O SEGREDO DA ORAÇÃO EFICAZ

01/03/2012 07:25
 
“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.”

__________________________________________________

(Mateus 6:7)
Certo dia, os discípulos de Jesus ficaram maravilhados com a maneira como Ele orava.  Um deles, imediatamente, pediu-lhe que os ensinasse a orar, assim como João Batista havia ensinado aos seus discípulos. (Lucas 11:1)
A oração só deve ser feita se for para ter sucesso.
Orar de modo correto é o que fará a oração ser vitoriosa. Orar por orar não produz nenhum resultado. Assim, ela precisa estar fundamentada nos princípios corretos.  “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.” (Mateus 6:7)
Este artigo versa sobre a fórmula que leva a uma oração eficaz!
Oração eficaz, é aquela que reverte a situação considerada impossível. A bíblia diz que “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu.” (Tiago 5:17)
É na Palavra de Deus que vamos encontrar a resposta para o fato de uns orarem e obterem o que desejam, enquanto outros oram e não conseguem resposta alguma.
 
Os heróis da fé conheciam os princípios da oração eficaz: Por meio dela venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da  fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.
 
Para o cristão a oração deve ser uma das coisas mais importantes da sua vida.  Ela é o maior recurso à sua disposição nos momentos difíceis; aquele que serve a Deus, jamais deve deixar de abrir mão dela.
Quando os discípulos de Jesus viram que Ele obtinha sucesso em todas as suas orações, chegaram-se a Ele, e Lhe pediram que os ensinasse a orar.
 
Certamente que existe uma maneira correta de fazer aquilo que Deus considera como oração.
Os grandes homens de Deus do  antigo testamento e até do novo, conheciam os princípios de uma oração eficaz, e por fazê-la, experimentaram o poder de Deus. E você, já sabe fazer a oração que move a mão do Senhor e faz com que o poder celestial opere em seu favor?
Não queremos aqui apresentar “os tipos de orações”, mas a fórmula da oração que devemos fazer para vencermos os males e os desafios.
Existe tal fórmula? Sim. No livro de Isaías 1: 18-20, está escrito como devemos nos apresentar ao Senhor em oração a fim de alcançarmos a resposta, assim:
 
APROXIME-SE DE SUA PRESENÇA. “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR;”    – Quando oramos, estamos entrando na presença do Senhor. E não podemos fazê-lo de qualquer jeito.
Não obstante, é importante salientar que Deus nos convida a dialogar com Ele.  A oração não   pode ser um monólogo; ou seja, só você quem fala.
 
Ele diz: ““Vinde, pois, e arrazoemos”.
Arrazoar é : Argumentar, mostrar que está certo, convencer... apresentar suas razões.
Ter a convicção de quem é você diante do Pai, do que você quer e porque está ali é importante para que obtenha sua atenção.  Muito embora Ele já sabe o que  está em seu coração antes mesmo de você abrir a sua boca, Ele quer ouvir dos seus lábios.
 
A oração tem o poder de mudar o mundo; as circunstâncias e o destino das pessoas, mas, acima de tudo, quando oramos, ela muda principalmente o nosso coração!
“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51:17)
 
APRESENTE SUAS RAZÕES.
“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR;”    
Para arrazoar com Deus, em oração, precisamos estar desligados das coisas materiais que nos cercam.
Muitas vezes, estamos tão rodeados pelos problemas que não conseguimos nos concentrar, e a nossa oração fica vazia e destituída de fé, poder e  autoridade e, por conseguinte, não recebemos o que pedimos ou declaramos acreditar. Daí a necessidade de um “coração compungido e contrito”.
 
Um belo exemplo de argumentação com Deus é o do rei Ezequias. Ele quando recebeu a notícia do profeta de que iria morrer; não conformado e ainda deitado em seu leito “virou  o rosto para a parede e orou ao SENHOR, dizendo: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo.” (II Reis 20:2-6)
Ele argumentou com Deus, baseado em sua vida. E o Senhor ouviu sua oração. Devemos lembrar a Deus não porque Ele seja esquecido, mas para apresentar nossos argumentos a favor do propósito de nossa oração.
 
Quais são seus argumentos quando você ora?
Há pessoas que por terem cometido ou permanecerem no pecado, não podem argumentar com Deus em oração, o que as impede de serem abençoadas.
Aproxime-se do Senhor, com um coração limpo, e se preciso for; também... arrependido, e Ele “não te desprezará”  Argumente com Deus e Ele te ouvirá!
Pr. Paulo César