas ciladas”
 
Porque ELA engana: “Diga aos ricos deste mundo que não coloquem a sua esperança na incerteza das riquezas”. ( I Tm 6:17 )
 
Porque ELA nunca será suficiente para satisfazer o homem: “Quem ama o dinheiro jamais se fartará dele...” (Ecl. 5:10)
 
E por fim, Ela leva à morte: “Mas, Deus lhe disse: Louco, nesta noite te pedirão a tua alma, o que tens preparado, para quem será?” (Lc 12:20)
 
De que vale a vida neste mundo, se a gastamos na tentativa de construir uma segurança terrena e temporária, e após o ultimo fôlego de vida, nada pudermos levar?
 
Cuidado? Muitos cristãos demonstram hoje a mesma atitude com relação às finanças e as riquezas materiais. E poderão morrer por causa disso! 
Lucas registra uma ilustração de Jesus quanto a um homem que viveu preso ao espírito da avareza, e conta o final de sua vida terrena e o seu triste destino: “Morreu o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, ergueu os olhos e viu de longe Abraão, e Lázaro junto dele”. (Lc 16:22,23). Este ganhou o mundo e perdeu sua alma!
 
Não existe vida fora da presença de Deus. Nem neste mundo, nem no mundo vindouro. Satanás fará de tudo para capturar sua alma, por isto, vigiai!  O homem rico da parábola citada por Jesus, era alguém que não precisava morrer da forma que morreu, e nem viver a eternidade num mundo habitado por mortos.
 
Que nesta reflexão, Deus possa iluminar sua mente e seu coração para entender o verdadeiro sentido da vida. Entender  o valor das verdadeiras riquezas, e a entender que quem não tem tempo para Deus neste mundo, vive perdendo tempo e está investindo numa morada eterna na terra dos mortos.
“Mas Deus lhe disse: Louco, nesta noite te pedirão a tua alma, o que tens preparado, para quem será?. Assim acontece com todo aquele que é rico neste mundo, mas não é rico para com Deus”. (Lc 12:20,21).
 
Pare agora, o que estiver fazendo, e ore a Deus entregando a Ele, o seu dia de hoje! - É prudente e sensato. (Tg 4:13-17).
No amor de Cristo, eterno e misericordioso para com aqueles que se arrependem.
 
Pr. Paulo César

continua...