O CAMINHO DA MUDANÇA

23/04/2012 06:55
“Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens, e veio contra ela um grande rei, e a cercou e levantou contra ela grandes baluartes. E encontrou-se nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem.”
__________________________________
(Ec. 9:14,15)
Permanecer como está é pior do que empreitar esforços para mudar. A verdade é que a tendência de todos nós é resistir às mudanças, ainda que estas sejam um caminho melhor para alcançar os resultados que beneficiarão nossas vidas. Assim, mudar é melhor.
Aprecio a palavra de Deus porque ela é rica demais me dar lições de vida e para a vida. Afinal como espelho da alma, ela reflete o intimo do homem. E o conduz ao entendimento da realidade que vive apontando-lhe uma nova direção a ser seguida.
 
Você não precisa ficar preocupado com as circunstâncias quando estas não lhe forem favoráveis, basta apanhar o mapa da sabedoria de Deus e consultá-lo. E se não souber fazer isto, “peça-a a Deus que a todos dá liberalmente, e não cobra nada”. (Tg 1:5)
 
Mudanças têm o poder de trazer grandes realizações. Quem inventou a roda e o computador, revolucionou o mundo. Estas para acontecerem não dependem de muitos homens, nem de muitos esforços, tampouco da intelectualidade da nobreza.
O texto acima nos fala de uma pequena cidade sitiada pelo inimigo. Uma cidade de poucos homens, pouca força, e vitima da sanha dos maiores. Tinha tudo para ser destruída, mas não foi. Havia nela um homem pobre, mas sábio.
 
Creio que é melhor ser pobre e sábio, do que rico e tolo.
“Porquanto a sabedoria é mais excelente do que rubis, e tudo o que se pode desejar, não se compara a ela” (Pv. 8:11).
O sucesso na vida de uma pessoa não depende do seu status social. Foi o pobre e não o rei ou os ricos desta cidade quem promoveu o seu livramento. Vejo pessoas sofrendo diante das circunstâncias porque não conseguem enxergar além do problema.
Diante dele murmuram, reclamam, lastimam, desanimam, choram, culpam o governo, o estado, o prefeito, o  vizinho  e até o cachorro. O que importa diante dos problemas, não é o que acontece com você, mas como você reage diante do que acontece a você!
 
O inimigo sempre vai se levantar contra você e tentar sitiar sua vida. No entanto, desistir é um imperativo somente para aqueles que não têm a sabedoria de Deus. O sucesso é a opção em não desistir e o fracasso é a opção de desistir cedo demais. Talvez o rei  e os homens da cidade sitiada tenham pensado em se renderem, mas foi o “pobre sábio” quem levou a solução.
 
Colocar obstáculos em torno de sua vida, é a grande tarefa do diabo. Afinal, “ele veio para matar, roubar e destruir” (João 10:10), porém, os obstáculos, os problemas, a adversidade jamais constituirão dificuldades para quem acredita que Deus já lhe concedeu sabedoria para vencer. Problemas não são problemas, mas uma oportunidade de crescimento e libertação. Sua atitude em relação ao problema pode ser maior que o problema em si, e um novo problema para você. Basta um olhar negativo, cético e incrédulo.
 
Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar o contexto do lugar onde estamos. O problema não se encontra lá fora dos muros, mas do lado de dentro. Apesar de serem poucos os homens, a solução estava lá nas mãos de um homem pobre. Talvez o problema que sua casa, família passa, ou cidade, esteja em suas mãos, já pensou nisso?
 
O caminho da mudança passa pelas mãos de poucas pessoas, mas beneficiam muita gente. Ainda que não seja reconhecido, faça o melhor que puder onde você estiver. Se alguém não se lembrar de você, saiba com certeza de que Deus se lembrará, e quem sabe, algumas centenas de anos depois, aquilo que você fez um dia venha ser lembrado em alguma pequena cidade como “um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria.”
 
No amor de Cristo,
Pr. Paulo César